Home EspeciaisDiretores Especial | Satoshi Kon

Especial | Satoshi Kon

por Kevin Rick
254 views (a partir de agosto de 2020)

Satoshi Kon nasceu em Sapporo, Hokkaido, Japão, em 12 de outubro de 1963. Iniciou sua carreira artística como mangaká e posteriormente como animador e roteirista de alguns filmes de autoria de outros diretores, como Mamoru Oshii e Katsuhiro Otomo. Em 1997, Satoshi viria a explodir no cenário cinematográfico com Perfect Blue, sua primeira parceria de muitos anos com o estúdio de animação japonês Madhouse.

Após 4 longas-metragens e uma minissérie, além de alguns trabalhos como mangaká, Satoshi Kon infelizmente descobriu ter câncer pancreático, e sua saúde se deteriorou em poucos meses, falecendo em 24 de agosto de 2010, com apenas 46 anos de idade. É triste imaginar quanto o artista japonês ainda tinha para conquistar, realizar e viver, até mesmo deixando um filme incompleto chamado Dreaming Machine – o nome já entrega o estilo do cineasta -, mas seu legado como artista, gênio e humano fica sedimentado nas suas obras desafiadoras e complexas.

Fica aqui uma pequena homenagem do Plano Crítico em forma de um Especial para debater o profundo trabalho artístico de um grande cineasta. Vocês encontrarão abaixo textos para todas as películas da sua filmografia, assim como suas criações além do Cinema, na televisão e na Nona Arte.  E então, o que acham dos filmes do Satoshi Kon? Já viram todos? Chegaram a ver seu trabalho na telinha e/ou como mangaká? Deixem seus comentários ao final da postagem!


Perfect Blue

パーフェクトブルー, Pāfekuto Burū

1997

Atriz Milenar

千年女優, Sennen Joyū

2001

Padrinhos de Tóquio

東京ゴッドファーザーズ, Tōkyō Goddofāzāzu

2003

Paprika

パプリカ, Papurika

2006

Paranoia Agent

妄想代理人, Mōsō Dairinin

2004

Opus

Opus

1995-1996

 

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais