Lista | Watchmen – 1ª Temporada: Os Episódios Ranqueados

plano critico watchmen 1 temporada série TV HBO

Nota da Temporada

Uma das melhores séries de 2019? A melhor? Uma das melhores da década? Watchmen dividiu opiniões desde o início e foi encerrada dentro desse mesmo tipo de conflito, com muitas coisas acontecendo na base do “ame ou odeie“. Na presente lista, faço a minha classificação dos episódios da série, do pior para o melhor. O que vocês acham dessa configuração e do programa como um todo? Coloquem nos comentários a listinha de vocês também!

.

9º Lugar: Little Fear of Lightning

1X05

Com esse olhar mais pé no chão para a investigação, a série dá um novo passo (um ótimo passo!) no fortalecimento do mistério e suspense estando o lado sci-fi já estabelecido. É como ver as coisas entrando parcialmente no lugar e dando a oportunidade de novos caminhos serem tomados a partir de agora, já que a verdade sobre Judd, sobre o Senador Keene, o envolvimento de Looking Glass e a prisão de Angela dão uma nova cor ao show. Confesso que não esperava essa tomada de rumo tão cedo, mas estou feliz que tenha vindo e de maneira muito bem pensada. Mesmo que o roteiro deixe de dar falas ou mesmo ações para Wade (desperdiçando parte do tempo de tela de Tim Blake Nelson) e infelizmente sendo muito didático na relação entre ele e seu passado — aquela insistência na repetição das cenas irritou bastante, porque já tínhamos entendido a relação — o episódio consegue empurrar a série para frente e deixar a história ainda mais interessante. Mal posso esperar para ver como a coisa se desenrolará em torno de Sister Knight a partir de agora.

.

8º Lugar: See How They Fly

A condução do capítulo teve um ritmo aplaudível e passou muito fluidamente da explicação e fechamento do arco de Ozymandias (que achei que teria a pior condução, mas qual o quê! Mesmo não gostado do exato final, tive uma ótima experiência com todo o trajeto) para as explicações finais e fechamento do arco de Angela/Manhattan/Justiça Encapuzada, tornando a série cíclica não só em seu tempo, mas acenando para a História desse próprio Universo e também para o Watchmen original. Através de excelentes interpretações e uma corajosa tomada de rumo para uma obra tão adorada como esta, a série nos deixa com os mistérios essenciais resolvidos e, pelo menos para mim, com uma imensa vontade de uma segunda temporada. Se não vier, porém, tenho aqui a felicidade de ter visto um dos shows mais inventivos e interessantes da década, e mesmo não concordando ou gostando de algumas das resoluções, não dá para ignorar a grandeza dessa versão de Watchmen. Quem sabe o que o futuro nos reserva, não é mesmo?

Watchmen-109.-Lady-Trieu plano crítico see how they fly

.

7º Lugar: If You Don’t Like My Story, Write Your Own

1X04

Eu tenho visto indicações preocupadas (nesse caso, não hostis) de que talvez a série esteja “estranha demais para seu próprio gosto“, o que de fato pode ser um problema a longo prazo, porque a gente está falando de Damon Lindelof, convenhamos, mas ao mesmo tempo não há nada que quebre rigorosamente o padrão de estranhezas que a série trouxe até aqui. Há uma organicidade na bizarrice, o que me deixa, ao menos por enquanto, tranquilo e feliz com o que temos. O futuro… só o azulão sabe.

If You Don't Like My Story, Write Your Own plano crítico watchmen

.

6º Lugar: An Almost Religious Awe

1X07

Tanta revelação num único episódio pode fortalecer a suspeita de que a série não será renovada e dá muito material para ser trabalhado nos dois capítulos que ainda faltam para finalizar a temporada. Meus votos é que se mantenha a boa qualidade que tivemos da série até aqui, independente do futuro que a espera. Rogamos à lula alien para que as manias de Damon Lindelof não ataquem novamente.

plano crítico watchmen An Almost Religious Awe

.

5º Lugar: Martial Feats of Comanche Horsemanship

1X02

Com mais uma aula de edição e atuações brilhantes, Martial Feats of Comanche Horsemanship explora interessantes segredos dos personagens desse Universo. Do uniforme da KKK no armário de um amigo de Angela aos pobres clones queimados no porão de Veidt, o capítulo nos convida a pensar sobre a raiz dos males, como se chamasse a atenção para o fato de que nada, numa sociedade, acontece ou termina por acaso. Mas isso a gente já sabe muito bem. Ou não?

plano critico watchmen Martial Feats of Comanche Horsemanship

.

4º Lugar: It’s Summer and We’re Running Out of Ice

1X01

Assim como na obra original, a série começa com uma investigação de um cenário no início da fervura e com uma morte que deve servir de fio condutor para a linha principal de eventos — o sangue na smiley face do Comediante torna-se o sangue no distintivo do policial enforcado. As coisas definitivamente começarão a mudar para Angela Abar/Sister Night (Regina King), Looking Glass (Tim Blake Nelson), Adrian Veidt/Ozymandias (o sempre classudo Jeremy Irons) e a Sétima Kavalaria (7K/7th Kalvary). E claro, dependendo do alcance desses acontecimentos, o longo governo do Presidente Robert Redford também sofrerá os devidos chacoalhões. Definitivamente estamos em Watchmen.

plano critico watchmen It's Summer and We're Running Out of Ice

.

3º Lugar: She Was Killed by Space Junk

1X03

Com uma verdadeira chamada de longa distância, uma piada que ao mesmo tempo dá uma piscadela para a frase de Will sobre ter “amigos lá em cima” e uma interessante discussão sobre o exercício da força policial (vejam que as máscaras não são de uso nacional), tivemos aqui mais um excelente capítulo sobre uma investigação que nem começou direito e já está explodindo caixões e exibindo um gigante dildo azul, guardado como um grande tesouro. Nem o historiador do momento, Agente Petey, poderia encontrar paralelos históricos para isso. A propósito: Ozymandias parece fazer de tudo para irritar quem quer que esteja vigiando sua presença naquela propriedade. E as invenções me parecem uma intricada tentativa de fuga. Eu não sei o que está acontecendo, mas estou adorando cada momento.

plano crítico She Was Killed by Space Junk

.

2º Lugar: A God Walks Into Abar

1X08

Mais um episódio e chegaremos ao fim. O que foi feito até o momento é um trabalho digno de aplausos, algo para constar entre as melhores produções de TV da década, e agora, é impossível não estar positivamente confiante para o que nos reserva o desfecho de Watchmen. A cena pós-créditos revela a solidão e uma espera desalentada de Ozymandias para algo que, enfim, acaba caindo em suas mãos. Se este penúltimo capítulo já foi épico, mal posso esperar pelo que deve ser o Finale. Que o Deus branco-preto-azul ouça a última ligação que eu lhe fiz de uma cabine aqui em Paulo Afonso e faça com que essa saga termine com a grandeza que lhe é devida.

O fim está próximo.

.

1º Lugar: This Extraordinary Being

1X06

Com a história de Will expandida, entendemos muito mais sobre Angela e sobre os percalços sociais e políticos deste Universo, assim como uma série de relações no presente. Um capítulo de forte cunho histórico, intenso e primoroso diálogo com a própria História dos EUA e mais uma série de boas revelações e mudanças que empurram a série para a frente sem desrespeitar a inteligência do público desta vez.

justiça encapuzada plano crítico This Extraordinary Being

LUIZ SANTIAGO (OFCS) . . . . Após recusar o ingresso em Hogwarts e ser portador do Incal, fui abduzido pela Presença. Fugi com a ajuda de Hari Seldon e me escondi primeiro em Twin Peaks, depois em Astro City. Acordei muitas manhãs com Dylan Dog e Druuna, almocei com Tom Strong e tive alguns jantares com Júlia Kendall. Em Edena, assisti aulas de Poirot e Holmes sobre técnicas de investigação. Conheci Constantine e Diana no mesmo período, e nos esbaldamos em Asgard. Trabalhei com o Dr. Manhattan e vi, no futuro, os horrores de Cthulhu. Hoje, costumo andar disfarçado de Mestre Jedi e traduzo línguas alienígenas para Torchwood e também para a Liga Extraordinária. Paralelamente, atuo como Sandman e, em anos bissextos, trabalho para a Agência Alfa. Nas horas vagas, espero a Enterprise abordar minha TARDIS, então poderei revelar a verdade a todos e fazer com que os humanos passem para o Arquivo da Felicidade, numa biblioteca de Westworld.