Home FilmesCríticasCatálogosCrítica | Hurry Up Tomorrow: Além dos Holofotes

Crítica | Hurry Up Tomorrow: Além dos Holofotes

"Narciso acha feio o que não é espelho".

por Iago Iastrov
3,K views

Ambicioso e incompetente: é isso que Hurry Up Tomorrow: Além dos Holofotes consegue ser ao mesmo tempo. E a gente sabe que isso não é uma boa mistura para uma obra com tanta ambição. Trey Edward Shults, que já mostrou talento real em Ao Cair da Noite (2017) e As Ondas (2019), vai aqui numa direção que confunde conteúdo e forma, basicamente assinando um comercial de 2h para o álbum de Abel Tesfaye (The Weeknd), disfarçado de produção cinematográfica. A origem do longa foi o incidente de setembro de 2022, no SoFi Stadium, quando The Weeknd perdeu a voz no palco devido ao estresse psicológico causado pelos conflitos entre sua turnê e as gravações da série The Idol (2023). Esse momento traumático virou sessão de autocomiseração com pitadas de megalomania, onde o rumo da narrativa é basicamente um louvor ao próprio espelho, praticamente berrando: olha como esse cara é um gênio!

The Weeknd insiste em repetir-se como o mau ator que já se mostrou ser, querendo exibir uma angústia existencial que vira a caricatura do sofrimento artístico, especialmente quando o diretor faz uma sequência interminável de primeiros planos do rosto suado do artista, tentando cavar algo dramatúrgico que simplesmente não existe. Jenna Ortega, mesmo com o talento comprovado em Wandinha e Pânico VI, desaparece numa personagem que só serve para validar as neuroses do protagonista com análises musicais que se esforçam exageradamente para parecerem profundas, com direito até a um momento de dissecação de significados ocultos. É constrangedor. Barry Keoghan, ator muito talentoso de Os Banshees de Inisherin (2022) e Saltburn (2023) desperdiça seu carisma num papel que o reduz a facilitador das fantasias autodestrutivas do protagonista, sendo eliminado da trama com uma rapidez que mostra o total desinteresse do roteiro por qualquer coisa que não gire em torno do umbigo do querido Narciso musical.

Usando câmera circular com uma frequência obsessiva e irritante, Trey Edward Shults cria uma experiência nauseante e distrativa, que praticamente só encontra qualidade na fotografia de Chayse Irvin. Esta, embora competente na mistura de película 35mm, 16mm e Super 8, não tem o seu valor utilizado de maneira completa, já que a direção alterna esses formatos sem qualquer justificativa dramática, basicamente tentando experimentar para parecer diferente. E como se não bastassem os problemas já grandes da fita, é na trilha sonora que eles explodem, uma vez que as composições de Weekend e Daniel Lopatin querem se sobressair ao filme, numa competição absurda que contribui para a derrubada da qualidade geral. Puro marketing forçado, e dos piores.

Mesmo os maiores fãs de The Weekend estão decepcionados. Nem a devoção consegue mascarar a incompetência narrativa básica. Hurry Up Tomorrow é uma placa de advertência sobre os perigos de confundir excelência em uma área artística (porque The Weeknd é, definitivamente, um músico fenomenal; um dos maiores de sua geração) com sinal verde para atuar em todas as outras. A vaidade do cantor transformou o seu projeto mais ambicioso e diferente em um insulto ao público. Dedicado à memória do produtor Kevin Turen, falecido em novembro de 2023, o filme é a prova de que nem todo projeto deveria chegar às telas, especialmente quando o resultado trai a seriedade dos profissionais envolvidos. The Weeknd deveria voltar ao que sabe fazer verdadeiramente bem (música) e deixar o cinema para quem pelo menos respeita os princípios básicos dessa arte.

Hurry Up Tomorrow: Além dos Holofotes (EUA, 2025)
Direção: Trey Edward Shults
Roteiro: Trey Edward Shults, The Weeknd, Reza Fahim
Elenco: The Weeknd, Jenna Ortega, Barry Keoghan, Riley Keough, Ash T, Paul L. Davis, Sebastian Villalobos, Roman Mitichyan, Ibrahim Ivan Troy Simonin, Kiara Liz, Olga Safari, Michael Buhen, Victoria McGrath, Roy Williams Jr., Olivia Abreu
Duração: 105 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais