Lista | Top 15 – Os Filmes (Originais) de 2020 que Ansiosamente Aguardamos

Está chegando o final de ano e é hora de olharmos para o quem vem por aí. Confabulamos muito e montamos uma lista dos filmes originais que mais aguardamos em 2020, que, ironicamente, é “continuação” de nossa lista de filmes não-originais de 2020 que mais aguardamos. No entanto, para prestigiar a originalidade acima de tudo, não nos limitamos a 10 filmes, fazendo uma lista de 15. Claro que a palavra final deste crítico simpaticamente ditatorial é a que, em última análise, determinou a manutenção ou retirada de alguns candidatos indicados por nosso corpo de redatores.

As regras são simples: (1) tem que ser filmes ainda não lançados no circuito comercial de cinema no Brasil mesmo que já tenham sido lançados fora daqui e (2) todos devem ser originais, ou seja, não podem ser continuações, prelúdios, spin-offs e reboots de outros filmes (conforme nossa interpretação, claro) e nem mesmo versões em live-action de filmes animados ou “primeiros filmes” que, porém, façam parte de um universo compartilhado (como os da Marvel e da DC) foram considerados originais para fins desta lista. Queríamos realmente nos ater a filmes originais. No entanto, novas adaptações de obras não audiovisuais anteriores (como obras literárias) ou mesmo novas adaptações de obras que já foram adaptadas para o audiovisual, desde que a proposta seja voltar ao texto original e não “adaptar a adaptação” entraram em nosso conceito de original e estão nesta lista.

Fiquem com a lista e, como sempre, queremos saber o que vocês acharam. Deixamos algo de fora? Incluímos algum que não concordam? As datas de lançamento no Brasil são apenas previsões e poderão mudar.

* Os textos indicados em verde, sempre inferiores e sem graça, foram escritos por minha personalidade recessiva Luiz Santiago.

.

15. The Gentlemen
(dir: Guy Ritchie)

Diz o quê? Guy Ritchie em mais um filme sujão, com baita elenco, trama de mistério, tráfico e gente rica dando e tomando tiro? Toma aqui meu dinheiro!

Previsão de lançamento no Brasil: sem previsão.
.

14. The Rhythm Section
(dir: Reed Morano)

História de uma mulher em vingança. Um dos tipos de ação e mistério que eu mais gosto.

Previsão de lançamento no Brasil: ainda não há. 31 de janeiro no Reino Unido.
.

13. Annette
(dir: Leos Carax)

Depois de Holy Motors, podem me inscrever em qualquer coisa de Leos Carax, até teatro kabuki… Mas esse filme tem mais atrações: Adam Driver, Marion Cotillard e uma história envolvendo stand-up comedy e um mistério…

Previsão de lançamento no Brasil: sem previsão.
.

12. On the Rocks
(dir: Sofia Coppola)

Sofia Coppola dirigindo Bill Murray novamente. Precisamos dizer mais?

Previsão de lançamento no Brasil: sem previsão.
.

11. Kimitachi wa dô ikiru ka
(dir: Hayao Miyazaki)

Viram o nome do diretor? Lembram-se que o último longa dele foi de 2013? Pois bem…

Previsão de lançamento no Brasil: sem previsão.
.

10. Last Night In Soho
(dir: Edgar Wright)

Edgar Wright é garantia de pegada autoral. E uma história com viagem no tempo e de época no mundo da moda londrino dos anos 60? Cadê o ingresso?

Previsão de lançamento no Brasil: ainda não há. 24 de setembro nos EUA.
.

9. Mank
(dir: David Fincher)

David Fincher fazendo um filme sobre a produção de Cidadão Kane? Oh boy, oh boy…

Previsão de lançamento no Brasil: sem previsão.
.

8. The French Dispatch
(dir: Wes Anderson)

Wes Anderson é um dos meus diretores favoritos e eu o acho um gênio. Não preciso nem saber do que é o filme, se é dele, já quero ver e ponto.

Previsão de lançamento no Brasil: sem previsão.
.

7. Jojo Rabbit
(Idem, dir: Taika Waititi)

Ninguém menos do que Hitler é o amigo imaginário de um menino fanático por nazismo em uma cidade alemã. Uma sátira mordaz e sensacional.

Previsão de lançamento no Brasil: 06 de fevereiro.
.

6. Antebellum
(dir: Gerard Bush, Christopher Renz)

Terror que promete algo na linha de Corra! e Nós. O trailer me interessou porque parece haver um cruzamento de realidades, mas principalmente porque tem Janelle Monáe.

Previsão de lançamento no Brasil: ainda não há. 24 de abril nos EUA.
.

5. Tenet
(Idem, dir: Christopher Nolan)

Nolão fazendo épico que envolve viagem no tempo, espionagem e evolução? Tô dentro!

Previsão de lançamento no Brasil: 16 de julho.
.

4. O Farol
(The Lighthouse, dir: Robert Eggers)

the-lighthouse-2019-o farol plano crítico

Horror gótico lovecraftiano em preto e branco do diretor de A Bruxa com Willem Dafoe e Robert Pattinson. Imperdível.

Previsão de lançamento no Brasil: 02 de janeiro.
.

3. 1917
(Idem, dir: Sam Mendes)

Um filme que se passa nas trincheiras de Primeira Guerra Mundial filmado por Sam Mendes como se fosse um plano sequência apenas? É literalmente uma heresia não assistir esse filme nos cinemas no final de semana do lançamento!

Previsão de lançamento no Brasil: 23 de janeiro.
.

2. Soul
(dir: Pete Docter, Kemp Powers)

Já dá vontade de chorar assistindo ao trailer. Com certeza vou me acabar nesse aqui.

Previsão de lançamento no Brasil: ainda não há. 19 de junho nos EUA.
.

1. Duna
(Dune, dir: Denis Villeneuve)

Denis Villeneuve? Duna? Essas são todas as informações necessárias para concluir, inequivocamente, que esse é O FILME a ser visto em 2020.

Previsão de lançamento no Brasil: ainda não há. 18 de dezembro nos EUA.

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.