Home TVEpisódio Crítica | Ataque dos Titãs (Attack on Titan) – 4X12: Quem Conduz

Crítica | Ataque dos Titãs (Attack on Titan) – 4X12: Quem Conduz

por Kevin Rick
8k views

Quem Conduz

  • Há spoilers. Leiam, aqui, a crítica dos episódios anteriores. 

Entreguem os seus corações! Quem Conduz

Na crítica de Mentiroso, eu já havia citado o caráter messiânico dado a Eren pelo roteiro de Isayama, que vinha criando essa mistificação em torno do protagonista para os Eldianos, e para os próprios inimigos de modo antagônico. Quem Conduz abraça por completo a figura divina de Eren como núcleo principal deste arco, tanto os “crentes” quanto “descrentes”, criando diferentes facções e convicções a respeito dos misteriosos pensamentos dos irmãos Jaeger. A própria caracterização do personagem serve a esse argumento, apresentando ele descalço, bastante simples na vestimenta, mas imponente e profético, bem em conjunto com a visão do Messias mais ocidental do cristianismo, só que também existe vestígios ali de ideais malignos, ou pelo menos de pensamentos que trabalham a moralidade duvidosa de Eren.

Toda essa dualidade do personagem, independente de gostar ou não do caminho escolhido por Isayama, não apenas serve ao propósito de desconstrução do protagonista Shonen, como já citei diversas vezes, mas funciona de forma magnífica com a grande proposta da série: perspectiva. Dependendo das ações de Eren, ele será o herói para muitos e o vilão para ainda mais, e o fato do próprio personagem estar conformado com seu “papel”, ao mesmo tempo altruísta e egoísta dependendo da visão escolhida, o faz extremamente perigoso… e deveras interessante.

É até engraçado pensar como ele mal aparece em tela ou tem falas expositivas, mas continua sendo o principal elemento do episódio. Esta simbologia dele, assumindo um caráter de fanatismo mesmo, meio religioso, muito bem transposto pela obsessão de Yelena, porém com o toque político do arco, concebem essa versão divina do personagem misturada a adoração com viés revolucionário que vemos na História do mundo real, com líderes assumindo esse dever de libertação que cria essa idolatria popular, que, aliás, normalmente termina em tragédia ou corrupção.

Além disso, temos os divertidos e cruéis joguinhos políticos de Paradis, que vinham sendo elaborados anteriormente, mas ganham um enfoque especial aqui. Golpe de estado, assassinato do Zachary, libertação do Eren, estratégias militares e diálogos de ideologias, temos de tudo um pouco. Particularmente, adorei todas as cenas envolvendo Pixis, desde a tremenda conversação com Yelena, até o entendimento de rendição em relação ao Eren. Adoro todo seu desenvolvimento diplomático, que já era característico do personagem, mas ganha um tratamento especial na narrativa deste arco.

Quem Conduz, à primeira vista, pode parecer um episódio menor dentro do escopo da série, mas diferentemente dos últimos capítulos mais políticos, o slow burn aqui é, na minha visão, excelente e transformativo para o final da série. Adicionar um toque de fanatismo e divindade ao arco já mais diferentão, proporciona um curioso caminho para Eren no Novo Império de Eldia, e seus amigos também, cada vez mais distantes do personagem, além de preencher a trama já complexa com mais ramificações intrigantes sobre novas temáticas em relação à figura e a simbologia que Eren representa, seja ela correta ou errada. Aliás, isso nunca verdadeiramente importou em Attack on Titan.

Attack on Titan – 4X12: Quem Conduz (進撃の巨人, Shingeki no Kyojin – 導く者 Michibiku Mono, Japão, 01 de março de 2021)
Criado por: Hajime Isayama
Direção: Kunihiro Mori
Roteiro: Hajime Isayama, Hiroshi Seko
Elenco:  Takehito Koyasu, Yoshimasa Hosoya, Ayane Sakura,  Natsuki Hanae, Toshiki Masuda, Manami Numakura, Yûmi Kawashima, Ayumu Murase, Masaya Matsukaze, Jirô Saitô, Tôru Nara, Yû Shimamura, Yûki Kaji, Kazuhiro Yamaji, Hiroshi Kamiya, Romi Pak, Kishô Taniyama, Hiro Shimono, Yû Kobayashi
Duração: 24 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais