Lista | Star Wars Resistance – 1ª Temporada: Os Episódios Ranqueados

plano critico star wars resistance serie

Nota da Temporada

Depois do sucesso da sua última animação, Dave Filoni e seu time de animadores, produtores e roteiristas voltam a nos contar histórias sobre a galáxia muito distante. Mesmo com um time de produção muito parecido com o de RebelsStar Wars Resistance se mostra diferente logo à primeira vista. As duas principais séries do universo SW até agora utilizaram-se da mesma estética. Para muitos (inclusive eu) animação em 3D era o formato ideal para se contar uma história animada da saga. Desde Clone Wars essa tecnologia avançou muito e dominou o seu nicho de atuação. Contrariando todas as expectativas, Filoni e sua equipe optaram por uma estética quase 2D.

Aqui estão classificados todos os episódios da temporada, com os links para as críticas completas e um trecho delas em cada colocação. Não deixe de comentar sobre quais foram os seus episódios favoritos!

.

20º Lugar: Bibo

1X12

No final Bibo foi um episódio que pode ser muito bem rotulado como um filler. A sensação que fica, depois de ver um trailer interessante como o que anunciava a volta da segunda metade da primeira temporada, é de um freada brusca. Porém, se olharmos com mais calma iremos encontrar um episódio que serve de largada para tramas interessantes que virão no futuro. O roteiro de Paul Giacoppo é extremamente previsível, mas não duvido que Resistance utilize-se de muito do que foi estabelecido em Bibo para essa parte final da temporada.

.

19º Lugar: Fuel for the Fire

1X04

Com uma trama repetitiva, Fuel for the Fire é o episódio mais gratuito que Resistance apresentou até agora. É compreensível que a série desacelere em determinados pontos, mas é um sinal de alerta perigoso que essa desaceleração aconteça tão cedo na temporada.

.

18º Lugar: Signal from Sector Six

1X07

Signal from Sector Six começa muito bem, a aparição de Poe Dameron, narrado pelo próprio Oscar Isaac que não cansa de entregar bem suas participações, sustenta boa parte da narrativa. Porém, o roteiro escrito por Brandon Auman perde tempo com diversas trivialidades que fazem o espectador perder o foco da trama principal.

.

17º Lugar: The First Order Occupation

1X15

The First Order Occupation é um episódio que começa com discussões relevantes e novas, tanto para a série quanto para a saga, mas acaba preferindo mostrar algo que toda a audiência já está cansada de ver. Tudo que foi evidenciado na segunda parte da trama de Kevin Burke e Chris Wyatt  já tinha sido trabalhado na primeira metade de temporada. Faltam apenas três episódios para o fim da temporada e espero que a série perceba que dilemas já trabalhados não precisam voltar a existir. Está na hora de seguir em frente, pois o futuro parece muito mais interessante que o passado.

.

16º Lugar: The Triple Dark

1X03

No final do episódio temos uma revelação de uma trama maior daquela que, até agora, presenciamos. O período entre os filmes O Retorno de Jedi e O Despertar da Força ainda está muito nebuloso para todos os fãs da saga, mas Resistance parece flertar com revelações que têm potencial de serem realmente relevantes para o cânone da saga. É esperar para ver.

star wars resistence plano critico

.

15º Lugar: Secrets and Holograms

1X10

Ver toda a trama de Resistance ser contada pelos olhos de uma personagem que, até então, não tinha sido muito explorada é muito interessante. Compreender cada uma das personalidades de todos os principais personagens é essencial para compreendê-los. Resistance tem sido muito competente em apresentar e desenvolver, não só a sua trama principal, mas também suas subtramas.

.

14º Lugar: The High Tower

1X05

O roteiro de Stephany Folsom utilizar-se muito bem de personagens de apoio da série animada. Torra Doza, Tam Ryvora e o Capitão Doza tem, cada um ao seu momento e importância, uma relevância grande para a trama. Assim como Jarek Yeager, no episódio passado, espero que as histórias por trás de cada um deles sejam reveladas no futuro da animação. É comum vermos uma série animada começar com o freio de mão puxado para depois ser ousada e explorar artifícios até então inéditos. Foi assim com Rebels e com Clone Wars, e também é assim com muitas séries que não pertencem ao universo de Star Wars como AvatarSteven UniversoHora de Aventura e muitas outras.

TheHighTower-star wars resistance plano critico

.

13º Lugar: The Core Problem

1X17

O grande problema da trama de “The Core Problem”, escrita pela dupla Kevin Burke e Chris Wyatt, é na verdade o grande problema de toda a primeira temporada de Resistance. O grande mistério a ser resolvido pelos personagens não é nenhum grande mistério para a audiência. Nós já sabemos o que destruiu os planetas que Poe e Kaz investigaram, estamos tão na frente dos personagens que vimos até essa grande ameaça já ser destruída. Minha maior curiosidade como espectador da animação e dos filmes é saber como que Resistance se encaixará dentro da trama de O Despertar da Força.

.

12º Lugar: Dangerous Business

1X13

Dangerous Business foi um episódio focado em mostrar que Kaz progrediu como mecânico e como espião, o roteiro de Eugene Son faz questão de focar em partes onde essa evolução é evidente. Especula-se que a próxima temporada da série será passada fora da plataforma e que o protagonista precisa crescer em habilidades para poder fazer isso. Enquanto isso não acontece, o público espera para ver revelações realmente novas.

.

11º Lugar: Station Theta Black

1X11

Nós sabemos que a primeira temporada de Star Wars Resistance terá 22 episódios, Station Thta Black marca o meio desta temporada, com isso em mente, acho interessante olharmos para trás e vermos o que a série tem nos entregado. Sobre tudo, acredito que Resistance teve um bom começo, ela ainda se parece muito com Rebels, e isso pode ser algo muito bom ou muito ruim.

.

10º Lugar: The Recruit

1X01 e 2

Com uma animação moderna, mas um roteiro bem clichê, os primeiros dois episódios de Star Wars Resistance dão muita segurança para os fãs da Saga. Dave Filoni está acostumado a tomar decisões que torcem o nariz de sua audiência, esses caminhos controversos sempre acabam surpreendendo a todos pela forma que são contados. Vamos esperar e ver o que ele está aprontando para essa nova jornada.

.

9º Lugar: The New Trooper

1X16

O episódio termina com Kaz e Yeager analisando as informações roubadas pelo menino espião. Com o novo conhecimento do tamanho da frota de naves da Primeira Ordem, Yeager especula que o interesse tão grande para com a Colossus é para que a mesma possa ser utilizada como plataforma de abastecimento. The New Trooper foi um episódio que conseguiu recolocar a série dentro de seu arco mais interessante. É claro que o episódio ainda possui seus momentos de alívio cômico escrachado, mas esses poucos me incomodam perto da possibilidade de termos um bom arco nessa parte da linha temporal tão pouco explorada por Star Wars.

.

8º Lugar: The Disappeared

1X18

Na última cena do episódio vemos Kaz voltando para a oficina, quando ele chega no local encontra seus amigos rendidos por diversos Stormtroopers. Com certeza esse foi o maior gancho que a série já nos deixou entre um episódio e outro. The Disappeared foi o episódio que mais mostrou essa construção de tensão entre o regime e o resto da galáxia. Mesmo que aqui vejamos apenas um recorte muito pequeno da vastidão do mundo de Star Wars. Tudo se encaminha para um momento de grande tensão, que são os acontecimentos ocorridos nos últimos dois filmes da franquia. Estou muito interessado para ver qual será a trama paralela de Kaz e a Colossus.

.

7º Lugar: The Doza Dilemma

1X14

The Doza Dilemma, dirigido por Sergio Paez e roterizado por Gavin Hignight, foi um episódio que fez com que a trama de Resistance seguisse em frente. Nele vimos a Primeira Ordem conseguir seu objetivo de entrar na plataforma, e finalmente, vimos Kaz descobrir que Synara não é flor que se cheire. Além disso, os piratas também podem ser uma parte da trama a ser explorada, já que com certeza eles não gostaram da traição que sofreram da Primeira Ordem e podem vir a causar muitos problemas nos próximos episódios. Tomara que a pegada da série continue nessa linha.

tThe Doza Dilemma raining-remotes-resistance-1024x576

.

6º Lugar: The Children from Tehar

1X06

Uma das coisas mais interessantes de The Children from Tehar é o desenvolvimento de Kaz, o protagonista da série está abandonando o seu comportamento individualista e está começando a pensar mais nos outros. É bom vermos um simples menino, criado e mimado pelo pai, dando os seus primeiros passos em um mundo muito maior.

.

5º Lugar: Synara’s Score

1X08

É bom ver a série se desligando do formato de animações já tradicional de Star Wars, ver um canto isolado da galáxia quase nos faz esquecer de elementos chaves da série, como a força. O desafio de Star Wars Resistance é muito maior que a de qualquer outra série animada da galaxia muito distante, Dave Filoni e seu time de desenvolvedores devem criar uma história intrigante, sem o elemento mais precioso da saga. Que essa missão continue a ser feita como aconteceu em Synara’s Score.

.

4º Lugar: Descent

1X19

Descent foi um episódio que mais fez avançar a trama de Star Wars Resistance desde a parada da série no meio da temporada. O roteiro de Paul Giacoppo não depende de momentos bobos para progredir, muito pelo contrário, este com certeza é o episódio mais sério e real que toda a animação já nos mostrou. Com apenas dois episódios para acabar, Resistance já nos deixa ansioso para a segunda temporada. Sabemos que a série não será capaz de resolver tudo o que lhe é pedido nos seus últimos 40 minutos. Vamos ver o que Dave Filoni e seus amigos estão aprontando dessa vez.

.

3º Lugar: The Platform Classic

1X09

Assim como Rebels, Resistance têm utilizado os episódios conhecidos como filler para compor o universo da série. Fuel for the Fire era um dos capítulos mais sem brilho que a animação tinha nos apresentado, porém sem ele nós não saberíamos um pouco do passado de Yaker e do perigo que o Hyper Fuel pode ser. Essas duas revelações feitas pelo terceiro episódio são essenciais para entender The Platform Classic, ou seja, um episódio ruim acaba sendo base de um episódio melhor.

.

2º Lugar: No Escape: Part One

1X20

Diferente do que vinha acontecendo, quando os primeiros dois episódios e os seasons finales eram apresentados de uma vez, teremos que esperar mais alguns dias para ver o encerramento da primeira temporada de Resistance. É interessante ver como a série tem amadurecido até aqui, Kaz começa como um menino mimado e extremamente dependente de seus pais, esses que não estão mais com ele para o apoiar. Com um dos roteiros, escrito por Brandon Auman, mais carregados até então a primeira parte de No Escape nos mostrou que a animação pode ser cada vez mais aquilo que nós esperamos que ela seja. Quem diria que uma série que se passa apenas dentro de uma plataforma poderia ser tão interessante?

.

1º Lugar: No Escape: Part Two

1X21

Desde o começo do primeiro episódio venho falando que Dave Filoni e sua equipe de produtores, animadores, diretores e roteiristas sabem construir uma narrativa seriada. Com o encerramento da primeira temporada de Star Wars Resistance consigo ver o porque de todos aqueles momentos que presenciamos uma narrativa muito infantil. Assim como em Rebels e Clone Warsa nova série animada de Star Wars nos entrega uma narrativa que explora um lado pouco mostrado durante os longas da Saga. Que venha a segunda temporada, e que Dave Filoni continue a ser um produtor que pouco se importa com as críticas negativas, pois ele sabe exatamente aquilo que está fazendo.

PEDRO CUNHA . . . Com corpo e alma de Hobbit, sou um eterno Padawan e aprendiz. Amigo dos ursos, dos elfos e das águias. Nativo de Krypton e apreciador da sétima, nona e de TODAS as artes. Quando tentado sempre rebato; "sou um Jedi, como meu pai antes de mim".