Entenda Melhor | Vingadores 2: Quem é Visão?

vision im des

Um filme da Marvel que tem Ultron como principal antagonista não poderia deixar de ter Visão de alguma maneira. Se você não faz ideia da razão da ligação entre os dois ou sabe e deseja conhecer mais sobre o personagem, venha comigo em um passeio que começa em 1940, antes mesmo da Marvel Comics existir, tudo em preparação ao lançamento do aguardado Vingadores: Era de Ultron, mais um capítulo do cada vez mais amplo e complexo Universo Cinematográfico Marvel.

Antes, porém, confiram nossa cobertura de todos os personagens que fazem sua primeira aparição (ou quase) no filme:

Barão Strucker

Ulysses Klaw/Garra Sônica

Feiticeira Escarlate

Mercúrio

Ultron

Preparados? Então vamos lá!

Um brevíssimo resumo para quem tiver preguiça de ler tudo:

Visão é um androide (ele é chamado de “sintozoide”, nos quadrinhos, mas com o mesmo efeito) criado pelo vilão Ultron, com o propósito de ajudá-lo a derrotar os Vingadores. No entanto, Visão rebela-se contra seu “pai” e alia-se aos Vingadores, passando a fazer parte do grupo.

mosaico visão 1

(1) Capa de The Avengers #57, com a primeira aparição do Visão e (2) Página da mesma revista, com sua primeira aparição interna.

Suas principais características são: (1) pele avermelhada; (2) ele porta uma “joia solar” em sua testa que absorve raios solares e dispara rajadas de microondas; (3) ele controla sua própria densidade, podendo tornar-se intangível com a mesma facilidade que se adensa, tornando-se quase indestrutível; (4) ele pode voar em razão desse controle da densidade; (5) ele pode controlar computadores em sua vizinhança.

Para todos os efeitos, apesar de ser um ser sintético, Visão é humano, com os sentimentos característicos. Sua humanidade chega a ser tamanha que ele se apaixonou e se casou com a Feiticeira Escarlate.

Pronto, acabou o resumo! Mas, se ficaram curiosos para saber mais, continuem lendo.

Primeira aparição:

O Visão conforme conhecemos hoje e que será personagem no filme é o Visão criado por Stan Lee, Roy Thomas e John Buscema, que surgiu pela primeira vez em The Avengers #57, de outubro de 1968 primeiro como vilão e, em seguida, como herói.

Mas a inspiração de Stan Lee e Roy Thomas veio de muito antes, precisamente de 1940. Stan Lee, então editor da Marvel, queria um novo herói para fazer parte dos Vingadores e Roy Thomas teve a ideia de resgatar o herói Visão criado por Joe Simon e Jack Kirby e que surgiu pela primeira vez em Marvel Mystery Comics #13, de novembro de 1940, publicada pela Timely Comics, predecessora da Marvel Comics, a mesma revista que trouxe o primeiro crossover na história dos quadrinhos, entre Namor e Tocha Humana (o original, de 1939).

mosaico visão 2

(1) Capa de Marvel Mystery Comics #13, da Timely Comics onde o primeiro Visão aparece pela primeira vez (no alto da coluna à esquerda) e (2) Primeira página interna, onde se pode ver o herói completo e todos os traços que depois seriam utilizados por John Buscema no desenho do segundo Visão, com uma capa de The Avengers #57 que faz referência direta à pose que vemos aqui.

Esse Visão da Era de Ouro era um alienígena cujo nome verdadeiro era Aarkus, um policial da dimensão Smokeworld que é acidentalmente trazido para a Terra por um cientista. Ele acaba se tornando uma espécie de policial também na Terra, a pedido do cientista e chegou até a lutar ao lado dos Invasores. O Universo Marvel em quadrinhos trouxe esse Visão de volta de maneira extremamente complicada, apenas usando o nome Aarkus para não confundir com o segundo e mais famoso Visão.

Os poderes do primeiro Visão são de gerar imagens de si mesmo (como ilusões), gerar gelo e frio extremo e se teletransportar para qualquer lugar onde há fumaça.

Mas, voltando a Roy Thomas, ele levou a ideia a Stan Lee que acabou rejeitando-a, pois ele tinha a ideia de ter um androide na equipe dos Vingadores. No final das contas, houve uma espécie de fusão de ideias, com a manutenção do nome e de muitos aspectos do uniforme do Visão original em uma criação completamente nova.

Biografia nos quadrinhos:

Assim como qualquer outro personagem de quadrinhos com quase 50 anos de publicações, o Visão já apareceu dezenas e dezenas de vezes nas mais diversas revistas Marvel, inclusive em títulos próprios. Resumir sua biografia é, portanto, uma tarefa complicada. Fica o aviso, então: a biografia abaixo é resumida e, portanto, parcial. No entanto, ela já permite uma boa ideia da importância do personagem no Universo Marvel.

– E chega o Visão:

Ultron cria o Visão a partir dos padrões cerebrais do vingador Simon Williams, mais conhecido como Magnum (Wonder Man) e do corpo sintético de Jim Hammond, o primeiro Tocha Humana, criado pelo professor Phineas Horton e que lutou ao lado dos Invasores durante a 2ª Guerra Mundial. Na verdade, Immortus havia separado o corpo de Hammond em dois e um deles acabou sendo usado por Ultron.

mosaico visão 4

(1) Corpo do Tocha Humana original + (2) Padrões cerebrais do Magnum = (3) Visão.

O objetivo do vilão era, como sempre, atacar os Vingadores. Seu plano não é bem-sucedido pois os Vingadores convencem o Visão do erro de ficar ao lado de Ultron e ele acaba se virando contra seu pai e criador, exatamente como Ultron, antes, havia se virado contra Hank Pym, seu pai e criador. Em seguida, o Visão (que adota o nome a partir do comentário da Vespa quando o encontra pela primeira no sentido de que ele seria uma “visão”) passa a fazer parte integrante dos  Vingadores.

– Visão e Feiticeira Escarlate:

Algum tempo depois, o Visão e a Feiticeira Escarlate passam a ter um romance, apesar de Mercúrio, irmão de Wanda ser contra. O romance continua e os dois acabam se casando e, com base nos poderes mágicos da Feiticeira, conseguem ter filhos, os gêmeos Thomas e William.

mosaico visão 3

(1) O casamento de Visão com a Feiticeira Escarlate e (2) Os filhos do casal.

Cabe um parênteses aqui. Eu mais do que simplifiquei a questão dos filhos do Visão com a Feiticeira Escarlate, pois essa questão é extremamente complexa e vai bem além dos poderes mágicos de Wanda e envolve até mesmo Mefisto. Apenas cabe afirmar: os filhos do Visão como tais não mais existem, pois foram criações místicas que acabaram sendo desfeitas. Esse evento, depois, catalisou a história Vingadores: A Queda e a saga Dinastia M. Essa situação com Wanda também separa o casal. Agora fecha o parênteses.

– Visão líder dos Vingadores:

Quando o Visão ajuda os Vingadores a derrotar o Aniquilador, seu corpo se torna inerte e ele consegue projetar uma forma astral que passa a ser ainda mais poderosa do que antes, pois pode se fundir com computadores. Essa forma acaba se tornando líder dos Vingadores até que os eventos traumáticos com seu corpo inerte o leva a tentar controlar os computadores do mundo.

visão holo

O Visão holográfico surge em The Avengers #238.

Os Vingadores o impedem, mas o Visão passa a ter suas ações monitoradas.

– Visão “branco”:

Immortus, manipulando agentes do governo, conseguem desmantelar o Visão. Os Vingadores, por sua vez, retomam as várias partes do corpo do androide e Hank Pym o remonta com um uniforme igual, mas todo branco.

A mente do Visão também volta como uma tabula rasa, refletindo seu uniforme. Ele é apenas um androide, sem os sentimentos que o tornavam mais do que isso. Magnum se recusa a autorizar que seus padrões cerebrais sejam reutilizados e o Visão passa a operar dessa forma fria e distante.

vision white

O Visão “branco”.

Ao longo do tempo, porém, ele passa a adotar os padrões cerebrais do cientista morto Alex Lipton e, também, os padrões cerebrais antigos de Magnum começam a voltar espontaneamente, fundindo-se com o de Lipton e fazendo o Visão voltar ao que era antes. Ato contínuo, ele adota um uniforme colorido nos mesmo padrões do anterior.

– Visão destruído:

Na história Vingadores: A Queda, o Visão é manipulado por uma Feiticeira Escarlate completamente enlouquecida, que o faz cair de Quinjet na Mansão dos Vingadores e soltar cinco cópias de Ultron contra os heróis, com resultados catastróficos. A Mulher Hulk, ensandecida pelo ocorrido, destrói o Visão completamente.

visão destruido

Visão destroçado pela Mulher Hulk.

Na saga Guerra do Caos, o Visão é trazido dos mortos somente para novamente se sacrificar. Sua reconstrução se dá somente durante a saga A Essência do Medo, pelas mãos de Tony Stark.

Hoje, o Visão faz parte do grupo Vingadores I.A. (sigla de Inteligência Artificial), grupo formado por seres cibernéticos.

Poderes:

Visão é um androide com superforça, enorme capacidade analítica e que pode controlar sua densidade, tornando completamente intangível ou extremamente maciço. A joia solar em sua testa absorve os raios do sol e pode emitir rajadas infravermelhes ou de microondas.

Em razão do controle de sua densidade, Visão pode voar. Além disso, ele é capaz de controlar computadores a distância.

Para todos os efeitos, com exceção de seu corpo sintético e que, portanto, não envelhece, Visão pode ser considerado humano.

Aparições na televisão e no cinema:

Visão apareceu nas seguintes séries animadas: Quarteto Fantástico, The Avengers: United They Stand e Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra.

mosaico visão 5

(1) Visão em Quarteto Fantástico; (2) Visão em United They Stand e (3) Visão em Os Heróis Mais Poderosos da Terra.

Finalmente, Visão aparecerá em versão live-action em Vingadores: Era de Utron, de 2015. Ele será vivido pelo ator Paul Bettany que apareceu no Universo Cinematográfico Marvel como a voz de J.A.R.V.I.S., a inteligência artificial criada por Tony Stark possivelmente baseada no mordomo de seu pai, Jarvis, que já apareceu em carne e osso na série Agent Carter, vivido por James D’Arcy. Isso dá a entender que ou o Visão usará os padrões cerebrais de J.A.R.V.I.S. ou será uma evolução da inteligência artificial. Não há confirmação sobre o envolvimento de Ultron em sua criação, como nos quadrinhos.

vision movie

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.