Home TVEpisódio Crítica | Star Trek: Prodigy – 1X14: Crossroads

Crítica | Star Trek: Prodigy – 1X14: Crossroads

Refúgio em território inimigo.

por Kevin Rick
138 views

  • Há spoilers. Leia, aqui, as críticas dos demais episódios e, aqui, de todo nosso material sobre Star Trek.

Fiquei um pouco surpreso com esse episódio no início. Pensei que a direção narrativa da animação fosse ser mais clássica e solta, com diversas aventuras da tripulação da Protostar pelo universo de Star Trek, considerando que eles não podem levar a nave para qualquer posto da Federação. Bem, na abertura de Crossroads, nosso elenco de jovens decidem esconder a nave e arrumar alguma carona para entrar em contato com a frota estelar.

A surpresa veio com felicidade, porque acredito que Prodigy funciona melhor com uma narrativa sequencial, por mais que seu caráter infantil e de apresentação do universo de Star Trek seja interessante numa estrutura episódica. Vejo mais potencial na animação tentando algo diferente com nossos párias do que a velha estrutura clássica de Roddenberry.

Podemos ver essa ótima característica de “outsiders” nas desaventuras dos personagens encontrando a Janeway real e sua tripulação, mas nunca conseguindo contar a verdade. É um segmento que se alonga um pouco além da conta e cheio de conveniências, mas ainda é muito divertido de assistir, principalmente porque joga com as inseguranças dos protagonistas. A pequena participação e easter-egg com o malandro Okona é a cereja do bolo em todo a pequena aventura.

O desfecho com a perseguição é muito bem animado, com destaque para a direção artística das montanhas cobertas de neve e da dobra espacial. Também gosto da participação da verdadeira Janeway, um tanto autoritária mas afável e bem carismática. O cliffhanger com o grupo adentrando território romulano estabelece a aventura do próximo episódio e já apresenta outro grande elemento da mitologia trekker para os pequenos. Veremos comos eles se viram na zona neutra.

Star Trek: Prodigy – 1X14: Crossroads | EUA, 17 de novembro de 2022
Showrunners: Kevin Hageman, Dan Hageman
Direção: Sung Shin
Roteiro: Kevin Hageman, Dan Hageman (baseado na obra de Gene Roddenberry)
Elenco (vozes originais): Brett Gray, Ella Purnell, Jason Mantzoukas, Angus Imrie, Rylee Alazraqui, Dee Bradley Baker, Jimmi Simpson, John Noble, Kate Mulgrew
Duração: 24 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais