Crítica | Star Wars Resistance – 1X19: Descent

Demorou, mas finalmente o conflito principal chegou para Star Wars Resistance! Na última semana o episódio The Disappeared terminou com a equipe de Kaz cercada por Stormtroopers, nesta semana descobrimos que a Primeira Ordem conseguiu chegar até eles graças a nave que Kazuda utilizou para ir sair em missão com Poe Dameron. É interessante ver a Ordem como um regime extremamente capaz, diferente do que era mostrado com o Império. Yaker consegue, com a ajuda de seu droid, se livrar de alguns troopers, isso é o suficiente para fazer com que Kaz e Neeku consigam fugir. Tam Ryvora é capturada.

O conflito de Tam é uma das coisas mais interessantes dentro de Resistance, a menina não consegue entender o porque seus amigos tem tantos problemas com o regime. Isso poderia ser resolvido se Kaz e Yaker conversassem com Tam para mostrar tudo o que está acontecendo. Pelo lado de Kaz, antes mesmo de chegar na plataforma ele foi alertado para não contar para ninguém sobre seu envolvimento com a revolução. Mesmo que ele queira, contar para seus amigos sua real função na Colossus seria extremamente arriscado.

Enquanto Tam está sendo interrogada por uma nova personagem que parece ser a “policial boazinha” da Primeira Ordem, Kaz, Yaker e Neeku estão fugindo pelos mecanismos internos da plataforma. O espião quer voltar para salvar sua amiga imediatamente, Yaker pensa um pouco mais no futuro e decide primeiro mandar uma mensagem para a Resistência, mas para fazer isso eles precisam desligar o bloqueador de sinal que a Ordem instalou no topo da plataforma.  

A melhor forma que o grupo encontra de desligar o bloqueador é afundado toda a estação e ir nadando até o topo, não submerso, onde o bloqueador está localizado. O plano funciona, mas Yaker tem que se sacrificar e é capturado. Espero que ele seja levado para junto de Tam e consiga explicar para ela tudo o que está acontecendo com os seus amigos. Não ficaria surpreso se, o arco de Tam a levasse a ser uma integrante da Primeira Ordem, o episódio nos deu grandes indícios que isso poderia acontecer.

A mensagem de resposta da Resistência chega e vemos que ela não é nada boa. Sabemos que os rebeldes liderados por Leia não passam por um bom momento, por isso ela alerta Kaz que ninguém poderá ir ajudá-lo. Ele está sozinho e terá que liderar seus amigos contra a Primeira Ordem. E é aqui que a série mostra o porque Kaz foi tão desastrado e imaturo durante toda a primeira temporada. Nós estamos tendo a oportunidade de ver um menino que, no primeiro episódio não tinha nenhum senso de comunidade e responsabilidade, crescer e se tornar um líder contra a Primeira Ordem.

Este momento rima muito com aquilo que vimos em Os últimos Jedi, às vezes nós não podemos contar com os heróis que sempre nos protegem. Poe Dameron, a grande referência de Kaz,  não poderá ajudá-lo. Yaker, o herói da rebelião, também está fora da jogada. A única esperança que os habitantes da Colossus tem está nas mãos de um menino que, até dois episódios atrás, mal sabia atuar como um espião.

Enquanto tudo isso acontece dentro da Colossus, os piratas interceptam a mensagem de Kaz pedindo ajuda para a Resistência. Sabemos que Synara deixou a estação graças a ajuda de Kaz, que mesmo sabendo que ela era uma pirata infiltrada, fez o possível para libertá-la das mãos da Primeira Ordem. Será que iremos ver os piratas se levantarem contra o regime que os traiu? Veremos nos próximos episódios.

Descent foi um episódio que mais fez avançar a trama de Star Wars Resistance desde a parada da série no meio da temporada. O roteiro de Paul Giacoppo não depende de momentos bobos para progredir, muito pelo contrário, este com certeza é o episódio mais sério e real que toda a animação já nos mostrou.

Com apenas dois episódios para acabar, Resistance já nos deixa ansioso para a segunda temporada. Sabemos que a série não será capaz de resolver tudo o que lhe é pedido nos seus últimos 40 minutos. Vamos ver o que Dave Filoni e seus amigos estão aprontando dessa vez.

Star Wars Resistance – 1X19: Descent (EUA, 3 de Março de 2019)
Criado por: Carrie Beck, Dave Filoni, Kiri Hart
Direção: Bosco Ng
Roteiro: Paul Giacoppo
Elenco: Christopher Sean, Scott Lawrence, Josh Brener, Suzie McGrath, Bobby Moynihan, Jim Rash,
Donald Faison, Myrna Velasco, Lex Lang, Stephen Stanton, Mary Elizabeth McGlynn, Diedrich Bader, Rachel Butera, Oscar Isaac.
Duração: 22 minutos.

PEDRO CUNHA . . . Com corpo e alma de Hobbit, sou um eterno Padawan e aprendiz. Amigo dos ursos, dos elfos e das águias. Nativo de Krypton e apreciador da sétima, nona e de TODAS as artes. Quando tentado sempre rebato; "sou um Jedi, como meu pai antes de mim".