Home Colunas Lista | The Mandalorian – 1ª Temporada: Os Episódios Ranqueados

Lista | The Mandalorian – 1ª Temporada: Os Episódios Ranqueados

por Luiz Santiago
5136 views (a partir de agosto de 2020)

Nota da Temporada

Fofuras do Baby Yoda, lutas muito boas, viagens pela Galáxia e o trabalho de um ponto ainda não muito explorado do Universo Star Wars marcaram esta temporada inicial de The Mandalorian, uma das melhores séries de 2019. Nesta lista, faço a minha classificação dos episódios, do pior para o melhor. Deixe nos comentários também a sua classificação e diga o que achou dessa temporada e, principalmente, o que espera da série para a 2ª Temporada!

.

8º Lugar: The Prisoner

The Prisoner, diferente de Mando, carece de coração, de algo mais que o destaque para além da fofura do bebê Yoda ou da eficiência absoluta do protagonista em face do perigo (que nunca é perigoso o suficiente). Ainda garante diversão daquelas bem basiconas, mas de uma forma que já está caminhando para um completo marasmo narrativo que simplesmente não poderia acontecer nesse final.

.

7º Lugar: The Gunslinger

The Gunslinger é mais diversão nessa galáxia muito, muito distante e eu acho que é só com isso que teremos que nos contentar em The Mandalorian. Tenho para mim que é pouco para o que a série poderia ser, mas ainda assim é “legal” demais para que o espectador não abra um sorriso quando os créditos começam a rolar.

.

6º Lugar: The Child

The Child é diversão do começo ao fim e um excelente veículo para mostrar a pegada mais “raiz” que a série sem dúvida preza, mas oferece menos ainda em termos de desenvolvimento de personagens que o primeiro episódio. Isso precisa ser corrigido com velocidade sob pena de The Mandalorian esgotar suas novidades muito rapidamente.

.

5º Lugar: The Bounty

Se você não revirou os olhos com o parágrafo anterior e continuou lendo, saiba que esse episódio ser bem rasinho e saber apertar todas as teclas corretas era mais do que esperado por este crítico e, portanto, não há surpresa aqui. O jogo foi jogado com precisão para atrair o maior número possível de pessoas e esse é um dos pilotos de série mais eficientes em assim fazer que vejo em muito tempo. Favreau tinha consciência disso e não fez feio desde a escolha imagética desse “novo Boba Fett” até a manutenção de uma ambientação extremamente familiar. Mas, agora que esse novo cantinho desse vasto universo foi apresentado, a curiosidade por mais detalhes, por mais profundidade e por mais desenvolvimento de personagens certamente aumentará e é assim que, espero, o showrunner conseguirá fincar The Mandalorian como a série pioneira nessa nova forma de se explorar os recônditos mais profundos de Star Wars.

.

4º Lugar: Sanctuary

Considerando que estamos já na metade da temporada, gostaria muito que as aventuras auto-contidas ficassem em segundo plano e que a série fosse mais do que “todos atrás de Mando e filhote” o tempo todo. Além disso, espero que os personagens que ficaram por aí, especialmente IG-11, Kuiil e Cara, retornem mais para a frente de alguma maneira (apostaria em um team-up para salvar a vida do protagonista), sob pena de a história ficar fragmentada demais e arriscando perder seu vigor.

.

3º Lugar: The Sin

The Sin reúne as doses exatas de desenvolvimento de personagem e de mitologia com sequências de ação de se tirar o capacete que, claro, exagera aqui e ali no uso de clichês, mas sem jamais recorrer a artifícios baratos ou recursos que mexeriam com o que foi estabelecido, como humanizar demais o protagonista (mostrando o rosto ou revelando seu nome, por exemplo). Jon Favreau definitivamente estabelece seu The Mandalorian como o futuro da exploração audiovisual da saga e expande a temporada sem nem mesmo introduzir diversos personagens prometidos desde o início que só tendem a aprofundar a narrativa. Sem dúvida, é esse o caminho.

.

2º Lugar: The Reckoning

Talvez tivesse sido melhor esperar o episódio final para julgar os dois conjuntamente, mas não há mal algum em abordá-los separadamente como faço aqui, mesmo sendo evidente que eles são uma coisa só. The Reckoning faz a temporada retornar ao mais alto nível de qualidade, preparando um encerramento de arco potencialmente digno, capaz de sedimentar The Mandalorian de vez no imaginário popular.

.

1º Lugar: Redemption

Ancestralmente ligado aos mandalorianos — por ter sido criado por Tarre Vizsla, o primeiro desse grupo a entrar para a Ordem Jedi, mais de mil anos antes de Yavin — e tendo aparecido sem exatamente muita coisa de sua história pregressa nas Guerras Clônicas e em Rebels (quem não surtou com Trials of the Darksaber, hum?), a indicação que temos aqui é que o título da série será levado realmente a sério pelos produtores a partir de agora, fortalecendo canonicamente e em live-action a trajetória dos mandalorianos, ou seja, coisa boa e muitas novidades nos aguardam no futuro. Exceto por alguns diálogos de Cara que achei meio bobos e pela estrutura de montagem um pouco antes de o bicho pegar fogo (literalmente), o episódio foi um verdadeiro evento para mim, e certamente se tornou o melhor da temporada. The Mandalorian encerra o ano de maneira sólida e com um olhar extremamente promissor para o futuro. Muito obrigado por isso, Jon Favreau!

plano critico the mandalorian star wars

Você Também pode curtir

19 comentários

Jordison Francisco 9 de novembro de 2020 - 13:52

Impactante! Os caras fizeram uma série sobre um caçador de recompensa, sem jedi e sith, e ficou melhor do que os últimos filmes :/ Na boa !?..

The Mandalorian é mais Star Wars que todos os filmes da nova trilogia juntos. Rogue One foi a única coisa que prestou de Star Wars desde “O Império Contra Ataca” e ”o Retorno de Jedi” na minha modesta opinião. Que série maravilhosa, uma obra prima! Ambientação, imersão, trilha sonora! O Favreau e todos os envolvidos estão de parabéns.

Essa série veio para mostrar a riqueza do universo Star Wars que ainda pode ser explorada. Estou apaixonada pelo baby Yoda (já falei dele?!), o roteiro que é fortemente inspirado no excelente mangá Lobo Solitário (o quarto episódio acentuou essa simetria). Para mim tem sido um prazer acompanhar essa história.

J.J. Abrams deveria ter umas aulas com o Jon Favreau

Responder
planocritico 9 de novembro de 2020 - 13:58

Eu acho que é mais Star Wars do que toda a Trilogia Prelúdio E a Trilogia Sequência juntos à exceção de Rogue One, que é sensacional, e O Últimos Jedi, que era para ser o renascimento efetivo da série no cinema.

Abs,
Ritter.

Responder
Guto Isaac 29 de fevereiro de 2020 - 17:56

Kkk Achei que The Prisioner era o melhor. Incrível os vários pontos de vista d pessoas diferentes.
Achei o menos bobo, aquele estória de seguir Doutrina Mandaloriana que me parece muito infantil.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 29 de fevereiro de 2020 - 19:52

hehehe

Responder
Michel Gutwilen 27 de janeiro de 2020 - 13:48

Eita, pra mim The Prisoner é um dos melhores. Digo, como episódio em si. Mas, de fato, soa meio aleatório dentro de uma reta final da temporada, pensando no conjunto como um todo. Se a série seguisse o formato de 24 episódios, ele seria um daqueles fillerzões lá pelo 10º episódio.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 27 de janeiro de 2020 - 13:49

The Prisoner é uma vergonha bem grande. A direção é ruim na raiz, a montagem não bota um plano de contexto pra fazer a coisa fluir e as passagens abrutas não são sustentadas pelo episódio em si. E aquele povo na mesma cela??? AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, vergonha, vexame, humilhação! HAHAHHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Mas pra não dizer que eu só hater, eu comecei me divertindo. Só depois que o episódio foi fazendo minha bile ferver. Depois lê a crítica do Ritter sobre esse episódio. Compartilho da mesma opinião que ele, com um pouquinho mais de ódio em algumas cenas hahahahah

Responder
rodrigocunha 3 de janeiro de 2020 - 21:15

Melhor série até…… The Witcher =)

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 4 de janeiro de 2020 - 03:53

Eita laiá!

Responder
Sam 2 de janeiro de 2020 - 16:17

Melhor série do ano passado; e tenho dito…kkkkkk

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 2 de janeiro de 2020 - 20:49

WOWOWOWOWOWOWOWOWOWOWOWOWOWOWOW

Responder
JGPRIME25 30 de dezembro de 2019 - 13:53

O terceiro episódio ainda é o melhor pra mim.

Responder
Spidey 30 de dezembro de 2019 - 07:34

Fala Luiz, gostei muito de sua lista, a minha seria quase igual, o maior ponto é que gostei muito do sexto episódio, O Prisioneiro foi um dos melhores pra mim, colocaria facilmente na quinta posição, mas concordo com você a respeito do resto, principalmente pelos episódios finais da temporada, que episódio dica de passagem, em especial ao que a próxima temporada.

Vale uma observação: É curioso como esse imperial que antagoniza a série foi melhor inserido e tratado do que o Palpatine no episódio 9.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 30 de dezembro de 2019 - 14:21

Perfeitamente compreensível sua predileção pelo sexto episódio, meu caro!

E olha, pelo visto a maioria das coisas que aparecerão no Universo da saga depois serão melhores do que o que as coisas que apareceram no episódio 9.

Responder
Spidey 31 de dezembro de 2019 - 13:30

Acho que é difícil ter algo pior que o episódio 9, se bem que não sou um dos maiores amantes da trilogia prequel, particularmente só gosto do terceiro episódio, mas uma coisa que sempre me vem na cabeça é como seria o final original para essa trilogia se o Abrams tivesse comandado ela por completo ou mesmo se o Rian Johnson finalizasse a trilogia, ao menos acredito que o teríamos o Snoke como grande vilão ou uma ascensão verdadeira para o lado negro da força por parte do Kylo Ren…

Responder
João 19 de fevereiro de 2021 - 07:23

Esse episódio O Prisioneiro eu achei bem bom também, o que cagou mesmo foi o ridiculo final disneyzado, o que acabou me fazendo não lembrar dele com tanto carinho quanto outros episódios.

Responder
Spidey 20 de fevereiro de 2021 - 00:55

No geral achei muito bom, e o melhor de tudo é ver as consequências dele sendo expandidas para a segunda temporada.

Responder
Filipe Isaías 29 de dezembro de 2019 - 11:35

Trocaria o penúltimo e o último lugar, e colocaria The Child mais acima, mas concordo com o resto. Com a segunda temporada em vista, espero que tenham planejado o resto da série, pra não terem que colocar o Palpatine na última temporada.

Abs.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 29 de dezembro de 2019 - 13:45

Eita, que a gente se treme todo pensando numa coisa dessas.

Responder
Bruno Santos 30 de dezembro de 2019 - 12:58

Kkkk colocar o Palpatine foi ótimo, vai que vira solução pra toda história,aí lascou,kkkk

Responder

Escreva um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais