Home Colunas Lista | Os Filmes (originais) de 2015 que Ansiosamente Aguardamos

Lista | Os Filmes (originais) de 2015 que Ansiosamente Aguardamos

por Ritter Fan
32 views (a partir de agosto de 2020)

Está chegando o final de ano e é hora de olharmos para o quem vem por aí. Confabulamos muito e montamos uma lista dos 15 (16, na verdade) filmes originais que mais aguardamos em 2015. As regras são simples: (1) tem que ser filmes ainda não lançados no circuito comercial de cinema no Brasil mesmo que já tenham sido lançados fora daqui e (2) todos devem ser originais, ou seja, não podem ser continuações, prelúdios, spin-offs e reboots de outros filmes.

Mas podem deixar que faremos uma segunda lista, muito em breve, somente dedicada às continuações e afins.

Participaram da elaboração da lista Ritter Fan, Luiz Santiago, Guilherme Coral, Handerson Ornelas, Gisele Santos, Melissa Andrade e Lucas Borba.

Fiquem com a lista e, como sempre, queremos saber o que vocês acharam. Deixamos algo de fora? Incluímos algum que você não concorda? As datas de lançamento no Brasil são apenas previsões e poderão mudar.

A Teoria de Tudo
(The Theory of Everything, dir: James Marsh)

lista theory of everything

Gisele Santos: Filmes de superação são sempre sinônimos de bons números de bilheteria. Quando a história em questão é sobre o gênio da física Stephen Hawking então, é sucesso mais do que garantido. O filme acompanha toda a vida do personagem e se concentra no relacionamento de Hawking com sua namorada, assim como a descoberta de uma perigosa doença degenerativa. Eddie Redmayne (Os Miseráveis) é forte candidato ao Oscar de Melhor Ator.

Lucas Borba: Se um filme sobre um gênio já parece atrativo, imagine um filme sobre Stephen Hawking. O drama acompanha o jovem físico, hoje um dos cientistas mais consagrados da contemporaneidade, em suas descobertas ligadas ao tempo, resgatando o seu relacionamento com a aluna de Cambridge e sua primeira esposa, Jame Wide, além de retratar a descoberta de Hawking quanto à sua doença degenerativa. Com nomes como Eddie Redmayne (Os Miseráveis), Felicity Jones (O Espetacular Homem-Aranha 2) e Emily Watson (A Menina que Roubava Livros), podemos esperar atuações marcantes, cenas tocantes e de grande impacto reflexivo. Vai perder essa, gênio?

Luiz Santiago: Um dos teóricos que eu mais admiro e uma das histórias de vida mais interessantes no meio da ciência. Como é possível perder esse filme? Como não esperar muito para vê-lo?

Melissa Andrade: Creio que será extremamente interessante descobrir o outro lado do famoso Stephen Hawking e quem sabe fazer com que todos enxerguem o homem por trás da doença.

Previsão de lançamento no Brasil: 22 de janeiro.

Homem-Formiga
(Ant-Man, dir: Peyton Reed)

lista ant-man

Guilherme Coral: À essa altura do campeonato alguém realmente acha que esse filme não será bom?

Handerson Ornelas: Nunca li uma história do personagem, mas seus poderes e sua história são o suficiente pra esperar bastante do filme. Até agora a Marvel Studios vem sendo bondosa conosco, acredito que Homem Formiga será mais um grande acerto.

Luiz SantiagoMichael Douglas interpretando um super-herói. Essa é a única coisa que você precisa para justificar querer ver esse filme.

Previsão de lançamento no Brasil: 23 de julho.

O Jogo da Imitação
(The Imitation Game, dir: Morten Tyldum)

lista imitation game

Guilherme Coral: A chance de Benedict Cumberbatch se provar de vez (cumberbitches, de lado!). O filme já é um dos favoritos na corrida para o Oscar e cada trailer parece prometer ainda mais.

Melissa Andrade: Dá para resumir esse filme em poucas palavras. É baseado em uma história real pouco conhecida e que lida com os temas de guerra e espionagem que eu adoro. E, para completar, tem como protagonista Benedict Cumberbatch.

Previsão de lançamento no Brasil: 29 de janeiro.

O Destino de Júpiter
(Jupiter Ascending, dir: Andy e Lana Wachowski)

lista jupiter ascending

Luiz Santiago: Tudo bem que o elenco desse filme tem Channing Tatum e Mila Kunis, mas a proposta me parece chamativa, o trailer é empolgante, os efeitos são super cool e toda essa coisa de civilização extraterrestre, etc. parecem ser bem explorados pelos diretores, criadores da Trilogia Matrix. Esse eu quero ver!

Lucas Borba: Originalmente esperado para agosto de 2014, o novo filme dos irmãos Washowski, criadores do universo Matrix, teve sua estreia adiada sob a justificativa do tempo exigido para a pós-produção do longa. A aposta é novamente numa ficção científica, desta vez sobre uma empregada doméstica chamada Jupiter Jones (Mila Cunis), que sem saber é herdeira do posto de rainha do universo. O mundo de Jupiter vira de cabeça para baixo quando um ex-militar geneticamente modificado, Caine (Channing Tatum), chega à terra com a missão de proteger a moça contra inimigos que querem impedir a herdeira de assumir seu lugar de direito. Ambientada num universo futurista, a produção promete inovar nos efeitos especiais. Promessa vinda dos Washowski, é esperar para ver.

Previsão de lançamento no Brasil: 05 de fevereiro.

Birdman
(Idem, dir: Alejandro González Iñarritu)

lista birdman

Gilherme Coral: (1) Michael Keaton; (2) Iñarritu e (3) sensação de um plano sequência contínuo.

Gisele Santos: Alejandro González Iñárritu assume a direção deste filme que foi sucesso no festival de Veneza e promete mostrar o lado mais cômico do diretor, conhecido por dramas mais pesados como 21 Gramas e Babel. No elenco, Michael Keaton tem boas chances de conquistar uma indicação ao Oscar pela sua interpretação de um ator fracassado, conhecido pelo papel de um super-herói (qualquer semelhança pode não ser mera coincidência).Emma Stone, Naomi Watts e Edward Norton também estão no elenco. 

Previsão de lançamento no Brasil: 22 de janeiro.

Caminhos da Floresta
(Into the Woods, dir: Rob Marshall)

lista into the wood

Handerson Ornelas: Sim, Caminhos da Floresta tem tudo pra ser um típico filme de “conto de fadas” da Disney. No entanto, o filme, baseado no famoso musical, pode ser surpreendente. Primeiro, as músicas parecem ótimas. Segundo, o elenco é excelente (ainda que tenha Anna Kendrick nele). Terceiro, a beleza dos efeitos visuais já é o suficiente pra querer assistir o filme no cinema. Aguarde e confie.

Previsão de lançamento no Brasil: 29 de janeiro.

Divertida Mente
(Inside Out, dir: Pete Docter)

lista inside out

Handerson Ornelas: A Pixar pode ter diminuído seu nível, mas nunca decepcionou. Após um ano sem animações do estúdio e com a notícia de que o Estúdio Ghibli praticamente vai fechar as portas, Divertida Mente pode ser um prato cheio para o atual cenário das animações. A interessante sinopse, que personifica sentimentos dentro da mente de uma menina após mudar de vizinhança, corrobora com essa afirmação.

Previsão de lançamento no Brasil: 02 de julho.

Grandes Olhos
(Big Eyes, dir: Tim Burton)

lista big eyes

Gisele Santos: Esse promete ser um dos filmes mais diferentes de Tim Burton, pelo menos do que ele já fez até agora. Agora ele se entrega a um drama inspirado na história real dos artistas Margaret Keane e Walter Keane. Keane é conhecido por pintar lindos quadros com crianças com grandes olhos, mas na verdade quem pinta as telas é sua esposa. Amy Adams e Christoph Waltz, dois atores impecáveis, estão no elenco principal.
Previsão de lançamento no Brasil: 05 de fevereiro.

Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
(Foxcatcher, dir: Bennett Miller)

lista foxcatcher

Melissa Andrade: Qualquer ator que tenha passado por alguma transformação física em um filme merece ser visto. Nesse caso Steven Carrell está irreconhecível e Channing Tatum mostrando outra faceta além de dançarino.
Previsão de lançamento no Brasil: 29 de janeiro.

St. James Place (título ainda provisório)
(dir: Steven Spielberg)

lista st james

Lucas Borba: Para quem achou que os tempos de parceria Steven Spielberg e Tom Hanks tinham terminado, ela retorna com uma premissa instigante. No longa, Hanks é um advogado que, durante a Guerra Fria, é recrutado pela CIA para participar de um resgate a um piloto Norte-Americano preso na União Soviética. Integram o elenco Amy Ryan (Zona Verde), Mark Rylance (Blitz) e Alan Alda (O Aviador). Para completar, os irmãos Coen assinam o roteiro.
Previsão de lançamento no Brasil: ainda sem previsão (previsão de estreia nos EUA: 16 de outubro).

Chappie
(Idem, dir: Neill Blomkamp)

lista chappie 2

Ritter Fan: Não adianta, eu gosto do Blomkamp e verei qualquer coisa que ele fizer. E esse simpático robô que dá nome ao filme pode resultar em um filme muito interessante.
Previsão de lançamento no Brasil: 16 de abril.

O Coração do Mar
(In the Heart of the Sea, dir: Ron Howard)

lista in the heart of the sea

Ritter Fan: Baseado no romance que conta a história real que inspirou Moby Dick? Ron Howard fazendo biografia? A chance de Chris Hemsworth provar-se como mais do que apenas Thor? Cillian Murphy? Pode contar comigo!
Previsão de lançamento no Brasil: 19 de março.

Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível
(Tomorrowland, dir: Brad Bird)

lista tomorrowland

Ritter Fan: Dirigido pelo fantástico Brad Bird, com trama mantida a sete chaves, estrelando George Clooney e Hugh Laurie em uma história baseada em uma das “terras” da Disneylândia? Mas não tem perigo de eu não estar na fila na primeira sessão disponível na maior tela possível, segurando o maior pote de pipoca que encontrar…
Previsão de lançamento no Brasil: 28 de maio.

Mr. Holmes
(dir: Bill Condon)

lista mr holmes

Ritter Fan: As únicas coisa que sei sobre esse filme são que ele conta a história de um Sherlock Holmes mais velho vivido por Ian McKellen e que ele será dirigido por Bill Condon. Mas foi “Holmes + McKellen” que me fisgou desde o primeiro momento mesmo.
Previsão de lançamento no Brasil: 2015 (não há previsão exata de estreia nem no Brasil nem no exterior).

The Hateful Eight
(dir: Quentin Tarantino)

lista hateful eight

Ritter Fan: É um filme de Quentin Tarantino, o que significa que, automaticamente, ele TEM que constar de qualquer lista dessa natureza. E com um elenco composto por Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Tim Roth, Bruce Dern, Zoë Bell, Michael Madsen, Demian Bichir, Channing Tatum e Jennifer Jason Leigh não há como simplesmente ignorar o lançamento, mesmo que você seja um dos detratores desse brilhante diretor.
Previsão de lançamento no Brasil: 2015 (não há previsão exata de estreia nem no Brasil nem no exterior).

Hors-Concours

Whiplash: Em Busca da Perfeição
(Whiplash, dir: Damien Chazelle)

lista whiplash
Ritter Fan: Esse nós já vimos (leiam a crítica aqui) e já nos certificamos que todos os elogios do poster são realmente devidos. Um dos melhores de 2014 e que, se não abocanhar muitos prêmios grandes, ficaremos muito, mas MUITO desapontados. Vejam no cinema. Não se arrependerão.
Previsão de lançamento no Brasil: 08 de janeiro.

Você Também pode curtir

12 comentários

Tiago Lima 23 de dezembro de 2014 - 16:09

Sinceramente eu estou em cólicas para ver A Teoria de Tudo e O Jogo da Imitação, por que eu amo um dramão. Hahaha. E pelo fato de ter, no ultimo, o Cumberrbach.

Em cólicas menores estão The Hateful Eigh. E Mr. Holmes tbm, pq Sir Ian é muito amor, é muito bom em tudo o que faz e continuar na ativa na idade q ele possuie é um mérito e tanto.

Responder
planocritico 24 de dezembro de 2014 - 12:05

Quero ver todos esses, mas o que quero mais é The Hateful Eight.

– Ritter.

Responder
Fernando de Moraes 22 de dezembro de 2014 - 16:53

O filme que eu mais aguardo (dos originais) é, sem dúvida alguma, “The Hateful Eight”, afinal de contas é Quentin Tarantino (e sim, eu sou um fã xiita do cara, e mesmo que seja uma porcaria – o que eu acho praticamente impossível – eu vou gostar, por que eu sempre gosto dos filmes dele).

Estou ansioso, também, por “O Destino de Jupter” e irei prestigiá-lo no cinema. O visual do filme, pelo que pode ser visto até agora pelos trailers, é fantástico e me deixou bastante animado por essa volta dos irmãos Wachowshi à ficção cientifica, depois da trilogia Matrix e do subestimado (e que eu gostei muito) Cloud Atlas.

Responder
planocritico 23 de dezembro de 2014 - 14:02

@fernandodemoraes:disqus, estou com você: se eu tivesse que escolher UM SÓ para ver em 2015, seria The Hateful Eight (confesso que seguido de perto por Birdman). Adoro o Tarantino também!

Esse Destino de Júpiter não me animou não… Mas sei que assistirei também…

Abs, Ritter.

Responder
Fernando de Moraes 24 de dezembro de 2014 - 11:31

Esqueci de mencionar Birdman, fechando minha lista em 4º, atrás de um filme que estou bastante curioso pra ver e que não está na lista do Plano Crítico, que é a ficção científica “Ex Machina”, dirigida por Alex Garland e com Oscar Isaac no elenco.

Responder
planocritico 24 de dezembro de 2014 - 12:08

Também estou muito curioso por Birdman.

E esse Ex Machina tem uma temática boa, mas fico com pé atrás hoje em dia com filmes de ficção científica. Vamos torcer para o Alex Garland acertar.

Abs, Ritter.

Responder
Rilson Joás 9 de dezembro de 2014 - 19:08

Grandiosa lista, esperando especialmente pela dobradinha cientista, pelo Tarantino, e pelo Mr. Holmes. Quanto ao Formiga, não sei de quando é o personagem, mas o encolhedor na minha mente é o Chapolin. Também quero ver como vão tratar isso em Arrow com o Atom.

Responder
planocritico 9 de dezembro de 2014 - 23:46

Valeu, @disqus_fYzC6RP299:disqus!

Sobre o Homem-Formiga, ele é um personagem clássico da Marvel, criado 1962, e um dos primeiros integrantes dos Vingadores. Sua identidade mais clássica, a de Hank Pym, um cientista, foi o responsável, nos quadrinhos, pela criação de Ultron, que será o inimigo do segundo filme dos Vingadores. Pym será vivido por Michael Douglas no filme e o Homem-Formiga versão “jovem” será vivido pelo ator Paul Rudd como Scott Lang, a segunda versão do Homem-Formiga nos quadrinhos.

Tem potencial. Mas teremos que esperar, claro!

Abs, Ritter.

Responder
Rafael Gardiolo 9 de dezembro de 2014 - 18:04

Se o Edgar Wright voltar para Homem-Formiga eu ficarei ansioso em assistir. Sinceramente, Tomorrowland é o que mais me empolga, mas muito mais que qualquer outro (original ou não) em seguida: Foxcatcher, The Most Violent Year e Birdman.

Responder
planocritico 9 de dezembro de 2014 - 23:48

Ah, mas Wright não volta mais não. Muito sinceramente, na estrutura “meio fábrica” dos filmes da Marvel, não há espaço para um diretor mais autoral como ele. Seria um risco muito grande de fazer algo desgarrado da linha mestra narrativa.

Cá entre nós, o filme que realmente mais espero para ano que vem é Birdman. Extremamente curioso para vê-lo e eu até o tinha colocado na minha lista publicada em 2013 sobre os filmes de 2014…

Abs, Ritter.

Responder
Rafael Gardiolo 10 de dezembro de 2014 - 02:17

Pior vai ser ver o Wright virar bode expiatório, se homem-formiga for ruim vai ter gente colocando a culpa nele, se for bom vai ser porque ele saiu. Torcendo pra que ele feche com Star Trek.
Cara, 21 gramas é um dos melhores filmes que já vi, e o Keaton no trailer tá assustador. Legal perceber que Birdman; Tomorrowland; Foxcatcher; todos de cineastas recentes.

Responder
planocritico 10 de dezembro de 2014 - 17:54

Vai ser muita sacanagem com o Wright se a galera ficar falando isso…

– Ritter.

Responder

Escreva um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais