Home Colunas Lista | Top 20: Os Melhores Momentos de Agents of S.H.I.E.L.D.

Lista | Top 20: Os Melhores Momentos de Agents of S.H.I.E.L.D.

por Ritter Fan
3,3K views

Não sei bem porque comecei a tarefa impossível e, para ser sincero, masoquista, de selecionar os 10 melhores momentos de Agents of S.H.I.E.L.D., já que eu sabia que não conseguiria parar em apenas 10. Dito e feito, meu primeiro corte tinha 40 momentos, sequências e até linhas narrativas inteiras – como tudo relacionado ao arco do T.A.H.I.T.I. de Coulson ou como basicamente todo o episódio 4,722 Hours – que eu tive que ir dolorosamente podando até chegar a um número mais civilizado de apenas 20, “só” o dobro do que queria originalmente fazer.

Então vamos lá começar com alguns avisos:

  1. Eu SEI que há muitos outros momentos que poderiam estar aqui. Esse é o bacana – ou a tortura – de se fazer listas. Se o seu momento não estiver aqui, a seção de comentários lá embaixo está ansiosamente aguardando pela sua própria lista. Comece o debate!
  2. Tentei equilibrar momentos de ação, com momentos dramáticos e momentos românticos o máximo que pude, para não ficar tudo monotemático.
  3. Há certos momentos que eu escolhi por representarem diversas coisas ao mesmo tempo, como meus comentários abaixo de cada um deixarão claro.
  4. Pensei em equilibrar por temporadas também, mas logo abandonei essa pretensão. Comecei a ficar enlouquecido com o que eu já tinha para acrescentar mais esse limitador. Portanto, tem temporadas que ficaram basicamente de fora.
  5. Tenho consciência de que eu roubei na escolha de alguns momentos. Mas a lista é minha!

Aqui estão os 20 melhores momentos de Agents of S.H.I.E.L.D., em contagem regressiva!

20º Lugar:
Coulson Fantasma vs. Ophelia
4X22: World’s End

Já que essa cena aqui tem a Ophelia/Madame Hidra/Aida, deixa eu já esclarecer algo muito importante: por mim, tudo que consta no arco Agents of Hydra, da 4ª temporada, poderia ocupar uma lista inteira só dedicado a ele. É uma das melhores coisas já feitas na televisão aberta e ele, sozinho, é melhor que 90% das séries de super-heróis que temos por aí. Dito isso, sempre que estivermos falando de uma cena que envolva essa maravilhosa vilã, tenham em mente que o que eu queria mesmo era listar tudo do referido arco.

Dito isso, essa pancadaria aqui, que incinera Ophelia (o que me deixou triste, devo confessar), é sensacional por ser o fim do maravilhoso arco e por revelar Coulson como o novo Espírito da Vingança, ainda que por pouquíssimo tempo, como parte do trato feito por ele com a entidade demoníaca. Uma bela e digna maneira de lidar com a final boss!

19º Lugar:
E a Pancadaria Come Solta
2X19: The Dirty Half Dozen

Agents of S.H.I.E.L.D. notabilizou-se por suas sensacionais coreografias de luta. Mas elas normalmente são de um contra um ou um contra dois, no máximo três. Mas a pancadaria em The Dirty Half Dozen é uma das poucas daquelas gerais, de certa forma até espelhando a do início de Vingadores: Era de Ultron. Um plano-sequência só sem falhas que representa basicamente todas as grandes lutas da série toda.

18º Lugar:
E Nasce Tremor
2X10: What They Become

Querendo ou não, esse é um dos momentos mais importantes de toda a série, em que Skye, a geek de computador que é recrutada por Coulson ganha seus poderes sísmicos e começa uma jornada de auto-redescoberta que mudaria completamente a personagem, com Chloe Bennet transformando-se de “atrizinha qualquer” para uma baita atriz cheia de nuances ao longo das temporadas seguintes.

17º Lugar:
Agente Jemma Carter
7X03: Alien Commies from the Future!

Infelizmente a Agente Peggy Carter original acabou não aparecendo na derradeira temporada. Mas isso não impediu que a série fizesse a segunda melhor coisa possível: colocar Jemma como Peggy para infiltrar-se na Área 51. Cheers!

16º Lugar:
Bobbi Salva Jemma
2X05: A Hen in the Wolf House

Uma das mais memoráveis entradas (ou revelações) de personagens de toda a série e uma das primeiras das várias “cenas de corredor” das séries da Marvel. Bobbi mostra toda sua habilidade salvando Jemma e revelando-se como uma agente da S.H.I.E.L.D. infiltrada da Hidra.

15º Lugar:
May vs. May
2X04: Face My Enemy

May de vestido de festa prateado luta contra May de lingerie. O episódio não foi lá grandes coisa, mas essa cena simplesmente precisava estar aqui.

14º Lugar:
Voa, Lola, Voa
1X01: Pilot

A revelação de que Lola é, na verdade, um Levitating Over Land Automobile inspirado no clássico carro de Nick Fury nos quadrinhos foi o momento em que meus olhos brilharam no episódio piloto e selaram meu destino como fã da série. Não tinha como a Skye não mergulhar de cabeça na equipe depois dessa…

13º Lugar:
Fuga da Prisão
4X05: Lockup

Não tenho provas científicas, mas a pancadaria na prisão protagonizada por Daisy me parece ser a melhor luta da personagem em toda a série. Coreografia perfeita em espaço confinado que poderia facilmente ser inserida na série do Demolidor que não iria fazer feio!

12º Lugar:
Ejetando a Madame
4X19: All the Madame’s Men

Espero que vocês lembrem do que eu disse de qualquer momento escolhido aqui nessa lista que tenha Aida/Ophelia/Madame Hidra, não? Pois bem, essa aqui é mais uma sequência memorável em que Daisy usa seus poderes no Framework para arremessar do prédio e quebrar todinha a vilã.

11º Lugar:
Muito beiço, poucos braços
5X11: All the Comforts of Home

Esse foi um momento que realmente me pegou completamente de surpresa. Afinal, jamais imaginaria que Elena perderia seus dois braços desse jeito. Mas foi um momento poderoso em que ela se sacrifica por Mack e, ato contínuo, torna a Beiçuda uma vilã de verdade.

10º Lugar:
Traição
1X17: Turn, Turn, Turn

A traição de Ward não pode ser considerada como “um momento”. Foi uma sucessão de momentos memoráveis em Turn, Turn, Turn que culminaram com o assassinato a sangue frio de Victoria Hand e a libertação de John Garrett. E, claro, a completa virada do personagem, de um herói comum, em um excelente vilão, que merece figurar junto com Aida e Dr. Leopold como os melhores da série.

9º Lugar:
AquaJemma
3X05: 4,722 Hours

Como eu disse na abertura desse artigo, 4,722 Hours merecia, sozinho, quase todas as colocações aqui. Portanto, esse momento que pincei represente o episódio inteiro. E o que eu pincei? Oras, Jemma sendo badass e pescando o bicho de tentáculos na “poça” lá no planeta azul. Um momento que mostra que a cientista realmente não está para brincadeiras…

8º Lugar:
A Morte de Fitz
5X22: The End

Meu coração certamente parou por alguns segundos nessa inesquecível cena em que Fitz é morto. E de verdade. Sem voltas. Afinal, esse era para ser o final da série, gente! Mas, como ela já havia sido renovada, Jemma promete buscar o “outro” Fitz. A questão aqui é que, mais do que qualquer outra coisa, essa cena representa a constante tortura a que os showrunners submeteram FitzSimmons ao longo de toda a série, mantendo-os separados a todo custo. Acho que achei os verdadeiros grandes vilões de Agents of S.H.I.E.L.D.!

7º Lugar:
A Morte de Rosalind
3X09: Closure

Antes que me xinguem muito, essa morte está aqui em colocação mais alta que a de Fitz porque (1) foi uma morte morrida sem volta; (2) por cortesia de ninguém menos do que Grant Ward; (3) em uma sequência tranquila magistralmente preparada e (4) que me fez xingar tão alto e com tanta raiva que minha esposa veio ver o que raios estava acontecendo comigo. Pronto, desabafei.

6º Lugar:
Beijo-Escudo
5X21: The Force of Gravity

Eu poderia ter inserido aqui a primeira vez que o escudo de energia de Coulson é usado porque esse é melhor gadget de toda a série. Mas não tinha como eu deixar de fora o primeiro beijo entre ele e May que, como não podia deixar de ser, foi justamente atrás do escudo. Perfeição nem chega próximo a descrever essa cena.

5º Lugar:
Cavalaria
2X17: Melinda

Em flashback, aprendemos não só como May ganhou seu apelido de Cavalaria, como também o porquê de ela detestá-lo e o que a fez desistir de serviço de campo. Um momento potente e trágico em sua vida que ela demoraria muito tempo para superar. Um excelente roteiro que não tem medo de lidar com assuntos sérios no que era para ser uma “mera” série de super-heróis.

4º Lugar:
A Morte de Enoch
7X09: As I Have Always Been

No melhor episódio da derradeira temporada, Enoch sacrifica-se pela equipe e diz que eles nunca mais ficarão juntos, em uma daqueles momentos que parecem enfiar não uma, mas duas adagas em nossos corações.

3º Lugar:
A Despedida
3X13: Parting Shot

O episódio em si não é muito bom, mas o momento é um dos mais marcantes e emocionantes de toda a série pelo seu significado e pela sua singeleza: o belo adeus para Bobbi e Hunter. Impossível assistir essa cena sem que um cisco caia em nosso olho…

2º Lugar:
O Fim da Esperança
4X22: World’s End

Mack perde sua filha pela segunda vez. Vocês já pararam para pensar o que isso significa na vida de alguém? O desespero dele é inacreditável. Não tenho muito mais o que dizer sobre esse momento…

1º Lugar:
A Reunião Virtual Anual
7X13: What We’re Fighting For

Sim, sei que é roubalheira, mas eu avisei que eu iria roubar. Essa cena aqui – que deve ser considerada do começo ao fim, com o encerramento de cada um dos personagens – representa, basicamente, tudo de bom que essa série teve para oferecer ao longo de seus sete anos. Um final incrível e redondo que nos deixará eternamente com sorrisos nos rostos sempre que lembrarmos dela. Não há legado melhor!

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais