Crítica | Star Wars Resistance – 1X14: The Doza Dilemma

Depois do fantástico trailer de mid-season de Star Wars Resistance, muitos ficaram animados para ver a série mergulhar dentro do plot da Primeira Ordem. Pode-se dizer que os dois primeiros episódios da segunda parte da temporada ficaram devendo nesse aspecto, mas The Doza Dilemma não ficou. Aqui, aconteceram grandes desenvolvimentos para nosso protagonista, para o regime e seus piratas.

As Comandante Pyre e Capitã Phasma começam o episódio oferecendo para o líder dos piratas uma grande quantia em dinheiro em troca da tão amada filha do Capitão, e também mandante, da Plataforma. Para o grupo de foras da lei essa missão é bem simples de ser realizada, já que Synara está agindo como espiã e parece ter a confiança de todos na plataforma, menos BB-8.

A missão é cumprida com muita facilidade. Synara utiliza o acesso a torre de comando que a própria Torra Doza, filha do Capitão, tinha lhe dado. Durante o sequestro, Kaz vê Synara agindo junto com os piratas e descobre que ela faz parte do grupo. Está cada vez mais interessante ver Kazuda agindo como um espião. Ele é sem dúvida aquele menino atrapalhado, mas é bom vê-lo planejando algo e tendo sucesso em seus planos, desenvolvendo-se a olhos vistos como personagem.

Ele é o primeiro na plataforma a entrar na nave e seguir os piratas. Fireball é uma nave análoga a seu piloto. Assim como Kaz, ela é imperfeita e atrapalhada, quebrando sempre nos piores momentos. Os piratas conseguem levar Torra até uma nave, que tem um design maravilhoso, e estão prontos para entrega-las para a Primeira Ordem. Kaz consegue avisar os outros defensores da plataforma mas apenas ele chega na nave dos piratas a ponto de ver a grande revelação desse episódio, essa que não é uma revelação para a audiência e sim para os personagens.

A Primeira Ordem, ao invés de realizar o acordo e pagar para os piratas pela missão bem sucedida, decide matar os foras da lei. Essa é uma ótima forma de acabar com a relação entre o regime e os piratas e de ainda manter a fama de salvadores da pátria para os habitantes da plataforma. Comandante Pyre resgata Torra e oferece Captain Doza uma pequena elite de tropas para auxiliá-lo na segurança do local, mesmo contrariado, o líder decide aceitar a “gentileza”.

No dia seguinte, Kaz vai até a oficina de Synara para confrontá-la sobre suas atividades suspeitas. Ela arruma uma desculpa que nosso protagonista não aceita, Kaz tenta ver sempre o melhor nas pessoas, mas ele não é mais um menino tão imaturo quanto no começo da temporada.

The Doza Dilemma, dirigido por Sergio Paez e roterizado por Gavin Hignight, foi um episódio que fez com que a trama de Resistance seguisse em frente. Nele vimos a Primeira Ordem conseguir seu objetivo de entrar na plataforma, e finalmente, vimos Kaz descobrir que Synara não é flor que se cheire.

Além disso, os piratas também podem ser uma parte da trama a ser explorada, já que com certeza eles não gostaram da traição que sofreram da Primeira Ordem e podem vir a causar muitos problemas nos próximos episódios. Tomara que a pegada da série continue nessa linha.

Star Wars Resistance – 1X13: The Doza Dilemaa (EUA, 27 de Janeiro de 2018)
Criado por: Carrie Beck, Dave Filoni, Kiri Hart
Direção: Sergio Paez
Roteiro: Gavin Hignight
Elenco: Christopher Sean, Scott Lawrence, Josh Brener, Suzie McGrath, Bobby Moynihan, Jim Rash, Donald Faison, Myrna Velasco, Lex Lang, Stephen Stanton, Mary Elizabeth McGlynn, Diedrich Bader, Rachel Butera, Oscar Isaac, Adam Driver, Gwendoline Christie, Elijah Wood, Anthony Daniels
Duração: 22 minutos.

PEDRO CUNHA . . . Com corpo e alma de Hobbit, sou um eterno Padawan e aprendiz. Amigo dos ursos, dos elfos e das águias. Nativo de Krypton e apreciador da sétima, nona e de TODAS as artes. Quando tentado sempre rebato; "sou um Jedi, como meu pai antes de mim".