Home EspeciaisDiretores Especial | Robert Bresson

Especial | Robert Bresson

Um dos maiores mestres da Sétima Arte.

por Kevin Rick
241 views (a partir de agosto de 2020)

Robert Bresson nasceu em Bromont-Lamothe, Puy-de-Dôme, França, em 25 de setembro de 1901, e morreu em Paris, França, em 18 de dezembro de 1999, aos 98 anos de idade. O artista francês começou sua carreira como pintor e posteriormente fotógrafo antes de se tornar cineasta. Bresson também foi prisioneiro por mais de um ano em um campo de concentração alemão, durante a Segunda Guerra Mundial, período encarcerado que serviu de inspiração para seu filme Um Condenado à Morte Escapou.

O cineasta começou sua carreira com o curta Les affaires publiques (1934), e então seguiu na cadeira de diretor por quase cinco décadas, tendo produzido treze longas-metragens. Amplamente conhecido por seus temas religiosos e espirituais, estilo ascético, direção cadenciada, falta de diálogos e abordagem extremamente formal, assim como narrativas existencialistas e finais catárticos, Bresson usava sua arte para contar histórias trágicas e reflexivas, se tornando um precursor dos filmes minimalistas. Especialmente no meio de estudiosos, críticos cinematográficos e teóricos do Cinema, como André Bazin, o cineasta francês é exaltado por seu estilo único e inovador, tendo sido o principal influenciador do movimento da Nouvelle Vague. O presente Especial reúne todos os longas-metragens que Bresson dirigiu. E aí, quantos e quais filmes dele você já viu? Quais os que mais gostou? Quais os que não te agradaram de jeito nenhum? Deixe seu comentário ao final da postagem!


Anjos do Pecado

Les Anges du péché

1943

As Damas do Bois de Boulogne

Les Dames du Bois de Boulogne

1945

Diário de um Pároco de Aldeia

Journal d’un curé de campagne

1951

Um Condenado à Morte Escapou

Un condamné à mort s’est échappé ou Le vent souffle où il veut

1956

O Batedor de Carteiras (1959)

Pickpocket

1959

O Processo de Joana d’Arc

Procès de Jeanne d’Arc

1962

A Grande Testemunha (1966)

Au Hasard Balthazar

1966

 Mouchette, a Virgem Possuída

 Mouchette

1967

Uma Mulher Delicada

Une femme douce

1969

 Quatro Noites de um Sonhador

Quatre nuits d’un rêveur

1971

Lancelot do Lago

Lancelot of the Lake

1974

O Diabo, Provavelmente

Le Diable probablement

1977

O Dinheiro

L’Argent

1983

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais