Lista | Quentin Tarantino – Os Filmes Ranqueados

Começando sua carreira em longas em 1992 com Cães de Aluguel, Quentin Tarantino rapidamente tomou o mundo de assalto com suas obras que bebem profundamente do Cinema em si e sem medo de transitar entre gêneros diferentes, sempre com sua pegada pop que é sua marca registrada. Um dos mais importantes diretores americanos na ativa, o cineasta dirigiu – em sua integralidade – apenas 10 longas, contando com Era uma Vez em… Hollywood, ainda que, em sua contagem própria que reúne os dois Kill Bill em um só, este seja seu 9º filme. Certamente uma quantidade pequena, mas mais certamente ainda, com qualidade alta.

Reunimos nossos redatores (10 de um total de 12) e cada um de nós montou sua lista do melhor ao pior (ou ao “menos melhor” na maioria dos casos) da filmografia de Tarantino, valendo apenas os filmes integralmente dirigidos por ele. A primeira colocação valia nove pontos e, a última, 1 ponto. Tabulados os resultados, houve apenas um empate que foi resolvido pela nota mais alta que o filme recebeu (se um deles tem como nota mais alta um oito e o outro sete, por exemplo, o que tem oito ficou na frente). Além disso, pedimos que cada um avaliasse em estrelas cada um dos filmes, de forma que pudéssemos fazer uma média (arredondada para o número inteiro ou .5, o que fosse mais próximo, mas com viés de beneficiar). Mas importante: o que vale para o ranking é a pontuação; as estrelas são meramente ilustrativas e nem sempre se encaixam com a colocação da obra na lista.

Além disso, decidimos dar nomes aos bois e disponibilizamos o ranking individual no menu extensível ao final da lista principal. E não incluímos Era uma Vez em… Hollywood por nem todo mundo tê-lo assistido ainda. A crítica de cada filme pode ser acessada clicando no respectivo título.

Queremos saber se vocês concordam, concordam parcialmente ou discordam, mandando suas próprias listas lá nos comentários para podemos conversar!

Vamos lá?

9º Lugar:
À Prova de Morte
26 pontos

(37,5 estrelas)

O último lugar já era mais do que esperado, então não tem nenhuma surpresa aqui. O que há é a confirmação de que mesmo o “pior” de Tarantino é, apenas, o “menos melhor”, já que À Prova de Morte, apesar de ter sido colocado cinco vezes em último lugar, teve 3 como a menor nota em estrelas.

8º Lugar:
Jackie Brown
40 pontos

(43 estrelas)

Também nenhuma surpresa, pois Jackie Brown é um dos filmes mais injustamente esquecidos do cineasta. Mas o mesmo fenômeno visto em À Prova de Morte se repete aqui, já que o terceiro filme de Tarantino ganhou um último lugar, dois penúltimos lugares, mas a nota em estrelas mais baixa que recebeu foi 3 (e uma só), seguida de um 3,5 e, depois, tudo 4 ou mais, com um total de estrelas maior do que Cães de Aluguel, Kill Bill: Volume 2, Django Livre e Os Oito Odiados. Impressionante.

7º Lugar:
Cães de Aluguel
44 pontos

(42 estrelas)

É aqui que as coisas começam a realmente ficar interessantes. De 10 votantes, apenas dois colocara o primeiro filme do diretor em penúltimo e último lugares, com esses mesmos votantes dando uma nota 2 em estrelas. Depois, um deu 4 estrelas, dois deram 4,5 e o restante 5, ou seja, nota máxima. Um filme com esse pedigree ficando em 7º lugar de uma lista é um atestado da qualidade da filmografia de Tarantino.

6º Lugar:
Kill Bill, Volume 2
44 pontos

(42 estrelas)

Empatado em pontos com Cães de Aluguel, mas ficando na frente por ter um segundo lugar contra nenhum segundo lugar do anterior, o final da saga da Noiva só levou uma nota 3 e outra 3,5, com todo o restante ficando em 4 ou mais.

5º Lugar:
Django Livre 
48 pontos

(42,5 estrelas)

O primeiro faroeste de Tarantino é muito bem quisto entre os redatores do site, tendo ficado apenas em um último lugar (mesmo assim levando 3,5 estrelas) e dois penúltimos lugares, um com 2 estrelas e o outro com, pasme, 4 estrelas. Apesar de não ter ficado no topo de lista alguma – mas teve dois vices – o filme levou quatro notas máxima em estrelas.

4º Lugar:
Os Oito Odiados 
55 pontos

(42 estrelas)

Os Oito Odiados talvez tenha sido a maior surpresa da lista, já que ele é um filme normalmente divisivo, do tipo ameo-o ou odeie-o. E, de fato, houve um pouco disso entre os votantes, já que o segundo faroeste de Tarantino levou dois primeiros lugares e um último lugar, mas nenhuma nota em estrelas menor do que 4 (com cinco notas máximas), com exceção de uma: o mesmo votante que colocou o filme em último lugar, deu apenas 1 estrela a ele. O resultado é que o teatro filmado do cineasta acabou em excelente colocação, bem distante do 5º lugar.

3º Lugar:
Bastardos Inglórios
60 pontos

(46,5 estrelas)

O primeiro filme de época de Tarantino e que revelou Christoph Waltz para o mundo ficou em primeiro lugar em três listas, levando um total de seis notas máximas em estrelas, com sua mais baixa colocação sendo um 7º lugar e 3,5 estrelas. Chutar bundas de nazistas com certeza faz um bem danado.

2º Lugar:
Kill Bill, Volume 1
65 pontos

(47,5 estrelas)

Mas trucidar um exército de japoneses mascarados faz mais bem ainda, pelo visto! O enlouquecido e sensacional Kill Bill: Volume 1, ficou em segundo lugar e, mais do que isso, bem perto do primeiro, apenas três pontos atrás. Apesar de não ter ficado em nenhum primeiro lugar, o começo da vingança da Noiva ficou em quatro segundos lugares e dois terceiros lugares, com apenas uma nota em estrelas inferior a 4,5 (3 estrelas).

1º Lugar:
Pulp Fiction – Tempo de Violência
68 pontos

(47 estrelas)

Nenhuma surpresa no último lugar e nenhuma surpresa no primeiro lugar também. O filme que definitivamente colocou Tarantino no mapa cinematográfico mundial ainda é o preferido de muitos e não sem razão. Entre os 10 votantes, o filme não amealhou nenhuma colocação mais baixa do que 6º lugar e nada menos do que sete notas máximas em estrelas, com as três restantes sendo 4. Curiosamente, em quantidade de estrelas, ficou levemente abaixo do segundo lugar da lista.

Clique na Seta para Ver os Ranqueamentos Individuais

Atenção: ordem do melhor para o “pior”. Os números após os títulos indicam a quantidade de estrelas (5 é o máximo).

Ritter Fan

1. Os Oito Odiados – 5
2. Kill Bill: Volume 2 – 5
3. Pulp Fiction – 5
4. Jackie Brown – 5
5. Kill Bill: Volume 1 – 5
6. Bastardos Inglórios – 5
7. Cães de Aluguel – 4,5
8. Django Livre – 4
9. À Prova de Morte – 3,5
.

Luiz Santiago

1. Os Oito Odiados – 5
2. Django Livre – 5
3. Kill Bill: Volume 1 – 5
4. Kill Bill: Volume 2 – 5
5. Bastardos Inglórios – 5
6. Pulp Fiction – 5
7. Cães de Aluguel – 4,5
8. Jackie Brown – 4,5
9. À Prova de Morte – 3,5
.
Leonardo Campos
.
1. Bastardos Inglórios – 5
2. Kill Bill: Volume 01 – 4,5
3. Kill Bill: Volume 02 – 4
4. Django Livre – 4
5. Pulp Fiction – 4
6. Jackie Brown – 4
7. A Prova de Morte – 3,5
8. Cães de Aluguel – 2
9. Os Oito Odiados – 1
.
Handerson Ornelas
.
1. Pulp Fiction – 5
2. Django Livre – 5
3. Os Oito Odiados – 5
4. Cães de Aluguel – 5
5. Kill Bill: Volume 1 – 5
6. Bastardos Inglórios – 5
7. Kill Bill: Volume 2 – 4
8. À Prova dd Morte – 4
9. Jackie Brown – 3
.
Rafael Lima
.
1. Kill Bill: Volume 2 – 5
2. Kill Bill: Volume 1 – 5
3. Cães de Aluguel – 5
4. Django Livre – 4,5
5. Pulp Fiction – 4
6. Os Oito Odiados – 4
7. Bastardos Inglórios – 3,5
8. Jackie Brown – 3,5
9. À Prova de Morte – 3
.

Bruno Pires

1. Jackie Brown – 5
2. Bastardos Inglórios – 4
3. Os Oito Odiados – 4
4. À Prova de Morte – 4
5. Pulp Fiction – 4
6. Kill Bill: Volume 2 – 3
7. Kill Bill: Volume 1 – 3
8. Django Livre – 2
9. Cães de Aluguel – 2
.

Roberto Honorato

1. Bastardos Inglórios – 5
2. Pulp Fiction – 5
3. Kill Bill: Volume 1 – 5
4. Django – 5
5. Cães de Aluguel – 4
6. Jackie Brown – 4
7. Os Oito Odiados – 4
8. À Prova de Morte – 3,5
9. Kill Bill: Volume 2 – 3,5
.

Rodrigo Pereira

1. Bastardos Inglórios – 5
2. Kill Bill: Volume 1 – 5
3. Pulp Fiction – 5
4. Django Livre – 5
5. Os Oito Odiados – 5
6. Cães de Aluguel – 5
7. Jackie Brown – 5
8. Kill Bill: Volume 2 – 4,5
9. À Prova de Morte – 4
.

Gabriel Carvalho

1. Pulp Fiction – 5
2. À Prova de Morte – 5
3. Cães de Aluguel – 5
4. Kill Bill: Volume 1 – 5
5. Jackie Brown – 4,5
6. Bastardos Inglórios – 4,5
7. Os Oito Odiados – 4
8. Kill Bill: Volume 2 – 4
9. Django Livre – 3,5
.

Fernando Campos

1. Pulp Fiction – 5
2. Kill Bill: Volume 1 – 5
3. Os 8 Odiados – 5
4. Cães de Aluguel – 5
5. Bastardos Inglórios – 4,5
6. Jackie Brown – 4,5
7. Django Livre – 4,5
8. Kill Bill: Volume 2 – 4
9. À Prova de Morte – 3,5

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.