Home Colunas Lista | As Muitas Versões de Loki nos Quadrinhos

Lista | As Muitas Versões de Loki nos Quadrinhos

por Luiz Santiago
1543 views (a partir de agosto de 2020)

O que tem acontecido com Loki nos últimos tempos é algo muito interessante de se observar. Desde a estreia da série do personagem, em junho de 2021, muito se tem procurado sobre ele e muitas dúvidas têm surgido a respeito das variantes; versões do personagem pelo Multiverso afora. Graças aos filmes e ao carisma de Tom Hiddleston, Loki conseguiu um bom destaque nas páginas das HQs nos últimos anos, e hoje está entre os “nobres desconhecidos” mais conhecidos e comentados da Marvel pelas redes sociais.

O propósito dessa lista é mostrar exclusivamente as muitas faces que se fizeram de Loki nos quadrinhos ao longo dos anos, sem exploração dos enredos em que elas se encontram. Minha intenção aqui não é criar uma “lista definitiva“, pois certamente faltam inúmeras versões dele espalhadas pelos baús da Marvel. Procurei focar em um bom número de faces fora da continuidade, acompanhadas aqui e ali por faces da linha regular da editora. E só pra deixar claro: O JACARÉ NÃO É UM PERSONAGEM DOS QUADRINHOS!

Agora me digam: vocês conheciam essas versões de Loki? A sua versão favorita está ou não está aqui? Comente sobre isso e diga o que achou dessa longa passagem pelas caras e bocas do deus da mentira na Casa das Ideias!

.

Loki Clássico

Terra regular da Marvel (616). Apareceu pela primeira vez (na Era de Prata, porque já havia um Loki na Era de Ouro, surgido em 1949 com o nome de Satã. Não o coloco na lista porque esta versão não traz semelhança ou relação com o personagem que estamos abordando aqui) na revista Journey into Mystery Vol.1 #85, publicada originalmente em outubro de 1962. O roteiro da edição é de Stan Lee e Larry Lieber. A arte é de Jack Kirby e a finalização de Dick Ayers. As cores são de Stan Goldberg.

.

Hokey

Personagem da Terra-665, Hokey aparece na revista cômica Not Brand Echh #3, numa história chamada The Origin of Sore, Son of Shmodin. O texto dessa aventura é de Stan Lee, a arte de Jack Kirby, a finalização de Frank Giacoia e as cores de Artie Simek. A revista foi lançada em outubro de 1967.

.

Loki, Irmão de Thordis

Personagem da Terra-788. Aparece na aventura O Que Aconteceria Se… Jane Foster Tivesse Encontrado o Martelo de Thor?, parte da série What If..?. Essa revista foi publicada em agosto de 1978, e teve roteiro de Don Glut, arte de Rick Hoberg, finalização de Dave Hunt e cores de Carl Gafford.

.

Looky

Personagem da Terra-8311. Aparece na revista Peter Porker, The Spectacular Spider-Ham #5, publicada em janeiro de 1986. A história em que o personagem aparece, num único quadro, chama-se Tails of Arfgard, e foi escrita, desenhada e colorida por Steve Mellor.

.

Low Key

Personagem da Terra-9047. Aparece na revista What The–?! #6, publicada em janeiro de 1990. O roteiro da história onde Low Key aparece (Smacks of Vengeance!) é de John Byrne, assim como a arte. A finalização é de Terry Austin e as cores de Mike Rockwitz.

.

Loki dos X-Men Asgardianos

Personagem da Terra-904. Aparece na aventura O Que Aconteceria Se… Os X-Men Tivessem Ficado em Asgard?, parte da série What If…, em sua versão iniciada em 1989. A presente aventura está na edição #12 da série, que chegou às bancas em abril de 1990. O roteiro e a arte são de Jim Valentino, a finalização de Sam De La Rosa e as cores de Tom Vincent.

.

Loki Nemesis

Personagem da Terra-32659. Aparece na revista UltraForce/Avengers, publicada em outubro de 1995. O roteiro da edição é de Warren Ellis. A arte é de George Pérez e Larry Welch. Já a finalização e as cores foram feitas por dezenas de artistas.

.

Loki do Universo Richard Wagner (O Ciclo do Anel)

Personagem da Terra-10190. Aparece na revista Thor Vol.1 #499, publicada em junho de 1996. O roteiro dessa edição é de William Messner-Loebs. A arte e a finalização são de Mike Deodato Jr. e as cores de Marie Javins e Malibu Color.

.

Loki A-Next

Personagem da Terra-982. Aparece em duas ocasiões/eventos diferentes da Marvel. A primeira delas, na revista A-Nex #1, publicada em agosto de 1998 (data de capa, outubro de 1998), com roteiro de Tom DeFalco, arte de Ron Frenz, finalização de Brett Breeding e cores de Bob Sharen. Já a segunda aparição ocorre na minissérie Last Hero Standing (publicada entre agosto e dezembro de 2005). O roteiro, dessa vez é de Tom DeFalco e Pat Olliffe (que também assina a arte). Destaque para a capa da edição #5 da minissérie, que traz Loki lutando contra o Capitão América. Os desenhos dessa capa são de Tom Grummett, Karl Kesel e Rob Ro.

.

Loki Reinante

Personagem da Terra-3515. Aparece pela primeira vez na revista Thor Vol.2 #68, publicada em novembro de 2003. O roteiro é de Dan Jurgens, a arte de Scot Eaton, a finalização de Cam Smith e as cores de Ian Hannin e Rob Ro. Essa fase do personagem na revista vai até a edição #79.

.

Loki Triunfante

Personagem da Terra-94001. Aparece na minissérie Loki, publicada entre setembro de novembro de 2004. O roteiro da minissérie é de Robert Rodi. A arte, a finalização e as cores são de Esad Ribić.

.

Loki Laufeyson, Governante de Asgard

Personagem da Terra-717. Aparece na revista What If: Thor, lançada em dezembro de 2005 (data da capa: fevereiro de 2006). O roteiro é de Robert Kirkman, a arte e a finalização é de Michael Avon Oeming e as cores de Val Staples.

.

Lady Loki

Terra regular da Marvel (616). Apareceu pela primeira vez na Thor Vol.3 #5, publicada em janeiro de 2008. O roteiro da edição é de J. Michael Straczynski. A arte é de Olivier Coipel, a finalização de Mark Morales e as cores de Laura Martin e Paul Mounts.

.

Lady Loki Sombria

Personagem da Terra-6091. Aparece na revista Dark Reign: The Cabal, publicada em junho de 2009. O roteiro da história em que aparece é de Peter Milligan. A arte e a finalização são de Tonci Zonjic e as cores de Jose Villarrubia. Já a capa, onde a personagem aparece, foi desenhada por Daniel Acuna.

.

Loki 10091

Personagem da Terra-10091. Aparece na revista Thor: The Mighty Avenger #3, publicada em agosto de 2010 (capa de outubro de 2010). O roteiro é de Roger Langridge, a arte e a finalização são de Chris Samnee e as cores de Matthew Wilson.

.

Kid Loki

Terra regular da Marvel (616). Apareceu pela primeira vez na revista Thor Vol.1 #617, publicada em novembro de 2010. O roteiro dessa edição é de Matt Fraction. A arte e a finalização são de Pasqual Ferry. As cores são de Matt Hollingsworth.

.

Loki 11035

Personagem da Terra-11035. Aparece na revista Thor: First Thunder #5, publicada em janeiro de 2011 (data de cada, março de 2011). O roteiro é de Bryan J.L. Glass e a arte no interior da revista é de Tan Eng Huat, que também finaliza seus desenhos, em parceira com Victor Olazaba. As cores são de Jose Villarrubia. Já a arte da capa é de Jay Anacleto e Brian Haberlin.

.

Loki do Universo Marvel-Zumbi

Personagem da Terra-12591. Aparece na revista Marvel Zombies Destroy! #3, publicada em junho de 2012 (data de capa de agosto de 2012). O roteiro dessa primeira revista em que o personagem aparece é de Peter David, a arte de Al Barrionuevo, a finalização de Rick Magyar e as cores de Garry Henderson. Os desenhos das outras edições de onde tirei as imagens são de Mirco Pierfederici e as cores permanecem sendo de Garry Henderson.

.

Loki, Agente de Asgard e O Deus das Histórias

Terra regular da Marvel (616). Aparece na minissérie Loki: Agent of Asgard, publicada entre fevereiro de 2014 e agosto de 2015. Os roteiros da série são de Al Ewing. A arte e a finalização da maior parte das edições são de Lee Garbett. Aqui, vemos Loki viver um grande número de versões de si mesmo.

.

Loki Lobo e Loki Unicórnio

Terra regular da Marvel (616). Aparece na minissérie Loki: Agent of Asgard, publicada entre fevereiro de 2014 e agosto de 2015. Os roteiros da série são de Al Ewing. A arte e a finalização da maior parte das edições são de Lee Garbett. Aqui, vemos Loki viver um grande número de versões de si mesmo.

.

Rei Loki

Terra regular da Marvel (616). Aparece na minissérie Loki: Agent of Asgard, publicada entre fevereiro de 2014 e agosto de 2015. Os roteiros da série são de Al Ewing. A arte e a finalização da maior parte das edições são de Lee Garbett. Aqui, vemos Loki viver um grande número de versões de si mesmo.

.

Baby Loki

Personagem da Terra-71912. Aparece na última edição da minissérie Giant-Size Little Marvel: AVX, publicada entre junho e setembro de 2015. O roteiro, a arte e a finalização da minissérie são de Skottie Young. As cores são de Jean-Francois Beaulieu.

.

Loki Ultimate End

Personagem da Terra-61610. Aparece na minissérie Thors, publicada entre junho e novembro de 2015. O roteiro da minissérie é de Jason Aaron. A arte é de Chris Sprouse e Goran Sudzuka. A finalização é de Karl Story e Dexter Vines e as cores de Marte Gracia e Israel Silva.

.

Loki Força-V

Personagem da Terra-16191. Aparece na série Força-V (Tie-In de Guerras Secretas – 2015), publicada entre julho e dezembro de 2015. Os roteiros da minissérie são de G. Willow Wilson e Marguerite Bennett. A arte é de Jorge Molina.

.

Loki Presidente

Terra regular da Marvel (616). Aparece na minissérie Vote Loki, publicada entre junho e setembro de 2016. O roteiro da minissérie é de Christopher Hastings. A arte e a finalização são de Langdon Foss e as cores de Chris Chuckry. Já a arte das capas são de Tradd Moore e Matthew Wilson.

.

Loki Odinson

Personagem da Terra-18897. Aparece na Saga Guerras Infinitas, publicada entre agosto e dezembro de 2018. O roteiro do projeto é de Gerry Duggan. A arte e a finalização são de Mike Deodato Jr., e as cores de Frank Martin Jr..

.

Loki dos Gigantes de Gelo

Personagem da Terra-22260. Aparece na revista O Que Aconteceria Se… Thor Fosse Criado Pelos Gigantes de Gelo? (What If: Thor), publicada em outubro de 2018. O roteiro da edição é de Ethan Sacks. A arte e a finalização são de Michele Bandini e as cores de Matt Milla.

.

Ikol: Loki

Terra regular da Marvel (616). Arco contido na Loki Vol.3 #1 a 5, publicada entre julho e novembro de 2019. O roteiro do projeto é de Daniel Kibblesmith. A arte e a finalização são de Jan Bazaldua (creditado como Oscar Bazaldua) — exceto pela última edição, que é assinada por Andy MacDonald — e as cores são de David Curiel.

Não deixe de comentar sobre quais são as suas faces ou versões favoritas do personagem nos quadrinhos! E se sua versão favorita do deus da mentira e da trapaça não está aqui, dê mais detalhes sobre ela nos comentários!

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais