Home Colunas Lista | Universo Cinematográfico Marvel: A Fase 4 Ranqueada

Lista | Universo Cinematográfico Marvel: A Fase 4 Ranqueada

A fase mais recheada do UCM devidamente ranqueada.

por Ritter Fan
2,3K views

Há diversas maneiras de se ranquear o Universo Cinematográfico Marvel e, com seu tamanho cada vez mais avantajado, uma lista realmente completa, açambarcando tudo o que foi produzido desde 2008, fica cada vez mais difícil de ser feita, especialmente com diversos votantes. Por isso, mais recentemente, no final de 2021, publicamos o ranking de todas as produções daquele ano apenas, reunindo filmes e séries. No começo de 2022, por sua vez, publicamos mais um ranking de todos os longas-metragens do UCM até aquele momento.

Com o final da Fase 4, a temporalmente mais curta, mas a “fílmicamente” mais recheada fase do UCM, que começou em 15 de janeiro de 2021, com WandaVision, e se encerrou em 25 de novembro de 2022, com o lançamento de Guardiões da Galáxia: Especial de Festas, decidimos ranquear a fase toda, incluindo filmes, séries e especiais, totalizando 18 obras. E aqui está o ranking, da pior à melhor obra, com base nas seguintes regrinhas simples:

  • Participantes: Ritter Fan, Kevin Rick e Davi Lima;
  • Obras: todos os filmes, séries e especiais oficiais do Universo Cinematográfico Marvel (é importante a menção a “oficiais” de forma a justificar a exclusão (chuif, chuif) das ótimas M.O.D.O.K. e Assassímio, os últimos resquícios da Marvel Television;
  • Cada um elaborou seu ranking individual. Em cada ranking, os filmes ganharam uma certa quantidade de pontos, adquiridos de forma inversamente proporcional à sua colocação. Exemplificando: O 1º lugar levou 18 pontos, o 2° lugar 17 pontos, o 3° lugar, 16 pontos, e assim sucessivamente até o último, que levou apenas 1 ponto;
  • Com a soma simples dos pontos, chegamos à primeira versão da lista, uma vez em que houve empates. Para desempatar, o filme que ganhou a melhor colocação em ranking individual levou vantagem;
  • A classificação final pode não refletir na avaliação das críticas, visto que os colunistas que participaram da lista naturalmente têm divergências de opiniões entre si e com os redatores das críticas das obras;
  • Os comentários curtos abaixo das posições foram feitos por mim (Ritter Fan);
  • As críticas completas de cada obra poderão ser acessadas pelos links nos respectivos títulos. Não deixem de ler os comentários e acessar os textos completos.

Por fim, esta, como qualquer outra lista, não possui caráter definitivo. Concordam? Discordam? Ótimo! Deixem suas opiniões sobre a nossa ordem nos comentários, além de colocar os seus próprios rankings para podermos debater e nos divertir com a brincadeira (afinal de contas, brigar por causa de lista de filme de hominho é dose para elefante, não é mesmo?). Vamos lá então?

18º Lugar:
Thor: Amor e Trovão
(4 pontos)

O quarto capítulo da saga de Thor foi o mais próximo da unanimidade entre os três votantes, com dois (Kevin e Davi colocando-o em último e eu em penúltimo), o que resultou no único filme de toda a lista que não conseguiu sequer chegar aos dois dígitos na pontuação final. Que vergonha, Senhor Taika Waititi!

17º Lugar:
Guardiões da Galáxia: Especial de Festas
(11 pontos)

O espírito natalino não se abateu sobre os três votantes da lista, com o Especial de Festas dos Guardiões da Galáxia não conseguindo mais do que figurar em 14º lugar na lista mais boazinha (a do Kevin). No final das contas, foi um filmete que não só não foi especial, como sequer dá para festejá-lo…

16º Lugar:
Ms. Marvel
(16 pontos)

Em termos de séries do UCM, Ms. Marvel ficou em um desonroso último lugar, com a melhor colocação sendo o 13º lugar nas listas individuais (minha e do Davi). Apesar do esforço em se criar uma atmosfera juvenil, uma verdadeira “série de adolescente”, o maior problema da série foi tentar abocanhar mais do que deveria, lidando com uma história de origem talvez complicada demais somada a vilões sem graça que acabaram detraindo da promessa feita nos dois episódios inaugurais.

15º Lugar:
Gavião Arqueiro
(21 pontos – desempate)

Novamente, o espírito natalino não se abateu sobre os redatores ou, melhor dizendo, sobre dois deles, os duros e insensíveis Kevin e Davi que ranquearam a obra em antepenúltimo e penúltimo lugares respectivamente. Eu, por outro lado, coloquei essa simpatia de série em terceiro lugar de minha lista!

14º Lugar:
Eternos
(21 pontos – desempate)

E algo semelhante a Gavião Arqueiro aconteceu com Eternos. O filme “diferentão” do UCM, que introduz a equipe certamente mais obscura até agora para aqueles que só têm conhecimento perfunctório dos quadrinhos, e que conta com a diretora autoral oscarizada Chloé Zhao no comando, foi amado somente pelo Davi, que o colocou em primeiríssimo lugar. Eu, por outro lado, coloquei-o em último, com o Kevin cravando-o em penúltimo.

13º Lugar:
Eu Sou Groot
(23 pontos)

A fofíssima Eu Sou Groot ficou mais abaixo do que eu achava que ficaria, com apenas o Kevin ranqueando-a lá em cima, em sexto lugar. Eu e Davi, por outro lado, deixamos a pequena árvore marota em 14º lugar (e olha que eu gostei da série!).

12º Lugar:
What If…?
(24 pontos – desempate)

A primeira animação do UCM teve seus altos e baixos por ensaiar histórias soltas que acabam costuradas em uma escolha estranha da produção, mas que serviu para introduzir um monte de versões alternativas dos personagens para, claro, vender mais bone… aham… figuras de ação. E o resultado da votação acabou deixando-a ainda na metade de baixo da lista.

11º Lugar:
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
(24 pontos – desempate)

Empatado em pontuação com What If…?, Miranha 3, talvez o filme mais aguardado de toda a Fase 4, quiçá de todo o UCM, não foi lá muito amados pelos votantes desta lista não. Só para vocês terem uma ideia, eu o ranqueei em 15º lugar, o Kevin em 10º e o Davi em 8º lugar, garantindo que a armadilha de fã que é esse filme permanecesse na metade inferior da lista.

10º Lugar:
Falcão e o Soldado Invernal
(29 pontos)

Provavelmente a obra mais pesadamente política de toda a Fase 4, Falcão e o Soldado Invernal funciona como a passagem do escudo do Capitão América para Sam Wilson, o Falcão, que, com um uniforme modificado fazendo alusão ao bandeiroso e ao seu próprio, garantiu seu retorno às telas grandes com o anunciado Capitão América: Nova Ordem Mundial. Mas, claro, o que realmente interessa nessa série é o sensacional Barão Zemo que, com aquela dancinha, torna-se imediatamente o melhor vilão de todo o UCM!

9º Lugar:
Lobisomem na Noite
(30 pontos)

Quebrando a barreira dos 30 pontos, temos a primeira “apresentação especial” do UCM, um meio-termo entre séries e longas-metragens, dedicada ao razoavelmente obscuro Lobisomem na Noite que ganhou um média-metragem em preto e branco que homenageia os filmes de monstro da Universal Studios. Uma ideia com bom potencial de exploração futura que dois da trinca de votantes gostaram muito (eu e Kevin), com o Davi gostando muito pouco.

8º Lugar:
Mulher-Hulk: Defensora de Heróis
(31 pontos)

Mulher-Hulk, a série que talvez tenha mais sofrido bombardeios de todo o jeito e que figura em segundo lugar em minha lista pessoal da Fase 4, não só traz o Hulk de volta ao UCM, como introduz a personagem título e retira de vez o Demolidor da aposentadoria. Mas o mais importante foi a introdução do Porco Espinho e de K.E.V.I.N. no UCM, obviamente. Pena que o Kevin (não o K.E.V.I.N.) e o Davi não tiveram o mesmo apreço que tive pela série, ainda que não tenham detestado como muitos por aí (estou de olho!!!), garantindo que a Verdona ficasse confortavelmente dentro do Top 10.

7º Lugar:
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis
(33 pontos)

O quarto filme da lista do Kevin ficou em 10º lugar na minha e na do Davi, garantindo uma colocação de respeito na lista da Fase para o filme que introduz o Mestre do Kung-Fu ao UCM. Tenho certeza que mesmo o Kevin desgosta daquele terço final em outra dimensão em que os santos guerreiros passam a lutar contra o dragão da maldade e concorda que o filme ficaria muito melhor se tivesse permanecido na dimensão padrão, focando no papa Chi e seus 10 aneis que, claro, são pulseiras.

6º Lugar:
Viúva Negra
(34 pontos – desempate)

Deixe-me por um momento ficar surpreso com a colocação de Viúva Negra nesta lista, por favor. Eu jurava que, aqui, teríamos a maior divergência entre nós três, mas eis que, muito ao contrário, o tardio filme solo prelúdio de Natasha Romanoff que basicamente nos introduz à quase metade dos futuros Thunderbolts, foi homogeneamente “gostado” pela trinca. Ainda que essa talvez seja uma das colocações mais polêmicas em relação ao público em geral – obviamente muito menos polêmica do que o primeiro lugar -, fico feliz em constatar que ela é a colocação certa! He, he, he…

5º Lugar:
Pantera Negra: Wakanda para Sempre
(34 pontos – desempate)

Apesar de ter adorado a versão do UCM de Namor a ponto de ter preferido um filme solo dele a Wakanda para Sempre (sim, eu sei que isso não é ainda possível em razão de os direitos ainda estarem com a Universal) acabei sendo o mais malvado dentre os três votantes na hora de ranquear o filme-homenagem ao Chadwick Boseman, colocando-o em 11º lugar. Mesmo assim, o filme ainda conseguiu garantir o quinto lugar na lista graças especialmente ao Davi, que o colocou em terceiro.

4º Lugar:
Cavaleiro da Lua
(37 pontos)

Outra surpresa, pelo menos para mim, pois eu esperava que Cavaleiro da Lua ficasse bem mais embaixo na lista. No entanto, a trinca votou de maneira bastante uniforme sobre essa série bacanuda que tem Oscar Isaac brilhando como o personagem título em todas as suas duas – ok, três… – versões em meio a uma mitologia egípcia que contou até mesmo com um “momento kaiju” que até agora não sei se foi legal ou vergonhoso.

3º Lugar:
Loki
(44 pontos)

Ao contrário de Cavaleiro da Lua, eu tinha certeza de que Loki pontuaria muito bem. Eu, que coloquei a série na posição mais baixa, mesmo assim  ranqueei a série em sétimo lugar, com o Davi colocando-a em quarto e o Kevin em segundo. E, apesar dos pesares, ela realmente merece estar aqui, pois uma série com Tom Hiddleston contracenando com Owen Wilson e com Sophia Di Martino, esta última vivendo uma variante do próprio Loki, e que nos apresenta ao JacaLoki e ao Old Man Loki, não poderia ter destino diferente, não é mesmo?

2º Lugar:
WandaVision
(47 pontos)

WandaVision inaugurou o lado televisivo da Marvel Studios demonstrando excelente qualidade, seja no elenco, que conta com os inspirados Elizabeth Olsen e Paul Bettany, seja na originalíssima história que aborda a dor da perda e distúrbios mentais por intermédio de um fascinante passeio pela evolução das sitcoms americanas, seja na direção e direção de arte e, claro, na introdução de novos personagens, valendo especial destaque para a Agatha Harkness de Kathryn Hahn. Tudo funciona muito bem nesse tratado de psiquiatria super-heróica que realmente merece todo o destaque possível (na minha lista, é o primeiro lugar!) dos fãs e não fãs.

1º Lugar:
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
(50 pontos)

E, quase que naturalmente, a “continuação” de WandaVision, mais conhecida como Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, ganha o lugar mais alto no pódio da Fase 4, com a trinca de votantes basicamente aclamando a obra, seja o Kevin ao colocá-la em primeiro lugar, o Davi colocando-a em segundo e eu em quarto. Diferente de Miranha 3, que fez o fan service basicão e sem a menor inspiração, Sam Raimi, mostrando-se bem mais autoral do que Chloe Zhao (mas, também, ele tem bem mais experiência do que ela na direção em geral e em especial na direção de filmes de super-heróis), faz sua obra de horror que subverte o fan service para a irritação de muito fã que só quer o service padrão, mas que, ironicamente, ao mesmo tempo, reclama da dita Fórmula Marvel. Como já diria o Capitão Nascimento de outro universo, fan service bom é Illuminati morto!

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais