Crítica | Ducktales – 3X01 e 2: Challenge of the Senior Junior Woodchucks! e Quack Pack!

  • SPOILERS! Leia aqui as críticas dos episódios anteriores.

Cada nova temporada é um furacão

A família Pato chega em sua terceira temporada, com participações especiais e novos adversários já estabelecidos. Assim como na temporada anterior, os dois primeiros episódios são lançados no mesmo dia, então hoje é dobradinha Ducktales.
.

Challenge of the Senior Junior Woodchucks!

plano crítico Challenge of the Senior Junior Woodchucks! ducktales

É o dia da cerimônia que vai definir um novo “escoteiro mirim sênior”, e Huguinho está concorrendo à vaga, mas primeiro deve competir contra Violeta, a única capaz de tomar seu lugar. Os dois aceitam o desafio, proposto por Capitão Bóing (um escoteiro condecorado), e seguem em uma jornada arriscada nas florestas selvagens de Patópolis. Enquanto isso, o resto da família procura pelo tesouro secreto de Isabella Finch, uma exploradora lendária que inspirou vários livros de aventura que o próprio Patinhas lia quando criança. 

A prioridade do episódio é explorar a relação de Huguinho com sua própria arrogância, tendo de lidar com o fato de que talvez não seja o melhor escoteiro mirim de sua equipe. Isso faz com que ele abandone suas próprias crenças no guia de regras para tentar provar que é o verdadeiro merecedor do título sênior. Sua adversária, Violeta, tem mais destaque e espaço para ser desenvolvida, e por isso descobrimos mais sobre suas motivações e informações sobre sua família.

Assim, podemos ver os pais da personagem, talvez o primeiro casal gay a aparecer na série até agora. Agora é torcer para que eles tenham mais alguma participação no futuro e não sejam apenas mais um caso da Disney tentando apelar para um demográfico sem respeitá-lo o suficiente para colocá-lo em primeiro plano. Confio na equipe de Ducktales o suficiente para que eles não estraguem os personagens, mas nunca se pode confiar na Disney.

Felizmente, podemos notar que Lena está mais confortável com os outros personagens, chegando a dar dicas para Violeta de algumas piadas e ofensas que ela pode fazer para distrair Huguinho. E uma linha de diálogo indica que Lena foi adotada pelos pais de Violeta, então as constantes dicas que ela dá para sua irmã caçula tem um significado maior para a personagem. 

A jornada de Patinhas, Donald, Zezinho, Luisinho, Patrícia e Dumbela é constantemente interrompida por um pássaro misterioso com uma canção capaz de irritar Patinhas ao ponto dele não conseguir mais fazer suas aliterações quando está nervoso. Algumas piadas recorrentes, como essa e o mosquitinho que não deixa Donald em paz, são as partes mais engraçadas do episódio, já que a aventura de Huguinho e Violeta é responsável pela dose de ação.  

.

Quack Pack!

plano crítico ducktales Quack Pack! (2020)

Quack Pack! tem sido um dos episódios mais comentados entre os fãs da série antes mesmo de estrear, isso porque ele promete desde os trailers, e as imagens de divulgação da temporada, uma participação de Pateta. Isso já seria o suficiente para fazer desse episódio um dos mais especiais da série, mas felizmente os roteiristas são bons demais para depender apenas disso e criam uma das tramas mais absurdas e divertidas até agora.

Há algo estranho acontecendo na mansão Patinhas: todos tem frases de efeito, Donald está sorrindo, Patinhas repreende um dos sobrinhos por arrecadar dinheiro e toda vez que alguém entra por uma porta ou faz um comentário engraçado, ouvimos aplausos e uma risada de fundo. Não demora para Huguinho perceber que a família está presa em uma sitcom, com direito a transições entre cenas e cortes para comerciais de refrigerante (admito que a música do comercial é bem chiclete, e eu adorei).

Podemos ver várias referências e piadas com metalinguagem ao estilo de séries como Seinfeld e That’s 70 Show (principalmente por conta das transições com os personagens dançando sem qualquer ligação com o resto da trama), sem contar que eles não perderam a oportunidade de brincar com as chamadas entre os programas da Disney, onde uma celebridade desenha a logo do estúdio no canto da tela. 

A explicação para todos irem parar em uma sitcom envolve Donald e seu desejo por uma família normal. E quando eu digo desejo, é óbvio que envolve um gênio da lâmpada. E nesse mundo perfeito de Donald, sua voz “normal” retorna, e ele é dublado mais uma vez por Don Cheadle. Nessa comédia gravada a família não corre mais riscos, sua única aventura é viver em paz e todos usam as suas roupas clássicas dos quadrinhos e desenhos animados, incluindo Pateta, que faz o papel do vizinho dos patos, também usando sua roupa do desenho A Turma do Pateta, e trabalhando como fotógrafo, sua profissão em Pateta: O Filme.

A participação de Pateta é curta, mas ainda vale a pena ter a personagem interagindo com a família pato e trazendo suas marcas registradas, como a risada e o berro de dor quando tem o traseiro furado. Por ser apenas uma personagem coadjuvante, existe a possibilidade de Pateta estar presente apenas nesse episódio, o que já aconteceu com outros, mas ele é divertido demais para não ser aproveitado mais vezes. 

Há muitas referências nesse episódio, até mesmo no título. Quack Pack foi uma série de 1996, tentativa da Disney em criar uma comédia estrelada por Donald e seus sobrinhos, mas infelizmente não deu certo com o público ou crítica e durou apenas uma temporada. Ela chegou a passar no Brasil com o nome TV Pato. Mais tarde no episódio, o gênio da lâmpada do filme Ducktales – O Tesouro da Lâmpada Perdida menciona como esteve preso ali desde a década de 1990, uma piada com a data de lançamento do filme.Esse também é o primeiro episódio da nova série onde podemos ver seres humanos, representados como a platéia do episódio em que a família se encontra presa. E para continuar falando um pouco mais do Pateta, ele chega a mostrar algumas fotografias em sua carteira, de eventos da sua série e dos dois filmes estrelados por ele e seu filho, Max. 

Hilário, bizarro e cheio de referências, Quack Pack! é mais um ótimo episódio de uma animação que não consegue decepcionar. 

Ducktales – 3X01 e 3X02: Challenge of the Senior Junior Woodchucks! e Quack Pack! (EUA, 04 de Abril de 2020)
Criação: Francisco Angones e Matt Youngberg
Direção: Tanner Johnson
Roteiro: Madison Bateman e Francisco Angones (The Most Dangerous Game… Night!), Bob Snow (Quack Pack!)
Elenco: David Tennant, Dani Pudi, Ben Schwartz, Bobby Moynihan, Kate Micucci, Tony Anselmo, Beck Bennett, Paget Brewster, Toks Olagundoye, Bill Farmer
Duração: 21 min.

ROBERTO HONORATO . . . Criado pela TV, minha família era o programa dos Muppets e minha segunda casa era a locadora (era fácil de chegar, só precisava atravessar a rua). Não me incomodava rebobinar todas as fitas, e nem podia, já que assistia o mesmo filme várias vezes. E quando não é cinema, o cheiro de quadrinhos me chama de longe e preciso gastar dinheiro que não tenho. E nunca esqueça: #sixseasonsandamovie