Home Colunas Plano Crítico | Corrida Literária 2021

Plano Crítico | Corrida Literária 2021

por Luiz Santiago
2288 views (a partir de agosto de 2020)

Como se não bastasse a longa lista de loucuras a que estamos acostumados aqui no site, acabamos, sem querer, criando mais uma linha para ela. E tudo começou com uma simples conversa…

Estava eu batendo papo com o Sr. Kevin Rick, quando a conversa aterrissou no terreno da literatura, e passamos a comentar a nossa jornada literária de 2020. Daí o papo enveredou para a seara do “desafiar-se um pouco mais a cada ano” em termos de número e variedade de leituras, e então o Kevin soltou exatamente essa frase aqui “Que tal colocarmos 50 pra nos desafiarmos mesmo hein?“. E isso foi a origem de tudo.

Nas mensagens seguintes, passamos a combinar o que inicialmente seria apenas uma brincadeirinha saudável e sem preocupação. No entanto, não demorou e o Ritter Fan ficou sabendo da brincadeira e a coisa tomou tamanha dimensão que acabou virando isso que vocês estão vendo agora: uma corrida literária oficialmente maluca do Plano Crítico. E como todo jogo precisa de regras, eis aqui as que definimos para a nossa corrida:.

  1. Serão contabilizados os livros cuja leitura foi iniciada a partir do dia 20 de dezembro de 2020 e os livros cuja leitura for concluída até o dia 20 de dezembro de 2021.
    .
  2. Só serão contabilizados os livros de ficção (qualquer gênero), livros que mesclam ficção com realidade e livros jornalísticos, incluindo biografias. Obras técnicas ou acadêmicas estão fora da corrida. Contos isolados também estão de fora, mas, em caso de leitura da coletânea completa, o livro inteiro será contabilizado.
    .
  3. A meta para esta corrida é de no mínimo 50 livros. Perde a corrida quem ler menos que isso até a data estipulada. Em caso de empate, vence aquele que leu o maior número de páginas, somando os primeiros 50 livros conforme a contagem oficial da edição efetivamente lida pelo competidor — seja em formato físico, seja digital. Permanecendo o empate, vence aquele que leu o maior número de páginas somando as leituras que extrapolaram a meta (a partir do 51º livro). Se nenhum participante atingir a meta, vence aquele que chegou mais próximo dos 50 livros e, em caso de empate na quantidade inferior a 50, os mesmo critérios de desempate acima serão aplicados.
    .
  4. Os perdedores deverão pagar as seguintes prendas: o 2º lugar criticará o episódio piloto de My Little Pony e o 3º criticará alguma animação da Barbie. Os leitores deverão indicar, nos comentários abaixo, uma segunda prenda para cada uma dessas colocações. O vencedor da corrida escolherá a prenda extra dentre esses comentários.

Abaixo, vocês podem ver o tipo de tabela que acompanhará a corrida. Ela será atualizada à medida que cada um de nós terminarmos as leituras. Conforme as críticas forem entrando no site, os links para elas serão colocados nos respectivos títulos dos livros, mas vale dizer que não é condição para a contagem que a respectiva crítica seja publicada no site dentro do mesmo ano da competição.

LIVROS QUE JÁ FORAM LIDOS

ORDEM

LEITOR

PÁGINAS

Comissário Maigret – Livro 6: O Cachorro Amarelo 13/50 Luiz 145
Cinco Semanas Num Balão 12/50 Luiz 293
Atlan – Livro 1: No Berço da Humanidade 11/50 Luiz 130
As Sombras do Mal: As Fitas de Blackwood – Vol.1 10/50 Luiz 340
O Iluminado 3/50 Kevin 519
Perry Rhodan – Livro 11: Mutantes em Ação 9/50 Luiz 160
Assassinato no Campo de Golfe 2/50 Kevin 294
Perry Mason – Livro 1: O Caso das Garras de Veludo 8/50 Luiz 224
A Segunda Vida de Missy
7/50 Luiz 349
O Assassinato de Roger Ackroyd 6/50 Luiz 308
É Assim Que se Perde a Guerra do Tempo 5/50 Luiz 209
Easy Rawlins – Livro 1: O Diabo Vestia Azul 4/50 Luiz 273
Caçadores de Duna (Hunters of Dune) 1/50 Ritter 644
Salem 1/50 Kevin 460
Um Estudo em Vermelho 3/50 Luiz 169
A Estranha Maldição 2/50 Luiz 260
Seara Vermelha 1/50 Luiz 264

.Nos comentários abaixo vocês podem dar ideias para as prendas extras e, se quiserem, também entrar na brincadeira da nossa corrida literária! À medida que forem lendo novos livros ou avançando nessas leituras, apareçam aqui para comentar um pouco sobre o que estão achando. Teremos muito o que conversar sobre livros ao longo do ano! Boas leituras a todos!

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais