Home TVEpisódio Crítica | Star Trek: Lower Decks – 1X02: Envoys

Crítica | Star Trek: Lower Decks – 1X02: Envoys

por Ritter Fan
486 views (a partir de agosto de 2020)

  • spoilers. Leia, aqui, as críticas dos demais episódios e, aqui, todo nosso material sobre Star Trek.

Envoys, o segundo episódio de Star Trek: Lower Decks, a primeira série humorística da afamada franquia criada por Gene Roddenberry, não arrisca absolutamente nada e mantém a exata estrutura de Second Contact: a dupla Boimler/Mariner tem uma aventura em um planeta e a dupla Tendi/Rutherford tem outra à bordo da U.S.S. Cerritos. Espero que isso não seja um sinal de que a temporada seguirá nessa linha, pois é uma fórmula que tende a cansar muito rapidamente, já que torna tudo muito mais burocrático e repetitivo.

Pessoalmente, chega a ser até perigoso escolher esse caminho mais fácil, pois os episódios iniciais de qualquer série nova precisa fazer todo o esforço possível para fisgar o espectador e a variedade pode ser grande parte dessa estratégia. Seja como for, porém, Envoys ainda consegue cumprir sua função, desta vez mantendo a ação quase que exclusivamente dependente da quadra principal, sem depender de personagens coadjuvantes de alguma relevância, o que certamente ajuda a solidificar suas personalidades, mesmo que elas já tenham ficado muito claras no episódio inaugural.

No lado de Boimler/Mariner, os dois são encarregados da missão básica de transportar o general Klingon K’orin (voz de Jess Harnell) para a embaixada da Federação de Planetas em Tulgana IV. Enquanto Boimler mantem sua abordagem absolutamente formal, inclusive usando um uniforme cerimonial mais longo que é alvo de gozação de sua colega, Mariner logo quebra o gelo por conhecer K’orin de longa data e imediatamente começar uma bebedeira desregrada na nave de transporte que faz com que o general chegue à superfície do planeta completamente bêbado, sumindo com a nave logo em seguida e deixando a dupla desesperada.

A oportunidade dessa linha narrativa é mais uma vez contrastar as atitudes dos dois cadetes, com Boimler tendo todo seu conhecimento adquirido a partir de livros e manuais e Mariner a partir de experiências muito bem vividas ao longo de sua aparentemente muito movimentada carreira, apesar de sua idade. Novamente, o conflito diverte e coroa a inocência de um e a esperteza de outro, mas sem realmente trazer nada de novo para a mesa. Além disso, a visita ao planeta permite que a equipe criativa coloque em tela diversas raças alienígenas clássicas da franquia, especialmente andorianos e ferengis em um desfile de referências mais bem inseridas aqui do que em Second Contact.

Na U.S.S. Cerritos, a dinâmica entre Tendi e Rutherford não depende de um evento externo como no primeiro episódio. Ao contrário, a narrativa gira unicamente em torno de suas características principais. Rutherford é um dedicado cadete de engenharia que adora ficar literalmente enfiado nas passagens internas da nave consertando o equipamento, enquanto que Tendi é uma cadete médica avoada cujos olhos brilham quando ela fala em eventos cósmicos. Como a profissão de Rutherford o faz unicamente olhar para dentro da nave, mas ele tem interesse romântico em Tendi, quando a jovem sugere que ele mude de profissão para que os dois possam observar um fenômeno estrelar, ele faz de tudo para encontrar outro setor para trabalhar, falhando miseravelmente – ou quase – em todos, claro. É uma história simples, mas sem dúvida simpática, mas não muito mais do que isso.

Considerando que a temporada só terá 10 episódios, é importante que Lower Decks mostre suas cartas logo e que essas cartas revelem mais do que uma estrutura repetitiva para uma premissa genial. Há sem dúvida enorme potencial e os quatro personagens são imediatamente adoráveis, ainda que cambando para clichês ambulantes, pelo que seria um desperdício vê-los dentro de uma estrutura de “caso duplo da semana”.

Star Trek: Lower Decks – 1X02: Envoys (EUA, 13 de agosto de 2020)
Showrunner: Mike McMahan
Direção: Kim Arndt
Roteiro: Chris Kula
Elenco (vozes originais): Tawny Newsome, Jack Quaid, Noël Wells, Eugene Cordero, Dawnn Lewis, Jerry O’Connell, Fred Tatasciore, Gillian Vigman, Paul Scheer, Jess Harnell
Duração: 25 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais