Home Colunas Lista | Top 10: As Melhores Trilhas Sonoras de John Williams em Star Wars

Lista | Top 10: As Melhores Trilhas Sonoras de John Williams em Star Wars

por Iann Jeliel e Davi Lima
216 views (a partir de agosto de 2020)
John Williams

No clima da estreia de Star Wars: Episódio IX – A Ascenção Skywalker, eu, Iann Jeliel, e meu parceiro Davi Lima, decidimos encarar a ingrata tarefa de selecionar os melhores temas da saga Star Wars compostos pelo lendário John Williams. Diante de uma lista montada em dupla sobre uma das melhores trilhas da história do cinema, era preciso estabelecer critérios condizentes para ser possível ranquear sem grandes confusões:

  • Foram consideradas apenas as faixas oficiais. Que para quem tem alguma dúvida, são todas as presentes no canal oficial do compositor no Youtube e no canal oficial da Disney para músicas;
  • Foram consideradas as trilhas de todos os filmes, incluindo as do episódio IX;
  • Pensamos mais no impacto da cena em que a trilha aparece do que no impacto da trilha em si no individual;
  • Cada um de nós elaborou sua lista com 10 nomes. As que apareceram repetidas já garantiram sua vaga logo de cara.  E a ordem delas seria pensada sobre quais foram as melhores posicionadas em alguma das listas. Não houve empates;
  • As não repetidas foram decididas sobre a mesma lógica de melhor posição nas listas individuais, com a diferença de que houve empates (dois para ser mais preciso), Iann decidiu o primeiro desempate, e Davi, o segundo;
  • Aquelas que porventura ficaram de fora, ficaram por isso mesmo, não serão colocadas nas “menções honrosas”, só pra deixar a lista mais divertida.

Obviamente, esta, como qualquer outra lista, tem caráter absolutamente pessoal, portanto, não adianta espernear, esta é a NOSSA LISTA, e você pode educadamente deixar a sua nos comentários ou dar pacificamente a sua opinião sobre a nossa lista. Estão prontos? Então vamos lá, que a força esteja com vocês!

  • Comentários do nosso querido Davi.
    ;

10° Lugar: Kylo Ren Arrives The Battle (Episódio VII)

Por que não começar a lista de melhores trilhas de Star Wars com as mais recentes e não menos marcantes composições de John Williams, especialmente para o vilão Kylo Ren? Esta faixa contempla uma cena específica na qual os heróis do filme, Rey, Finn e Han Solo, estão no planeta Takodana para encontrar a personagem Maz Kanata, mas há a chegada da Primeira Ordem no planeta. O título da faixa se delimita muito na entrada de Kylo Ren em cena, o que provoca um temor em Rey na floresta. Nela contém o tema que John Williams criou para o vilão e conta com o suspense orquestrado em vários interlúdios como medida de aproximação vilanesca, imergindo num final de desesperança após toques do tema da protagonista Rey. Remete muito bem uma modernização de Star Wars ao se submeter a sinfonias mais comuns para invocar o diferencial. Merece estar na lista por esse teor sintomático de novos filmes, e como a trilha de Star Wars não se rende nem a permanecer igual, muito menos a ser diluída, menos notada.

 

09° Lugar: Rey Theme (Episódio VII)

Uma das faixas mais estudadas entre analistas de trilha sonora, fãs de Star Wars e estudantes de música clássica em relação a John Williams. O tema da personagem Rey (sem essa de Skywalker) do filme Despertar da Força é uma das últimas obras-primas na história da música para formar o mito da heroína que surgiu em 2015. John Williams parece ter revisitado todos os seus motifs e leitmotivs para compor a música da catadora de Jakku. Soa como uma mistura do tema da força, vulgo tema de Obi Wan, que depois foi quanto à força entre os Skywalkers, com o poder da marcha imperial, algum motif do tema do Mestre Yoda, e enfim, uma conclusão altamente espirituosa de se conhecer a protagonista do sétimo filme da saga. É viciante de se ouvir, encorajador e tocante. Difícil esquecer para iconizar a primeira grande heroína (depois de Leia, Padmé rsrs) de Star Wars.
;

08° Lugar: Anakin vs Obi Wan (Episódio III)

Há muitas reclamações entre os fãs de Star Wars dos chamados Prelúdios, a trilogia que contou a origem de Darth Vader. No entanto, há um ponto afirmativo em consenso: a coesão e a incumbência de tornar qualitativa a ópera espacial ser dada a John Williams por uma confiança inabalável – apesar dos chamados Sequentes, nova trilogia dessa recente década, colocarem em dúvida a consistência da trilha dele como incontestável. Por isso, esta faixa assombrosa e de sinfonia drástica está presente aqui na lista, podendo até estar em uma colocação acima. A transformação da Marcha Imperial com os sons da luta de Luke e Darth Vader em O Império Contra-Ataca, alinhado com bumbos, tambores, uma intensidade aguda de sons, algo muito único na trilha sonora dos Prelúdios, coloca quem ouve em completa perdição. Há um tom heroico momentâneo, mas é mais a incerteza nessa luta do Mestre Obi Wan contra o antigo aprendiz Anakin, incapaz de definir quem ganha ou quem perde, mas a certeza da tragédia no ambiente de lava e fogo que no filme A Vingança dos Sith é mostrada a luta. Fica difícil descrever tanta complexidade emocional transposta na trilha.
.

07° Lugar: Main Title (Episódio IV)

No pleonasmo da certeza absoluta que pode-se dizer que esta faixa é o jingle de algum lugar ou som de chamada de algum celular. O tema principal de abertura de Star Wars é a incontável maneira de se introduzir no universo dos filmes com o letreiro introdutório. Nessa trilha também pode-se ouvir a tensão do primeiro embate de naves, o som que surpreendeu os cinemas em mostrar uma nave gigantesca vindo “de trás” da tela seguida por uma nave ainda maior. Porém esta faixa vai além, ela persiste em fazer um apanhado do que queria se definir em 1977 como Tema de Star Wars, fora a recorrência do letreiro. Há o tema da Leia, o leitmotiv de tensão final do filme para a explosão da estrela da morte e o tema de bravura heroico que muito antigamente se propunha para Luke, mas era usado em momentos e cenas em que ele nem estava presente necessariamente. Basicamente, é a clássica trilha sonora de Star Wars em uma faixa.
.

06° Lugar: Yoda Theme (Episódio V)

Por pura individualidade esta faixa poderia ser o primeiro lugar em concorrência, mas vamos nos ater à gratidão de ela estar nesta lista difícil de descrever em tanta qualidade. Muitos fãs de Star Wars e críticos de cinema consideram Império Contra-Ataca o melhor filme da saga, e com certeza um dos fatores é a presença do Mestre Yoda e todo o arco no planeta Dagobah, uma verdadeira aula filosófica. Este tema contempla isso, podendo ser tocado numa leitura de Platão e Sócrates, porque compõe uma plenitude intelectual e espiritual unida numa trilha sonora inigualável. Não é uma força epopeica, não é força emocional ou força de impacto que envolve essa trilha, é a inacabável plenitude que Mestre Yoda transborda, com graça e discernimento. Em geral, é o tema da força não nomeado, partes de sons de Bespin mais mágicos na orquestra, é a junção feita em estúdio que delimitou um tema para um personagem tão icônico. E se for possível ouvir cuidadosamente, pode-se ouvir um violino mais apurado, escorrendo tradição e sabedoria pouco conservada, mas perseverante no tempo, como Yoda. Estupendo.
.

05° Lugar: Throne Room and End Title (Episódio IV)

Se você não imagina uma cena esteticamente nazista em Star Wars, se acha que só o Império representa alguma dimensão militar na saga ou se nunca ouviu falar de Richard Wagner, compositor alemão que inspirou demais a trilha sonora de Star Wars, saia desta lista agora e vá pesquisar no YouTube sobre fotografia e música clássica. Esta faixa é a finalização do filme de 1977 e ela é que acompanha a cena de entrega de medalhas a Luke, Han e Chewbacca  num cenário visualmente muito parecido com os planos que a diretora Leni Riefenstahl gravou para o filme de propaganda nazista chamado Triunfo da Vontade. A trilha é uma verdadeira premiação, com uma orquestra pomposa para a caminhada dos heróis que destruíram a estrela da morte. Além disso, a importância desta faixa é pela agregação dos principais temas do filme de 1977, em que os títulos finais viraram moda em ser a expurgação sonora de Williams, um suíte poderosíssimo que representava muito bem o filme orquestrado até então. Som emblemático em poder e historicidade.
.

04° Lugar: Luke and Leia (Episódio VI)

Ao se ouvir esta música, sua introdução acomete uma fantasia, uma estranheza, como os tons de Endor e a casa dos Ewoks nas árvores. Após isso, uma sinfonia romântica baixa se inicia, é o tema da Leia? É o beijo de Han e Leia? Não, aqui consta da irmandade pelo sangue e pela força de Luke & Leia Skywalker. Esta faixa é completamente narrativa, como se houvesse atos mais explícitos, mudanças dramáticas, uma escalada de profundidade na força, o revelar do heroísmo nos irmãos. Sente-se a força espiritual e o impacto dela, até se esvair no desencontro de missões, deixando um tom de saudade e até preocupação nas últimas notas. Se este comentário todo não explica o porquê dessa faixa estar tão bem posicionada em relação às outras, reveja Retorno de Jedi.
.

03° Lugar: Across The Stars (Episódio II)

O tema original de romance em Star Wars. Pode-se recusar tal título ao se referir à trilha romântica aplicada nas cenas de Han e Leia, por exemplo, mas se peca ao esquecer que é na verdade uma alteração do tema original da Princesa Leia que soa mais como leitmotiv para a cena do beijo entre Leia e Han. Até mesmo há outra alteração desse centro romântico melódico de Han e Leia para a irmandade descoberta e desenvolvida entre Leia e Luke no filme Retorno de Jedi. Assim, pode-se denominar o princípio do princípio do romance em Star Wars com esta faixa inspiradíssima de John Williams. Muitos reclamam do texto e desenvolvimento ilógico do romance da Senadora Padmé e do Jedi Anakin Skywalker, porém é exatamente esta trilha que consta de algo mais implícito nessa relação do símbolo da democracia com o símbolo da tirania. Ao se ouvir a faixa, é possível colocar para Romeu e Julieta de Shakespeare, o amor proibido, o amor destinado ao desastre. Todas as permeações sonoras desta faixa vão do êxtase à profunda tristeza. Ouvir esta trilha é um verdadeiro paradoxo apaixonante, em que o crescimento vertiginoso de seu volume é seguido por uma calmaria incompreensível, com um trecho interlúdio de medo. Romanticamente temerosa, essa é a definição, assim como a trilogia dos Prelúdios.
.

02° Lugar: The Imperial March (Episódio V)

Se a melodia carregada já impõe imponência aos ouvidos, pode-se imaginar o poder que ela dá ao tratamento audiovisual harmônico de força e magnitude de naves gigantescas no espaço, que em sequência de cenas mostra as costas do capacete de Darth Vader observando o Império Intergaláctico em ação espacial. A noção de marcha traz o tom militar associado a uma opressão para a narrativa, especialmente com a nervura engatada pelos trompetes, violinos e toda a orquestra londrina. Pode-se causar medo, não à toa que entoa as entradas de Darth Vader nas variadas cenas após a apresentação desta faixa no filme O Império Contra-Ataca. Mas pelas inspirações de Wagner que o compositor John Williams tem, a Marcha Imperial remete de maneira mais direta ao poder por si só. É inescrupulosa a ignorância desta faixa no universo de Star Wars.
.

01° Lugar: Princess Appears (Episódio IV)

Esta é a faixa sonora que contempla a cena em que Luke Skywalker encontra o holograma com a Princesa Leia, em que numa parte ela diz a seguinte frase: “Help me Obi-wan Kenobi. You’re my only hope”. Isso não torna apenas a trilha ainda mais relevante, mediada pela cena tão importante para toda a jornada da família Skywalker, como também a faixa contempla a insegurança da jornada e o anseio por ela, em que Luke observa o pôr do sol binário do seu planeta Tatooine. Ao mesmo tempo em que a trilha envolve os ouvidos no romance melódico do tema da Princesa Leia, ela se encerra com essa ambiguidade de algo epopeico, mas com melancolia disposta a se dissipar nos tons mais agudos. Sem dúvidas, representa Star Wars como princípio de uma grande jornada na galáxia.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais