Home Colunas Lista | The Flash – 8ª Temporada: Os Episódios Ranqueados

Lista | The Flash – 8ª Temporada: Os Episódios Ranqueados

Tudo bem instável, mas finalmente amadurecendo perto do fim.

por Davi Lima
4,7K views

the flash

Definir essa oitava temporada como INSTÁVEL é fácil. Era difícil haver duas consecutivas com episódios acima da média, ou qualidade semelhante. Ao mesmo tempo, na média do cálculo, quando se assiste um episódio ótimo e outro regular/irregular em seguida…o positivo tende-se a crescer – assim como a batalha final da série entre as Forças Negativas e Forças Positivas na Força da Aceleração. Na guerra entre o super-herói principal contra o vilão super reverso tudo se equilibrou. A novela que começou intensa num Armageddon se esfriou numa meditação na sala de estar.

Não é a última temporada, mas poderia ser. Ao mesmo tempo, uma nona temporada não faria mal, mesmo que, mediante as limitações da série…pode ser também um grande desastre. Não fiquemos ansiosos ou preocupados…especialmente agora que Barry Allen está mais veloz, mas nem precisou correr tanto para finalmente expurgar o seu arqui-inimigo. Ao menos esse oitavo ano comentou sobre o legado velho e desgastado de The Flash, então há esperança consciente para um final digno, talvez. Confere o ranking dessa instável e boa (?) temporada.

 

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

 

20º Lugar: Phantoms
8X09

Mesmo o personagem Chester ganhando praticamente um episódio para si, num conflito com uma espécie de “simbionte de fogo” que procura vítimas de pessoas enlutadas, é tudo uma grande mentira para nos lembrar do problema de Iris – que ela não vai contar para Barry…porque sim.

phantoms

19º Lugar: Armageddon, Part 1
8X01

A sensação é que esse começo de evento nem parece um evento, em que o Armageddon não existe, porque tem tanto peso dramático dos personagens mal enraizado que qualquer novidade maior é expulsa pela concorrência do drama já existente.

armageddon

18º Lugar: Ressurection
8X11

Claro, entramos aqui num dilema moral que alguns espectadores vão concordar demais e outros de jeito nenhum, mas o que esse episódio da semana provoca é mais uma enganação do que uma esperta surpresa. É uma grande linha tênue, mas que mediante aos diálogos e montagem do episódio é possível entender do porque o gancho, os dois ganchos, são pavorosos, mesmo não estragando a história como um todo.

Resurrection

17º Lugar: Negative, Part One
8X19

Meena gritando ao ver seu amor estraçalhado pode ser forte, porém para nós, que já vimos milhões de planos de Thawne, soa como uma sacada mal feita tentando imitar Scooby-Doo. Quando o desenho dos cachorro tirava a máscara do vilão era uma grande expectativa, já Negative, Part One mostra um showrunner perdido em como se livrar do Flash Reverso sem parecer fácil demais

Yellow Tie

16º Lugar: Into the Still Force
8X15

A produção do episódio aproveitou a história do Deon, a aparição de Nora West-Allen e o conhecimento do mundo de uma energia cósmica para disfarçar uma progressão na narrativa da série. Porém, isso nem caracteriza um filler, nem uma continuação, criando, talvez, um propósito de episódio chamado dúvida-promessa. Ironicamente falando, parece que Into the Still Force “inova” pessimamente em propor dúvidas como novos ganchos e promessas como finais de episódio.

Still Force

15º Lugar: Lockdown
8X07

Então, existe uma perspectiva de mudar o status quo, usando a questão episódica para incorporar problemáticas do heroísmo, como Flash resolvendo crimes e Kramer reclamar das provas desses crimes, assim como Barry se empolgando com seus poderes. Mas ao mesmo tempo tudo ainda se mantém no mesmo status da dinâmica de dois dramas correlacionados, mantendo a segura maneira da série compreender que sua qualidade vai ser desenvolver personagens, como Caitlin e Kramer. A morosidade de Lockdown vem, assim, de uma indecisão.

14º Lugar: Armageddon, Part 5
8X05

Enfim, o evento termina já terminado, mesmo que não pareça em linhas escritas acerca do assunto. O que fica de interessante mesmo é que Flash teve registrado mais um embate moral digno diante de seu maior vilão Flash Reverso e ainda ganhou o uniforme completo (FINALMENTE) com botas douradas maravilhosas – a consequência mais imediata do Armageddon.

13º Lugar: Death Falls
8X13

Constantemente nas cenas há essa busca didática de nos ensinar claramente: sofrimento é importante, sofrimento é importante. Isso não é novo em The Flash, tanto essa busca por repetir para firmar uma ideia que não se sabe muito bem desenvolver, ou um facilitação para buscar uma justificativa do episódio de se tornar temático. O problema é que dessa vez não se alcança um auge dramático com Frost morrendo para ser o nosso sofrimento…apenas mostra que isso iria acontecer logicamente.

Death Falls

12º Lugar: Impulsive Excessive Order
8X06

O problema é o percurso, a jornada que cria efeitos irritantes quando se trata de Bart e Nora tentarem acertar, e na atuação exagerada de Jordan e Jessica para compensar o tempo de tela. Ironicamente tudo é bastante rápido e impulsivo por parte dos personagens e atores interpretando na primeira metade do conflito temporal de Impulsive Excessive Disorder. Ainda que se possa raciocinar numa coerência deles serem jovens, velocistas e filhos do Barry, pensando na simplicidade do episódio e especialmente em como o episódio se resolve pode-se considerar má qualidade mesmo.

impulsive

11º Lugar: Keep it Dark
8X17

Independente do seu processo de crença no crescimento de Allegra e nas reações dos personagens na CCC Media numa situação de desespero, quando Allegra utiliza seus poderes e cenas de ação acontecem, Keep it the Dark entrega algo que vale a pena. É como se houvesse uma trava que Danielle dirigia o roteiro de Kristen e Emily, mas que no final valesse a pena para ao menos acreditar que Allegra é realmente forte como heroína.

Keep it the Dark

10º Lugar: Reckless
8X10

O tom novelesco, em como Frost é posta num círculo de discussão entre Barry, Caitlin e Dr. Carla, inicialmente é fraco. Existe um ímpeto heroico da personagem com poderes de gelo, mas em geral há uma atmosfera infantil em se trabalhar com a personagem. Apesar disso, o tema da responsabilidade, algo que atinge muito Barry, acaba incluindo a maternidade, em como Carla enxerga a filha gelada dentro do seu universo familiar ou científico. A motivação por prender o fogo escuro é o de menos, quando o principal é a mãe se propor como parte com a filha, mostrando que tem poderes de gelo também. O foco é na relação das duas, o que incrementa um drama comum, porém bem estruturado.

Reckless

9º Lugar: Funeral for a Friend
8X14

Porque The Flash chegou num patamar repetitivo de que tudo é explosivamente dramático, e esse episódio por meio do tema do funeral consegue trazer uma quebra de expectativa inteligente em direção aos ganchos para o percurso da 8ª temporada. Por isso, a divisão dos tempos de personagens com os nomes de cada um deles na tela, todos tentando homenagear Frost mediante o discurso de Joe, que propunha homenagens individuais como uma cura para a família Team Flash, abafa algo implícito, bem relacionado a Caitlin: o que Frost iria querer de fato após sua morte?

8º Lugar: Negative, Part Two
8X20

Por ironia da série, chegando ao final da temporada com mais equilíbrio no melodrama, todo o conflito principal de trazer o Flash Reverso é matar Íris para forçá-lo a renascer no corpo de Eobard Thawne. As Forças Negativas precisavam desse ato sacrificial – assim como Barry fez o Armegeddon por Íris – para que o negativo crescesse no avatar que equilibraria a Força da Aceleração (isso é muito Star Wars). Então, só é uma troca por atitudes forçadas em diferentes ritmos de preparação para Flash lutar contra o principal vilão, e haver todo o questionamento heroico acerca das culpas de Barry. Ou seja: o Armageddon foi um resumo, e a oitava temporada repetiu os mesmos tons.

Negative

7º Lugar: The Fire Next Time
8X08

Aquelas reclamações da série ser forçada ou ser muito exagerada acontecem quando não há apetrechos para nós entendermos porque se importar com aquilo que assistimos com o velocista. Mas tanto Joe quanto o aniversário de Henry torna tudo bastante didático e assertivo em estarmos do lado de Barry mediante a discussão praticamente jurídica de como podemos defender tanto um réu quando todas as provas acusam para ele.

Fire Next Time

6º Lugar: Armageddon, Part 3
8X03

Não tem muito espaço para fugir de super dramas em Armageddon, Part 3. No entanto, existe uma base bem estabelecida no roteiro que reforça e sustenta esses momentos bem novelescos.

part 3

5º Lugar: The Man in the Yellow Tie
8X18

The Man in the Yellow Tie fica numa dúvida boa se o Flash Reverso vai voltar ou não. Ainda assim isso se torna qualidade, pois a preocupação com o legado da série não desaparece. A dúvida é o que toda pessoa que assiste tem: sempre vai ser o Flash Reverso por trás de tudo? Nisso o episódio atinge qualquer um facilmente e ajuda a criar uma boa expectativa que a temporada finalmente vai resolver isso de uma vez por todas.

Yellow Tie

4º Lugar: Death Rises
8X12

Allegra conversando em espanhol por alguns segundos com sua falecida prima Esperanza é tão vivo em empolgação, assim como Cecile interpretando Deathstorm, exemplos de momentos bizarros que ao mesmo tempo implementam bem a atmosfera que o vilão traz ao episódio. A história detalha até mesmo os policiais no Departamento de Polícia com caretas diante a caracterização que os cidadãos dão ao caveira flamejante azul, falhando em buscar um peso dramático, mas ajudando a dar uma cara mais urgente e romântica para o novo desafio para a cidade do Flash. Parece uma contradição algo ser urgente e romântico, no entanto Death Rises entende o que é isso, como é mostrado na transição de cena com rock do Metallica para musiquinha de parque de diversão utilizando a imagem de um esqueleto.

death rises

3º Lugar: The Curious Case of Bartholomew Allen
8X16

Mas quando se entende tematicamente no episódio que não dá para ultrapassar o próprio tempo – como diz Cecile -, The Flash utiliza de um episódio bem a cara dos quadrinhos para mostrar que o heroísmo, o mais óbvio da série – “Run, Barry. Run!” – pode manter The Flash correndo até sua próxima temporada.

Curious Case

2º Lugar: Armageddon, Part 2
8X02

Nessa parte 2, o Armageddon virou realmente uma profecia próxima e em rápida velocidade. Isso se relaciona muito com a narrativa em como é contada num caminhão de tragédias, e como Barry, que parece mais forte, mais veloz, parece desse jeito fugir do tempo que lhe é precioso para torná-lo no destino de Despero.

part 2

1º Lugar: Armageddon, Part 4
8X04

Se o título do filme de Robert Zemeckis, em 1985, tinha uma piada no título (pensa bem na frase VOLTAR PARA O FUTURO…é uma baita frase cômica e lógica ao mesmo tempo), The Flash abraça, na verdade, a seriedade do super-herói velocista adiantar o passado pelo amor, uma outra maneira de aplicar o novelesco e a peculiaridade de meta-humanos em algo reversamente sério dentro da estranheza comum da série. Ou seja, Armageddon, Part 4 não se baseia na intensidade da gravidade do problema que Flash Reverso por natureza simboliza – isso passa rápido, isso é Eobard e Barry se olhando com roupas trocadas, é a suficiente estranheza levada a sério -, mas se interessa em fincar numa seriedade emocional nas resoluções românticas.

part 4

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais