Mesmo que a experiência de Germaine Dulac em A Concha e o Clérigo (1928) tenha antecedido a de Um Cão Andaluz (1929), foi pelo filme de Buñuel que o surrealismo ganhou o mundo do cinema e se tornou mais icônico e irreverente com o passar dos anos. Mesmo após a parceria com o pintor Salvador Dalí, seu exílio nos Estados Unidos e a estabilização no México, Buñuel conservou o espírito antirreligioso, antimilitar e antiburguês dos primeiros tempos.
O diretor filmava o sonho, o desejo, a libido inflamada. Não era um cineasta preocupado com a técnica perfeita. Seus filmes não são conhecidos pelo apuro milimétrico dos planos e direção de cena, mas pelo conteúdo cáustico e polêmico e por momentos impagáveis, como a ceia dos mendigos em Viridiana ou o destino de Simão em Simão do Deserto.
A lista que se segue aponta alguns dos melhores filmes, aqueles que todos deveriam ver. Para os admiradores do surrealismo e do cineasta, bem vindos ao mundo surreal de Luís Buñuel.
.
O ponto de partida do roteiro desse filme é dos mais originais da história do cinema. Depois de uma festa de gala, os ricos convidados, por uma razão inexplicável, não conseguem deixar o local em que estão. Conforme os dias se passam, a situação piora. As máscaras e convenções sociais começam a ruir, revelando a falsidade e podridão de cada pessoa.
..
Às vésperas de ser ordenada freira, Viridiana passa uns dias na mansão do seu pervertido tio, que tenta seduzi-la de todas as maneiras. Com a morte repentina dele, ela desiste da vida religiosa, indo morar na mansão que herdara. Movida pela caridade cristã, ela abriga e alimenta todos os mendigos da região. Porém, os necessitados não se comportam do jeito que ela esperava…
Várias situações independentes se sucedem num filme episódico, situações sempre ligadas por um dos personagens iniciais. Trama surreal e livre, o filme é uma sátira onírica e nonsense na qual o diretor apela para a total inversão de valores no ataque à religião, à pátria e à família. O humor é erótico e violento. Para públicos específicos. Uma das obras mais características do diretor amaldiçoado pela igreja.
Séverine é uma mulher jovem, bela, rica e bem casada. Apesar da aparente felicidade, ela oculta um mundo interior doentio, impedindo sua realização sexual com o marido. Frustrada, busca satisfação em encontros secretos numa casa de prostituição, mantendo sempre as aparências, passando a ter uma vida dupla. Até que ela conhece o estranho e violento Marcel, que complicará os seus planos.
.
Em flashback, vemos narrada a fascinante história de Archibaldo de La Cruz, que confessa à polícia ser um serial killer. Em interrogatório, ele conta reminiscências de sua vida, inclusive a origem de sua obsessão por mulheres, mesclando suspense, psicanálise freudiana e humor negro, em um filme impiedoso e com um plano de fundo social.
Este filme marca a estréia de Buñuel como diretor e é considerado o primeiro filme surrealista da história. Co-escrito por Salvador Dalí, o filme foi lançado em 1928 e os dois artistas foram obrigados a deixar o cinema correndo, sob a ameaça de linchamento. O motivo? As pessoas provavelmente não estavam preparadas para o que era mostrado na tela.
..
Nos subúrbios da Cidade do México, um grupo de jovens delinquentes passa os dias cometendo pequenos roubos. Miseráveis, exploradores e corruptos dividem o mesmo espaço e brigam para conseguir um pouco de vantagem sobre pobres, deficientes e ingênuos. O filme neorrealista de Luis Buñuel.
..
Celestine é uma camareira que conseguiu uma ocupação no campo trabalhando para a família Monteil, que tem certas peculiaridades. Cada membro da família e serviçais da casa apresentam uma peculiaridade sexual. Celestine não sabe ao certo como lidar com essas pessoas, e pulsões estranhas começam a lhe incomodar.
..
O filme é um grande jogo de gato e rato no qual Mathieu, um homem rico e sofisticado que está entrando na 3ª idade, tenta obsessivamente ganhar os afetos de uma jovem de 18 anos. Assim ela manipula o desejo carnal dele e cada um tenta ganhar absoluto controle sobre o outro.
..
Um jogo surrealista e cheio de arte. Seis pessoas de classe média se reúnem para jantar, mas são constantemente interrompidos, devido a estranhos acontecimentos. Mistura de situações reais da história com os sonhos e devaneios das personagens, uma crítica feroz e feita com bastante humor às situações e a hipocrisia da vida social burguesa.