Home Colunas Lista | Agents of S.H.I.E.L.D. – As Temporadas Ranqueadas

Lista | Agents of S.H.I.E.L.D. – As Temporadas Ranqueadas

por Ritter Fan
3897 views (a partir de agosto de 2020)

Depois de seis anos abordando Agents of S.H.I.E.L.D. por episódio (a 1ª Temporada a crítica foi só do primeiro episódio e, depois da temporada como um todo), de trazer uma análise separada da 7ª temporada e de fazer o ranking dos 13 episódios do derradeiro ano, chegou a hora de ranquear as sete temporadas da série. Apesar de serem relativamente poucas temporadas, o trabalho não foi fácil, pois, depois de uma determinada altura, AoS passou a gozar de uma uniformidade qualitativa muito grande, pelo que acabei sendo forçado a usar outros fatores para me ajudar na decisão e que estão explicados nas respectivas justificativas. Além disso, até mesmo as piores temporadas da série não foram horrores completos.

Mas o mais importante é a participação de vocês! Quero saber não só se concordam ou discordam de mim, como também quero ler as listas de vocês! Vamos lá, lutem contra a tristeza de ver essa série acabar e lembrem-se da sensação maravilhosa que foi ver a forma como ela acabou!

Eis a lista (cliquem nas temporadas para acessar as respectivas críticas):

7º Lugar:
Sexta Temporada

Pensei muito sobre que temporada ficaria nessa posição, se a Primeira ou a Sexta. O que me levou à decisão foi um raciocínio pragmático dividido em dois argumentos: (1) temporadas com menos episódios têm a obrigação de serem melhores que temporadas com mais episódios e (2) considerando a constante reinvenção por que a série passou, chegar na Sexta Temporada apresentando algo destoante – para  o negativo – do que veio imediatamente antes é um problema maior do que se isso acontecer na Primeira Temporada.

Afinal, pensem comigo: primeiras temporadas de séries de 20 e tantos episódios de TV aberta existem para testar as águas, para saber o que dá certo e o que dá errado. Há muito mais espaço para equívocos no início do que no fim. A Sexta Temporada, que tinha tudo para ser sensacional considerando que ela e a Sétima foram aprovadas para produção ao mesmo tempo, dando tempo para um planejamento perfeito, inventou morceguinhos vampiros espacias, uma vilã que parece uma Polly Pocket e uma versão badass do querido Coulson que é meio WTF? se pararmos para pensar bem…

Portanto, cá está a temporada em seu devido último lugar.

Melhor episódio: Inescapable. Mas a temporada não teve nenhum episódio daqueles que o espectador para e pensa algo como “que coisa espetacular, sem falhas”.

6º Lugar:
Primeira Temporada

Essa foi a temporada que fez metade do mundo virar o rosto para a série, metade essa que, com honrosas exceções, continua de cara fechada para ela até hoje. A perda é todinha deles!

Além das considerações que fiz acima em relação ao último lugar, temos que ter em mente que essa temporada, a partir especificamente do episódio 1X17, Turn, Turn, Turn, mudou o jogo completamente e passou a paralelizar as ações vistas em Capitão América: O Soldado Invernal, fazendo muitas cabeças explodirem e, ao mesmo tempo, ironicamente, abrindo espaço para sua quase que completa dissociação do UCM que viria em razão de problemas internos entre Marvel TV e Marvel Studios, o que, para muita gente – mas não para mim! – foi desapontador.

Melhor episódio: Turn, Turn, Turn. Não tem nem conversa!

5º Lugar:
Segunda Temporada

Diria, com bastante tranquilidade, que as Segunda e Terceira temporadas poderiam trocar de lugar aqui nessa lista sem muito problema. Mas vejo a Segunda ainda como o primeiro passo de maturidade para a série, ainda talvez muito conectada com o UCM e sem uma pegada completamente própria, inclusive sem abrir espaço para Skye, mesmo que sua transformação tenha se dado aqui. Claro, o uso de Ward como vilão deu peso à narrativa, assim como a “outra S.H.I.E.L.D.”, mas faltou aquele algo mais mesmo que o conjunto geral tenha sido ótimo, com a introdução de Mack, Bobbi e Hunter e, claro, Calvin Zabo.

Melhor episódio: The Dirty Half Dozen. Foi com esse episódio que a série mostrou de vez que sabia fazer sequências de ação como ninguém.

4º Lugar:
Terceira Temporada

Os comentários que fiz sobre o 3º lugar cabem aqui, claro. Mas essa temporada complicou bastante as coisas com a introdução efetiva dos inumanos, toda a resolução da conexão filha-pai-mãe de Daisy e preparou todo o tabuleiro para a sensacional Quarta Temporada.

Melhor episódio: 4,722 Hours. Não aceito chiadeiras. É fato comprovado cientificamente!

3º Lugar:
Quinta Temporada

O fim da série que acabou não sendo o fim, mas que foi bom demais da mesma forma! Viagem para o futuro, linhas temporais divergentes, loop temporal que precisa ser quebrado, introdução do Farol, introdução de Deke neto da entidade FitzSimmons, introdução de Enoch, reintrodução dos Krees, teve de tudo aqui. O que pesou contra foi a Beiçuda (nem sei mais o nome dela) como uma das vilãs e Casius como o vilão Kree que é a versão sem graça de Cômodo, de Gladiador.

Devo dizer que o risco assumido nessa temporada foi grande e, mesmo que ela nem sempre tenha sido uniforme em termos de qualidade, conseguiu encerrar de forma mais do que satisfatória o que podemos chamar de primeiro ciclo da série. Uma baita despedida que ganhou duas codas.

Melhor episódio: The Devil Complex. Difícil de decidir demais, mas a volta do Dr. Leopold merece estar aqui em destaque!

2º Lugar:
Sétima Temporada

Eu aceito perfeitamente quem vier aqui para dizer que a última temporada não é a segunda melhor da série nem a pau. Eu aceito e entendo. Mas meu raciocínio foi o seguinte: últimas temporadas são notoriamente dificílimas de se fazer de maneira a satisfazer o público fiel que acompanha a série. Quantas últimas temporadas por aí – especialmente de séries de TV aberta americana – são realmente boas. E quantas são sensacionais? Deve dar para contar nos dedos. E a questão é agravada pelo fato de que Agents of S.H.I.E.L.D. sempre foi uma séria sabotada de todos os lados.

Portanto, há muito – MAS MUITO – mérito no que os showrunners fizeram aqui, não só criando uma verdadeira homenagem a tudo o que veio antes e, de quebra, também a gêneros cinematográficos, estilos de décadas e a questões histórico-sócio-políticas, como eles entregaram finais intocáveis para cada um dos nossos queridos agentes. Não há muitas séries por aí que podem dizer o mesmo, temos que convir, não é mesmo?

Melhor episódio: As I Have Always Been. Elizabeth Henstridge matou a pau em sua estreia na cadeira de diretora!

1º Lugar:
Quarta Temporada

Não foi fácil coroar a Quarta Temporada. O que realmente pesou aqui foi (1) a espetacular divisão em três arcos bem definidos que ganharam até títulos próprios, (2) a introdução do Motorista Fantasma, (3) a introdução da LMD Aida que evoluiu para Aida 2.0 e Madame Hidra (dentre outras), uma ameaça incrível para nossos heróis, (4) a introdução do universo virtual Framework e (5) a introdução do genocida Dr. Leopold, o Lado Sombrio de nosso querido Fitz. E ainda teve o drama inacreditavelmente forte sobre a filha de Mack, só para não deixar o grandalhão de bom coração de fora.

Diria até mais. Essa temporada é uma temporada modelo de como lidar com temporadas de mais 20 episódios. Nada de ficar esticando indefinidamente as histórias, nada de enrolar com fillers intermináveis. A divisão em arcos claros, com começo, meio e fim, mas que, ao mesmo tempo, conversam uns com os outros foi uma decisão sábia e muito bem trabalhada pelos showrunners. Chega até a dar tristeza que todas as temporadas não foram assim…

Melhor episódio: Self Control. Mas foi muito difícil decidir. Essa temporada é cheia de episódios incríveis!

Você Também pode curtir

81 comentários

Gabriel Cabral 3 de outubro de 2020 - 15:29

Ritter, considerando uma utopia em que filmes e séries de super heróis não tem preconceito pelas Academias, na época, pela quarta temporada, a Mallory Jansen, como Aida/Madame Hidra ou o Iain De Caestecker, como Fitz/Leopold, mereciam uma indicação ao Emmy daquele ano? Ou já seria algo demais?

Responder
planocritico 4 de outubro de 2020 - 13:46

Essa é uma pergunta complicada mesmo. Diria que, nessa sua utopia, Jansen merecia pelo menos a indicação e De Caestecker e também Henstridge mereciam ganhar em algum momento da série como um todo.

Abs,
Ritter.

Responder
Gabriel Cabral 4 de outubro de 2020 - 13:48

Na época, em meio aos fãs, se falava muito que a Jansen merecia uma indicação. Mas como bem sabemos, uma série de super-herói com 23 episódios da tv aberta ser indicada ao Emmy seria algo beeeeem difícil.
Mas por mim os três teriam levado também, nem que fosse uma indicação.

Responder
planocritico 4 de outubro de 2020 - 22:53

Ela foi, sem dúvida, uma das melhores atrizes da série e A MELHOR vilã. Não tem nem como começar a discutir o contrário, na minha perspectiva. Mas, se fosse para dar um prêmio desses, eu daria para alguém do elenco fixo, daí eu ter dito que o De Caestecker e a Henstridge deveriam ter levado a premiação e Jansen “apenas” concorrido.

Abs,
Ritter.

Responder
Gabriel Cabral 6 de outubro de 2020 - 22:18

Justo, Ritter. Uma premiação para o elenco fixo seria um símbolo de todo um bom trabalho, não só daquela temporada em específico.
E quanto a Aida, vou além. Não só é a MELHOR vilã da série, como é uma dos melhores de todo o MCU.

planocritico 6 de outubro de 2020 - 22:20

Sim, tem razão. Preciso me corrigir: Aida é sim uma das melhores vilões do MCU inteiro. Lá no top 3, eu diria…

Abs,
Ritter.

Gabriel Cabral 7 de outubro de 2020 - 08:28

O meu top 3 seria Thanos, Wilson Fisk e Aida. Estamos em sincronia?

planocritico 7 de outubro de 2020 - 17:50

Em relação a Wilson Fisk e Aida, com certeza absoluta. Thanos é muito bacana, mas eu também gosto muito do Loki, do Caveira Vermelha, do Soldado Invernal (como vilão, claro) e, rufem os tambores, do Mandarim falso do Ben Kingsley!

Abs,
Ritter.

Gabriel Cabral 7 de outubro de 2020 - 21:33

Fisk e Aida são claramente acima da média. Considerando um top 4, eu incluiria o Killgrave.
Thanos é o que tem mais espaço, praticamente um filme só pra ele. E ele ganha!
Pensei no Loki também, mas com o tempo ele acabou virando anti-herói né. O Caveira vou confessar que já tem um tempo que não vejo o filme, mas ele é um bom personagem sim. O Soldado Invernal é muito bom também, apesar de não ser um vilão na essência, aquele tipo “o mal encarnado”.
Agora, o Mandarim, Ritter? hahahahaha. O Mandarim é muito contraditório pra mim. Eu ao mesmo tempo gosto do plot twist e do personagem (até esse momento), mas também não gosto do que o Mandarim vira depois e muito pior, do que ele poderia ter sido com o Ben Kingsley.
Olha que esse tema daria uma boa lista aqui no site hein(apesar de que acabei agora de ler o top vilões em filmes do MCU haha)

planocritico 7 de outubro de 2020 - 21:40

Eliminando o Mandarim porque ele não é vilão de verdade, Loki porque ele é mais anti-herói e Soldado Invernal porque ele é um herói, então o Thanos fica sendo o vitorioso fácil nessa competição!

Mas eu colocaria Fisk e Aida ACIMA do Titã Louco…

Abs,
Ritter.

Jean Gomes 26 de agosto de 2020 - 14:28

Parei de assistir Agents of Shield na metade da quinta temporada, então concordo com o primeiro lugar: a quarta temporada foi realmente incrível, e vale sempre uma revisitada.

Responder
planocritico 26 de agosto de 2020 - 15:20

Mas você desistiu de vez ou pretende voltar?

Abs,
Ritter.

Responder
Jean Gomes 27 de agosto de 2020 - 08:52

Quem sabe? Só fui perdendo a vontade de ver, em todo caso, a quarta temporada é o suficiente pra mim, é daquelas temporadas que não se cansa de rever. Desistir eu desistir mesmo do UCM, do Guerra Infinita pra cá eu não vi nada (e nem tenho vontade).

Responder
planocritico 27 de agosto de 2020 - 14:11

Você não viu só o último filme dos 22 que fecham uma história, é isso mesmo? Acho que mesmo perdendo a vontade, meu TOC gritaria muito comigo se eu me atrevesse a fazer isso!!!

Abs,
Ritter.

Responder
CANAL TÔ FALANDO 21 de setembro de 2020 - 23:28

mano, sinceramente, pra mim agents of shield nçao se conecta do Mcu, vc não pode deixar de ver os filmes por causa desta série que mal se encaixa com os filmes!!!

Responder
Jean Gomes 22 de setembro de 2020 - 17:13

Eu deixei de ver os filmes porque já estou enjoado de filme de super-herói, principalmente os da Marvel. E deixei de ver a série porque não senti mais necessidade de continuar acompanhando; como disse, a quarta temporada é o suficiente pra mim, sempre que quiser ver Agent of Shields, eu posso reassisti-la.

clay alvez 20 de agosto de 2020 - 18:50

a minha lista ficaria bem diferente, mas também entendo os motivos da sua, se tivesse que fazer a lista seria:

7-6ª Temporada (algo não ornou aqui, únicos momentos bons que guardo dessa temporada são os momentos da Daisy drogada, que todo mundo odeia e eu amo, e o episódio focado em FitzSimmons)
6-3ª Temporada (vejo que essa é uma das queridinhas do fandom, mas eu acho extremamente enrolado e o Hive que deveria ser o grande vilão da série pra mim se tornou algo bem meh…)
5-1ª Temporada (eu gosto mesmo nos momentos “fillers”, com destaque no episódio de revelação do Ward e o season finale com o Nick Fury)
4-4ª Temporada (sim, eu irei ser cancelado por não ter a 4 no meu top 3 e sei o porque, mas honestamente eu só acho o arco Agents of Hydra algo extremamente incrível, o LMD e o Ghost Rider acho algo ok, nada demais (tirando o fim do arco LMD), acho que realmente a coisa que eu acho mais genial na temporada é a ideia de dividir em 3 arcos, algo que toda série de +20 episódios por temporada deveria copiar)
3-5ª Temporada (as vezes sinto que ela envelheceu como leite, não sei porque mas sinto que se assistir eu vou achar ruinzinha, acho que o maior problema da temporada são os vilões da segunda parte, principalmente a Hale e a Ruby, mas o conceito da viagem no tempo é bem legal e o season finale dessa é meu episódio favorito da série)
2-2ª Temporada (eu nunca vejo nenhum ranking essa temporada tão próxima do topo, mas ela me marcou demais, foi aqui que eu vi que Agents não seria só mais uma série de heróis na minha vida, foram as primeiras vezes que eu vibrei, com a Skye descobrindo o passado e virando inumana, com a Jiaying matando o chefão da Shield, eu só acho o season finale bem fraco em comparação ao nível da reta final)
1-7ª Temporada (pode ser que o fator hype esteja agindo, ou eu simplesmente não consigo não botar uma boa viagem no tempo no topo, mas acredito que foi a temporada que mais amei, o episódio do time loop, o final perfeito (e olha que geralmente eu detesto finais de série que são 100% felizes), as referências as décadas passadas, pra mim a sétima realmente foi disparada a melhor)

Responder
planocritico 21 de agosto de 2020 - 15:00

Aqui não tem cancelamento não!!! HAHAHAHHAHAHAHAHHAHHA

Mas, de fato, sua lista é “fora da curva”, por assim dizer. Só que suas justificativas são racionais e fazem todo sentido. Afinal, lista leva em conta um fator emocional e, se a 2ª temporada te marcou, então ela estar em segundo lugar tem lógica.

Abs,
Ritter.

Responder
João Gabriel Lisbôa Machado 19 de agosto de 2020 - 13:59

Boa lista. Em relação as notas a gente varia um pouco, em relação à ordem, não muito. Trocaria a sexta com a primeira só, e ainda não consegui decidir se prefiro a quinta ou a sétima. Já coloquei meu ranking de temporadas na outra postagem, mas vou colocar aqui uma versão só com pontuações de uma ou meia estrela.

1) Quarta Temporada – 5/5 – Formato fantástico, 3 arcos em 22 episódios que se juntam no final. Do Self Control (4×15) até o final com o arco do Framework fechando, só tem grandes episódios, fora mais uns 3 grande episódios pelo menos com o Ghost Rider e mais uns outros 2 no arco LMD. Temporada com um roteiro excelente, e atuações de tirar o chapéu, especialmente entre o episódio 15 e o 22. E claro, Aida e Leopold,né? Vimos Tripp e Ward no Framework, Mace virou herói, etc.
2) Quinta Temporada – 4.5/5 – Sólida temporada, boa construção de fim de série, mesmo não sendo o fim, grandes episódios como o 5,12,14 e 22, despedida do Coulson, episódio 100 e muitos grandes momentos. Contornaram o corte de orçamento e a ausência do Iain DeCaestecker no início bem. Mesmo com o corte levaram até um prêmio acho que do Sindicato dos Produtores por efeitos especiais em uma série de mais de 13 episódios pelo 5×01. Ligaram várias coisas com as outras temporadas (Gravitonium, Soro Centopeia, Robin, Hydra,etc.)
2) Sétima Temporada – 4,5/5 – Temporada show, aproveitaram bem a viagem no tempo, explorando bem diversas épocas, trazendo referências históricas, culturais, à própria série e até aos filmes. Final bem encaixado e belo pra série e pros personagens. Sem contar a presença de um dos grandes episódios da série (e tranquilamente das séries de heróis em geral),o 7×09.
4) Terceira Temporada – 4/5 – Ótima temporada que já começa num ritmo frenético, com muitos problemas para abordar como a ATCU, o surto de Inumanos, Ward, Lash, Malick, Hive, etc. Mas é uma temporada bem legal, com vários grandes episódios como o 3×05, 3×10, 3×17 e 3×22.
5) Segunda Temporada – 4/5 – Melhora significativa em relação à temporada inaugural da série. Passa a focar na própria mitologia, como a história dos Inumanos centrada na Daisy, e estreia a fórmula de 2 arcos, usada também na terceira e na quinta temporada. Bons vilões no Whitehall e Jiyang, com grandes episódios como os excelentes 2×10 e 2×22,e ótimos episódios como o 2×19.
6) Sexta Temporada – 4/5 – Não acho a temporada ruim, mas a expectativa foi mais alta que o produto, e a sétima temporada comprovou isso. Pois se com 22 os produtores mandaram super bem, era de se imaginar que com 1 ano entre as temporadas e 9 episódios a menos, que eles conseguiriam fazer um produto ainda mais dinâmico e com uma qualidade de produção mais elevada do que o padrão. A produção até estava melhor em alguns aspectos do que a quinta, com mais sets e cenários, especialmente em lugares abertos, e ótimos efeitos visuais, mas o roteiro da série não foi o melhor. Claro que tivemos bons episódios como o excelente 6×06 – Inescapable, e os ótimos 6×08, 6×09 e 6×10, mas a season finale trouxe algumas incoerências e houveram muitos episódios polarizados como o 3 e 4 (falo polarizados pois li em uma lista do Comic Book que eles colocaram o episódio que você mais odiou o 6×03 no top 10 da série, e o episódio tem um 8,6/10 ou 8,7/10 no IMDb, haha. Então teve gente que gostou. Eu achei ok).Não foi ruim, mas podia ter sido melhor.
7) Primeira Temporada – 3,5/5 – Reassisti a temporada com um amigo há pouco tempo, e realmente ela não é tão ruim. Tem muita construção e o clima ainda não tá muito como a série é hoje, mas tem muita coisa lá que realmente foi importante para o resto das temporadas, e tem alguns episódios bem legais, como os ótimos 1×13 e 1×22 e o excelente 1×17, que mudou a série pra melhor. Mas ainda assim, apesar do final bom, ainda é a mais fraca na minha opinião.

*No outro post eu deixei a 3ª com 4,25/5, a 2ª com 4,15/5 e a 6ª com 3,85/5, mas preferi arredondar tudo para 4 aqui, mas mantendo as posições.

Mas você fez uma boa avaliação para uma boa série. Abraços!

Responder
planocritico 19 de agosto de 2020 - 17:43

Bela lista e belas justificativas!

E o 6X03 eu não aguento. Coisa ruim demais… Fica facilmente no Top 5 negativo da série… Se não for o pior…

Abs,
Ritter.

Responder
andrefbr 19 de agosto de 2020 - 13:44

A 4ª é disparada a melhor, sem dúvidas!

Responder
planocritico 19 de agosto de 2020 - 17:43

Não diria disparado, mas é a melhor sim.

Abs,
Ritter.

Responder
Marcelo Farias 19 de agosto de 2020 - 09:05

Sinceramente eu só consigo identificar as melhores 4° e 7° e as piores 1° e 6°, agora não consigo decidir entre 2°, 3° e 5° para mim estão empatadas!!!

Responder
planocritico 19 de agosto de 2020 - 12:53

Tá valendo!

Abs,
Ritter.

Responder
Luís Vicente 18 de agosto de 2020 - 22:18

Só vi até a 5 temp, então atualmente meu ranking ficaria:
5 lugar: 1 temporada 2,5 estrelas
4 lugar: 5 temporada 3,5 estrelas
3 lugar: 2 temporada 4,5 estrelas
2 lugar: 3 temporada 5 estrelas
1 lugar: 4 temporada 6 estrelas

Responder
planocritico 19 de agosto de 2020 - 01:18

Acho que alguém aqui gosta muito da 4ª temporada…

HAHAHHAHAHAHAHAHAHAHA

Abs,
Ritter.

Responder
Chatter 18 de agosto de 2020 - 16:22

4 lugar: 1 temporada> 3,5/5
3 lugar: 3 temporada/6/ temporada> 4/5
2 lugar: 7 temporada/5/ temporada/2/ temporada> 4,5/5
1 lugar: 4 temporada> 5/5

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 20:55

Quarta temporada ganha novamente!

Abs,
Ritter.

Responder
Barry, o Lanterna 18 de agosto de 2020 - 15:39

Concordo com absolutamente tudo na lista! Até nos melhores episódios! E até hoje, sempre que falo de como tratar temporadas com +20 episódios, tomo a t4 de AoS como uma referência fantástica também

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 20:55

Que beleza!

Abs,
Ritter.

Responder
Zack 18 de agosto de 2020 - 14:00

Gostei do ranking! O meu segue assim:

Quarta temporada
Segunda Temporada
sétima temporada
Terceira temporada
Quinta Temporada
Primeira temporada
Sexta temporada

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 20:55

Mais uma vitória da 4ª temporada!

Abs,
Ritter.

Responder
Guilherme Gomes 18 de agosto de 2020 - 11:50

Gostei do ranking! Fiz um também e vou deixar aqui embaixo com meus comentários sobre cada temporada.
7 lugar:Primeira temporada.
Muita gente desistiu da série nessa primeira temporada . Realmente, a primeira parte não é boa, mas na segunda parte a coisa melhora muito mostrando o potencial da série. Ainda sim considero a pior temporada.
6 lugar:Sexta temporada.
Acho que os erros dessa temporada pesaram mais para você do que para mim. Realmente há episódios terríveis como o 6*03 e o season finale duplo, mais eu acho que os acertos dessa temporada valeram mais que os erros. Mas concordo que é inferior as temporadas anteriores.
5 lugar: terceira temporada.
Eu realmente gostei dessa temporada, com ótimos episódios como 3*05 e 3*17, mas acho que o Hive foi mal utilizado e não mostrou tudo o que ele seria capaz. Mas é uma ótima temporada.
4 lugar: 2 temporada. A primeira parte da temporada é realmente muito boa apresentado os Inumanos, e a segunda parte é melhor ainda. Tem ótimos episódios como o 2*10, 2*17 e 2*19. Acho melhor que a 3 temporada porque a Jiaying(acho que escrevi errado) é uma ótima vilã que foi bem utilizada e ainda foi reaproveitada na sétima temporada, e o arco familiar da Skye foi muito bem feito.
3 lugar : 5 temporada. Sendo umas das melhores temporadas dá série,a primeira parte no futuro é realmente boa, as coisas caminham muito bem até o episódio 5*15, mas aí veio o arco da beiçuda que foi bem ruim. Mas a série dá a volta por cima e entrega deu melhor season finale , que quase foi o series finale.
2 lugar: 7 temporada. As viagens no tempo aqui são utilizadas de forma muito inteligente e entrega excelentes episódios , como o 7*05, 7*04 e 7*03. É uma temporada excepcional, fechando as pontas soltas de quase toda a série( com exceção do Irmão da Senadora) é mostra como terminar uma série sem cair a qualidade.
1 lugar: 4 temporada. É uma temporada que dispensa comentários. Só digo que a evolução da Aida é sem precedentes e sem igual .
Foi mal se ficou muito grande o comentário, quis deixar minha opinião sobre cada temporada e deu nisso.
Quase me esqueci: vai ter ranking de episódios da série?
Abraços,
Guilherme.

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 13:24

O lance da 6ª temporada é que a série não podia errar nada a essa altura. Na 1ª temporada, erros não só são aceitáveis, como esperados!

Adorei seu parênteses sobre o irmão da Senadora. Sacanagem com o sujeito que acabou no fundo do Hudson…

Mas a Aida é incrível mesmo. Se não fosse muito sacrilégio, eu diria que é a melhor personagem da série toda!

Abs,
Ritter.

Responder
Guilherme Gomes 18 de agosto de 2020 - 16:55

Sobre a sexta temporada, entendo o que você acha. Realmente, tem episódios bem destoantes do que outros,e realmente nessa altura a série já tinha saído dessa fase, mas como eu disse há episódios que valem a temporada inteira na minha opinião, como o 6*10, 6*08 e 6*09 e 6*06, que foram excelentes.
Sobre o Irmão da Senadora, realmente eles esqueceram geral. Mas quem sabe não tem um spin-off com ele e os Inumanos ? Apesar de muito improvável, seria muito bom .
E sobre a Aida, ela pra mim é a melhor vilã da série. Agora personagem eu já não sei, porque já envolve os agentes, mas realmente ela é uma personagem muito interessante.
Abraços,
Guilherme.

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 20:55

Depois da experiência da Marvel com a tenebrosa série dos Inumanos, acho que eles vão é deixar essa ideia esquecida por um bom tempo…

Abs,
Ritter.

Responder
Lucas Macedo 18 de agosto de 2020 - 08:27

Eu só trocaria o 4 e o 3 lugar de posição. De resto, você foi cirúrgico,

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 13:24

Valeu!

Abs,
Ritter.

Responder
Ítalo Gabriel 18 de agosto de 2020 - 08:21

1º – Temporada 4 (somente uma temporada de série de super herói consegue vencer dessa daqui: Demolidor 3ª temp, e se alguém disser que é mentira tá errado… Simplesmente assim kkkkkkk)
2º – Temporada 3 (Bobby e Hunter no ápice aqui com um episódio lindo que acarretou acidentalmente no final dos personagens já que a série deles foi cancelada antes mesmo de estrear 🙁 )
3º – Temporada 2 (sair da primeira pra essa segunda foi mágico, e ainda ter uma vilã fod# como a Jiaying)
4º – Temporada 7 (ainda acho impressionante terem demorado tanto pra investir em viagens no tempo :3)
5º – Temporada 5 (confesso que depois da quarta não iria me surpreender tanto com a sequência)
6º – Temporada 1 (consigo vê-la de uma forma muito positiva hoje em dia, os momentos de humor são bem pontuais)
7º – Temporada 6 (mesmo com os problemas, fazer oq, eu ainda gosto muito dessa temporada principalmente da explicação pra trazer o Coulson de volta)

Essa ordem pode sofrer alterações já que faz tempo que eu vi as primeiras duas temporadas, o que marcou foi a sensação. Queria muito que existisse mais séries assim.

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 13:24

A 3ª temporada de Demolidor é um negócio complicado de bom. Fica até difícil comparar com qualquer coisa…

E percebo que alguém aqui adora um pouquinho demais a Bobbi e o Hunter… HAHAHHHAHAHAHHA

Abs,
Ritter.

Responder
Ítalo Gabriel 18 de agosto de 2020 - 22:04

Socorro! Kkkkkkkkkkkkk Amo-os demais, ainda não me conformo com eles simplesmente deixando a série, a ABC deveria ter sido julgada por não ter feito Most Wanted.

Responder
planocritico 19 de agosto de 2020 - 01:25

Pois é… Muita sacanagem aquilo…

Abs,
Ritter.

Responder
Samuel P. Silva 18 de agosto de 2020 - 14:00

Eu tento ao máximo não comparar Daredevil com AoS, essas duas + Legion são as minhas favoritas do gênero, complica minha cabeça decidir qual a melhor haha.

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 16:22

Doom Patrol não?

Abs,
Ritter.

Responder
Samuel P. Silva 19 de agosto de 2020 - 01:45

Te falar que sou um pouco marvete haha, mas com certeza entra na minha lista.

Responder
planocritico 19 de agosto de 2020 - 01:45

He, he. Eu te entendo!

Abs,
Ritter.

João Gabriel Lisbôa Machado 19 de agosto de 2020 - 13:59

A terceira temporada de Demolidor é brilhante mesmo. Acho que é junto com a 4ª de AoS a minha favorita do gênero. Talvez se for analisar friamente a de Demolidor seja até melhor, mas eu não consigo colocar acima da quarta de AoS pela aula de aproveitar o formato de 22 episódios para fazer 3 arcos que se juntam no final, em uma série de TV aberta com orçamento limitado. Em uma tivemos 13 episódios maravilhosos, e na outra pelo menos uns 15 maravilhosos e uns 7 ótimos, mas sei lá na minha mente não consigo tirar de primeiro, especialmente pois gosto um pouco mais dos personagens de AoS, kkkkkkkkkkk.

Responder
planocritico 19 de agosto de 2020 - 14:32

Eu acho a 3ª do Demolidor objetivamente melhor do que a 4ª de AoS. Não tem um segundo desperdiçado em Demolidor e a direção é primorosa do começo ao fim. AoS, por melhor que seja a temporada, tem barriga e aquele arco do Motorista Fantasma não é tão bom quanto o restante.

Mas é injusto comparar em razão da quantidade de episódios muito diferente entre uma e outra série, pois AoS faz com a estrutura de 22 o que raramente outras séries com essa quantidade de episódios conseguem fazer.

Abs,
Ritter.

Responder
João Gabriel Lisbôa Machado 19 de agosto de 2020 - 16:40

Sim, justa avaliação.

Responder
Rodrigo Patini 18 de agosto de 2020 - 07:28

Vamos lá Ritter! Talvez minhas escolhas sejam um tanto polêmicas, mas gosto é gosto e vice-versa né? Kkk

7⁰ lugar: Temporada 6 (“Sarge who?”)
Definitivamente não engoli essa de colocarem o ator para fazer um personagem idêntico ao Coulson mas que acabou não tendo nenhuma ligação real com o nosso Amado Diretor.
Aqui foi onde eu quase joguei a toalha, comentando em vários episódios como a série deveria ter encerrado por cima na quinta temporada.
O que me salvou foram os minutos finais do último episódio: reacendeu a chama!

6⁰ lugar: Temporada 5 (“o mundo é um Farol”)
Particularmente não foi uma aventura tão divertida pra mim, essa história de ainda ter gente da Hydra tentando pegá-los (gostaria de ver a “beiçuda” Doce Cameron fazendo o papel de Gwenpool um dia…), os krees “mela-cuecas” e todo aquele confinamento no farol.
Aqui MAoS já estava completamente em volta do próprio umbigo, com muitas suspensões de descrença, enfim, a série começou a me deixar com a sombrancelha levantada e não me prendia mais como as temporadas anteriores.
Ah, e como não falar de Talbot Magnetron? Lixo radioativo…

5⁰ lugar: Temporada 2 (pai da Daisy)
Sinceramente essa temporada merecia lugar melhor, mas no mano a mano ela acabou perdendo das 4 escolhidas…
Adorei o pai da Daisy como vilão, aea do Hunter, volta do deadlock, Simmons infiltrada na Hydra com a Bobbi salvando-a e etc. Transformação da Tremor e morte do Trip, que foi a mais sentida da série pra mim (nem o careca cronicom me deixou tão chateado)

4⁰ lugar: Última temporada (Hill Valley style)
A viagem no tempo foi muuuuuito legal, a estrutura de duplas de episódios e tal, Sousa (embora eu ache que eles tinham que ter se esforçado para por a própria Peggy pra confrontar com a Simmons), o dia da marmita, enfim, a derradeira temporada teve seus momentos.
Mas acho infelizmente que a melancolia de ser a última e a influência das temporadas 5 e 6 que a antecederam influenciaram na minha percepção da temporada, por isso ela fica fora do pódio.

Bronze: Temporada 3 (Ward is back bitches!)
Difícil decidir essa colocação, mas a morte definitiva de Ward pelas mãos de Coulson num planeta perdido e depois ele voltar como o Colmeia, que é a Hydra em pessoa, e com aquele episódio do velho Malick contando a história da Hydra, foi sensacional pra mim.

Prata: Temporada 4 (“Aida” Simmons kkk)
A estrutura em 3 arcos foi tacada de mestre e lamento mesmo não ter sido replicado para as seguintes, o que na minha opinião teria salvado a queda vertiginosa de interesse (a menos pra mim) nas temporadas 5 e 6.
O motorista foi show, framework foi show e Aida foi a vilã da série pra mim. Dr. Leopold é hors concours.

Ouro: Primeira Temporada (“a maré está subindo”)
Como eu não poderia colocá-la no ponto mais alto do pódio? Sem ela não teria série, sem ela eu não me importaria com os personagens principais.
Ela é o coração da série, Shield X Hydra, tem um monte de mistérios, traições etc. E particularmente eu gostava e me empolgava de verdade com os 084 da semana… E de Ward bonzinho…. E de fitz-simmons neófitos… E de Skye.
Primeiro lugar no coração partido em dois por Loki.

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 13:24

Primeira pessoa que vejo colocar a 1ª Temporada em primeiro lugar (tem primeiro demais nessa frase…). Mas tá valendo!

Abs,
Ritter.

Responder
Mateus Sousa 18 de agosto de 2020 - 03:06

Meu rank se altera somente nos dois primeiros lugares, invertendo-os, além de uns 2… olhos de T-800?…
divididos para a 3ª, 4ª e 7ª temporada.

Rank:
1º- 7ª season (meu coração esteve aqui) ;-; 5 Corações partidos
2º- 4ª season (uma obra-prima, do naipe, quem sabe do nível, de se comparar a um certo diabinho) 5 T-800
3º- 5ª season (alto nível, dá até dó de acarear com os de cima) 4 T-800
4º- 3ª season (hiper-divertido, matei a temporada num dia; que dia!; 4722 hours me marcou em demasia) 4T-800
5º- 2ª season (um amadurecimento bastante satisfatório e me dava a ilusão de que Inumanos seria, no mínimo, muito interessante… acho que eu era facilmente manipulado) 3,5 T-800
6º- 1ª season (tem seu valor, mesmo com fillers demais, além de episódios fenomenais; Turn, Turn, Turn é sem conversa mesmo) 3 T-800 eyes
7º- 6ª season (é estranho, parece CW, na mediocridade mesmo, tenho pena de Inescapable) 2,5 estrelas

No geral, foi uma série mais do que excelente, é triste o UCM ignorá-la; porém meu Top 10 parcelas do MCU contarão com os dois primeiros.

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 13:24

HALs! HALs! Escreva 200 vezes no quadro negro!!! HAHAHAHHAAHAHAHAAHH

Abs,
Ritter.

Responder
Mateus Sousa 18 de agosto de 2020 - 20:26 Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 20:29

O H.A.L. jogaria você para fora da nave por essa comparação…

Abs,
Ritter.

Responder
GABRIEL PEREIRA LIMA 18 de agosto de 2020 - 01:28

Minha lista é bem parecida com a sua:

1º- Season 4
2º- Season 7
3º- Season 5
4º- Season 3
5º- Season 2
6º- Season 6
7º- Season 1

Agora imagina se as outras temporadas tivessem o mesmo orçamento da 1º haha. Sobre a 5º temporada eu vejo a história dessa season como a segunda melhor da série, só perdendo para a 4º, mas por ser 22 episódios alguns ficaram mais arrastados e deixando a história um pouco cansativa, acredito que se a 5º temporada fosse de apenas 13 episódios como as duas últimas seasons ela ficaria em 2º nesse ranking das melhores da série pra mim.

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 13:24

Meu raciocínio sobre a 5ª temporada é bem parecido com o seu.

Abs,
Ritter.

Responder
O Arrebatado Cartman 18 de agosto de 2020 - 01:28

O arco do Framework é uma das melhores coisas feitas no audiovisual com o selo Marvel.

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 13:24

Sim, verdade! Cheguei a querer uma temporada inteira só com isso!

Abs,
Ritter.

Responder
Son of Coul 18 de agosto de 2020 - 00:43

“Não foi fácil coroar a quarta temporada.” Como assim? Pra mim é tranquilamente a melhor temporada da série, justamente pelos motivos que você destacou. O primeiro lugar é o único que já estava claro pra mim desde o começo.
Gostei bastante do ranking, o meu é quase igual. A diferença fica por conta da quinta temporada, que deixo no quinto lugar, subindo uma posição da segunda e terceira temporada. Alterei isso porque, a semelhança da primeira temporada, acho que a quinta só deslanchou depois que eles conseguem sair do farol e voltar pro presente. Apesar dos novos personagens, achei o arco do futuro bem morno, a começar pelos vilões. Dente Kassius e Ronan, acho que o MCU como um todo falhou em apresentar os Kree como ameaça real.
Apesar disso, curti muito suas reviews da série. Uma pena que só conheci o site já na última temporada. Mas mesmo assim, meus parabéns pelo trabalho.

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 13:24

Não é tão obviamente a melhor para mim não. A 7ª temporada não tem nenhum episódio menos do que bom e a 5ª temporada é um show também. A 4ª, por sua vez, tem o primeiro arco – do Motorista Fantasma – que não passa de bom. O que realmente diferencia a temporada e a coloca em primeiro lugar é a divisão em arcos, o arco do Framework e, claro, a Aida e o Dr. Leopold.

Abs,
Ritter.

Responder
Thelmaryo Vieira Lima 18 de agosto de 2020 - 00:27

Concordo plenamente com o ranking, só tenho duas coisas a destacar:
– Adoro a 1ª temporada;
– Pra mim a 4ª temporada é perfeita (5 estrelas).

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 12:55

Eu estou pensando é em rever a 1ª temporada. Tenho certeza – mas posso estar muito enganado – que ela subirá muito no meu conceito agora em retrospecto!

Abs,
Ritter.

Responder
Jadiel 17 de agosto de 2020 - 23:57

Bora lá, eu sou um dos que não odiou a primeira temporada quando vi, apesar do início não ter sido tão simpático assim. Mas a segunda metade dessa temporada deu uma melhorada decisiva para que eu continuasse com a série. E a coisa só melhorou a partir daí. Talvez não perfeito, mas pra conseguir driblar o baixo orçamento com ótimos roteiros e atuações principais no mínino consistentes, já é digno de nota.

Rank? Bom, nada fora do normal, concordo com basicamente tudo. Seria algo como:

1- S04 – Não tinha como não ser.
2- S05 – Apesar da nossa rebatizada “beiçuda”, ainda gosto mais do (quase) series finale dessa temporada.
3- S07 – A temporada mais gostosa de se assistir talvez. Mas qual que não foi, não é mesmo.
4- S03 – Motivo: 4722 hours…
5- S02 – Motivo: sem 4722 hours…
6- S01 – Motivo: Hydra!
7- S06 – Motivo: sem Hydra! (Além de ter a pior season finale da série)

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 12:55

Sim, a segunda metade da 1ª temporada foi decisiva para me fisgar. E me fisgou de jeito!

Vou dizer que, se não fosse a Beiçuda na 5ª temporada eu talvez a colocasse em segundo lugar também…

Abs,
Ritter.

Responder
Luiz Gustavo 17 de agosto de 2020 - 22:49

Confesso que é um ranking bem difícil de fazer, mas vamos lá né?
1°=temporada 7 ( pra mim não há episódio ruim nessa temporada todos foram incríveis, melhor ep:7×13)
2°=temporada 5 (sinto que essa temporada tem um quê de grandiosidade, por saber trabalhar bem seus arcos com reviravoltas surpreendentes, melhor ep 5×22)
3°=temporada 4 (é uma temporada de só foi crescendo a cada episódio, o começo foi mediano mas a partir do arco dos LMD a qualidade subiu muito, melhor ep 4×15)
4°=temporada 3 (é uma temporada que tem episódios excelentes mas ao mesmo tempo tem episódios bem abaixo do esperado, senti que foi uma temporada que ela quer ser muita coisa quer tratar de um monstro gigante, outro planeta, parasitas, melhor ep 3×05)
5°=temporada 2 (é uma temporada bastante organizada comparada com a 3° ela só não tá na frente porque acho que eles podiam ter explorado mais a segunda Shield, melhor ep 2×10)
6°=temporada 1 (uma temporada que tivesse 13 episódio poderia ser umas das melhores se não a melhor e foi o ep 17 que me fez virar fã dessa série maravilhosa, melhor ep 1×17)
7°=temporada 6 (é uma temporada que tem seus momentos, mas o que ferra tudo é aquele final horrível, Daisy simplesmente poderia ter desabado aquele templo e gg, mas esqueceram completamente que ela é a Destruidora de Mundos, até o Mack foi mais últil que ela, melhor ep 6×06)

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 12:55

Que beleza! A 7ª temporada é muito boa, mas ela é uma temporada-homenagem, que usa artifícios bonitos para fazer uma jornada pela série. Além disso, só tem 13 episódios. Com isso eu quero dizer que ela tinha obrigação de ser excelente. Já as 4ª e 5ª temporadas foram temporadas sem as “brincadeiras”, digamos assim, e com 20 e tantos episódios. O nível de desafio foi maior, daí eu ter “equilibrado” as três como fiz.

Abs,
Ritter.

Responder
Felipe Brandon 17 de agosto de 2020 - 22:21

Eu concordo com a sua lista e com tudo o que vc disse sobre cada temporada. MInha lista é exatamente a mesma.
É realmente uma pena que Shield não seja reconhecida como merece, nem pela própria Marvel, mas fazer o que né?
Agora eu estou no aguardo para que vc faça uma lista de melhores episódios da série. yay

Responder
Gabriel (Capitão América) 17 de agosto de 2020 - 20:40

Ritter, fiz uma lista ranqueada com uns amigos e ficou assim:

1º- Season 4
2º- Season 7
3º- Season 3
4º- Season 5
5º- Season 2
6º- Season 6
7º- Season 1

Mas lendo seus comentários sobre a 6ª e 1ª temporada, vejo que você tem razão! A justificativa que mais comprei foi sobre a ausência de um episódio que “o espectador para e pensa algo como “que coisa espetacular, sem falhas”.” Perfeito! Foi o que faltou. Acho que o prejudicou tanto essa temporada foi a renovação em cima da hora pela ABC… Aparentemente não planejaram em nada, coisa bem diferente do que vimos na 7ª. Mas no geral? Gosto de todas as temporadas. Talvez eu seja meio tendencioso – afinal sou fã demais dessa série –, mas acho que a temporada mais fraca de AoS dá de 10 a 0 em tantas outras em seu auge (Flash, Supergirl, etc).

Responder
planocritico 17 de agosto de 2020 - 21:12

Bela lista. Duas leves invertidas em relação ao que eu fiz, mas tá valendo!

Sobre a 6ª temporada, ela não é ruim mesmo. Tem seu valor. Eu apenas acho que destoa das demais, ainda que se aproxime da 1ª.

Abs,
Ritter.

Responder
planocritico 17 de agosto de 2020 - 21:12

Bela lista. Duas leves invertidas em relação ao que eu fiz, mas tá valendo!

Sobre a 6ª temporada, ela não é ruim mesmo. Tem seu valor. Eu apenas acho que destoa das demais, ainda que se aproxime da 1ª.

Abs,
Ritter.

Responder
Gabriel (Capitão América) 17 de agosto de 2020 - 23:27

Perfeito!

Responder
Samuel P. Silva 17 de agosto de 2020 - 20:26

Meu rank é exatamente esse. A quarta é uma obra-prima da Marvel, pena que ela não reconhece.

Responder
planocritico 17 de agosto de 2020 - 20:33

Poucos reconhecem o valor de AoS! Nem a Marvel… Uma pena!

Abs,
Ritter.

Responder
planocritico 17 de agosto de 2020 - 20:33

Poucos reconhecem o valor de AoS! Nem a Marvel… Uma pena!

Abs,
Ritter.

Responder
LukePark123 17 de agosto de 2020 - 20:19

A série mais injustiçada que eu já vi. Mesmo sendo sabotada a todo instante, se manteve firme e trazendo muita a qualidade no decorrer de suas 7 temporadas, e inclusive, melhor que muitos filmes do MCU. Deixou sua marca, e sinceramente, sentirei falta.
Missão cumprida, Agentes.

Responder
planocritico 17 de agosto de 2020 - 20:26

Muito bem cumprida!!! Mas qual seria seu ranking de temporadas?

Abs,
Ritter.

Responder
LukePark123 17 de agosto de 2020 - 23:57

Ainda não terminei a sétima temporada, então tiro ela da lista por enquanto. E a minha lista é exatamente a mesma da matéria.

Responder
planocritico 18 de agosto de 2020 - 12:55

Quando terminar, diga o que achou!

Abs,
Ritter.

Responder
Luan Sousa Santos 17 de agosto de 2020 - 20:19

É dificil fazer um rank porque eu não lembro muito das três primeiras, que ao meu ver se parecem bastante em tom, até por terem aquela ligação forte com MCU ainda e sim, eu gosto bastante da primeira. Acho que meu rank seria:

1º Sétima
2º Quarta
3º Primeira, segunda e terceira
4º Quinta
5º Sexta

Não tem discussão quanto a sexta ser a temporada mais fraca, pois é bem meia boca mesmo. Já a quinta eu tenho meus problemas com ela, porque acho o arco do futuro meio qualquer coisa (a gente já sabia que eles iam dar um jeito de reverter o apocalipse). Já a quarta só não tá em primeiro pq eu acho o arco do Motorista bom, mas não espetacular quanto os outros dois que vieram, mas a Aida é a melhor vilã da série sim.
Mas e aí, será que rola de fazer uma lista com os dez melhores episódios (ou episódios favoritos, como desejar)?

Responder
planocritico 17 de agosto de 2020 - 20:26

Concordo que o arco do Motorista é só bom, mas os outros dois compensaram para mim. Só o arco Agents of HYDRA dá vontade de rever toda hora!

Sobre sua sugestão, bem… basta dizer que eu ainda não acabei com a cobertura do final da série… Aguarde!

Abs,
Ritter.

Responder

Escreva um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais