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Crítica | Final Fantasy III

por Guilherme Coral
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estrelas 2,5

A terceira entrada da famosa franquia de RPG foi lançada no Japão em 1990 para o Famicon. Apesar de seu grande sucesso Final Fantasy III somente foi lançado em 2006 no Ocidente para o Nintendo DS, com gráficos em 3D e um remodelado sistema. Essa crítica, portanto, foi feita baseada no game para o portátil da Nintendo.

FFIII faz uma mescla dos elementos de seus antecessores. Ele abandona o sistema de progressão introduzido em FFII e volta aos níveis (Levels) e às classes (Jobs) de FFI. A diferença do sistema de Jobs do primeiro game para este é que agora é possível trocar o de cada personagem ao longo do jogo. A classe inicial é chamada de freelancer.

Começamos o jogo com Luneth, um órfão que acaba caindo em um buraco na terra e se vê em uma caverna. Nessa caverna ele descobre um cristal que transmite a ele seu destino: junto de mais três guerreiros da luz (que ele deve encontrar), deve restaurar a luz ao mundo. Como podemos ver voltamos à semelhança do primeiro jogo em questão de trama, abandonando o roteiro mais maduro (ainda que cliché) do segundo game.

Vamos fazer o que um cristal manda e arriscar as nossas vidas!

Vamos fazer o que um cristal manda e arriscar as nossas vidas!

Dessa forma, assim que Luneth encontra os outros três guerreiros, parte em sua jornada. Estamos falando de um game lançado em 1990, as próprias capacidades do console na época não permitiam uma história muito intricada, mas devo tecer críticas à facilidade com que os jovens aceitam ao destino imposto pelo Cristal.

As missões funcionam como nos antecessores: conversamos com os moradores das cidades que nos passam informações que devemos seguir para a progressão do jogo. Nesse ponto, FFIII se assemelha mais ao primeiro game, ao ponto que não possui um objetivo principal já traçado (em FFII esse é acabar com o Império).

A melhor inovação do game é o novo sistema de Jobs. Ao podermos mudar a qualquer momento a classe do personagem, o jogo ganha uma grande dinâmica, possibilitando centenas de configurações de equipes possíveis. Como em FFI, cada classe possui um nível mais avançado, que por sua vez permite a utilização de armas, magias e armaduras melhores.

Esse sistema, contudo, não é ausente de falhas, caindo na mesma de FFII. Cada classe precisa ser treinada individualmente, o que pede um alto grau de grinding. Os jogadores com menos paciência irão se ater a um job por personagem o jogo inteiro. Felizmente nas versões para IOS e Android isso foi diminuído, mas ainda está presente.

Dois elementos novos foram introduzidos em FFIII: as criaturas invocadas (summons) que se tornam uma característica da série; o comando jump e steal, característicos das classes dragoon (cavaleiro de dragão) e thief (ladrão) respectivamente. Além desses temos o retorno dos Chocobos e de um personagem chamado Cid, que nesse (e em todos os jogos da série) é um especialista em aeronaves.

Em questão de dificuldade, ele não se diferencia muito de seus antecessores. Contém lutas com certo grau de desafio, mas nada exagerado, contanto que não se corra com o jogo (grinding é necessário, lembra?). A famosa e muitas vezes irritante penalidade por cair em luta se mantém e irá continuar na maioria dos games da franquia, portanto se sua equipe perder: game over seguido de tela inicial para carregar seu último arquivo salvo.

As batalhas ainda se dão em turnos estáticos, com a mecânica igual dos jogos anteriores. A constância dos encontros diminuiu nas versões mais recentes, melhorando a dinâmica da exploração do mapa. Ainda assim, para os veteranos da franquia, uma renovação era bem vinda.

Novos gráficos, velho sistema

Novos gráficos, velho sistema

Os controles são os mesmos apresentados nos games anteriores. Devo, contudo, colocar em foco a jogabilidade das versões de IOS e Android. A tela de toque se encaixa perfeitamente no game, tanto nas batalhas quanto fora dela. Para controlarmos o personagem basta encostar em qualquer ponto da tela que um joystick virtual irá aparecer. Devo dizer que estas são as melhores versões atuais do game.

Novamente temos Nobuo Uematsu compondo a música do game com ótimas melodias que se encaixam perfeitamente na obra. Não existem, porém, faixas tão icônicas quanto em FFI e FFII.

Final Fantasy III ofereceu pouco grau de inovação para a franquia, se mantendo no lugar comum. Ainda que ofereça um sistema renovado de classes, conta com muitos dos defeitos de seus antecessores. Sua história é simples demais o que torna esse um jogo menos atrativo que Final Fantasy II. Dos três iniciais é o menos marcante.

Final Fantasy III
Desenvolvedora:
 Square
Lançamento: 27 de Abril de 1990 (Japão), 14 de Novembro de 2006 (EUA)
Gênero: Rpg de Turnos
Disponível para: NES, PSP, NDS, IOS, Android, Kindle Fire, Ouya.

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