Home Colunas Mundo Crítico #0 | O Plano Crítico Visita Cinematografias ao Redor do Mundo

Mundo Crítico #0 | O Plano Crítico Visita Cinematografias ao Redor do Mundo

por Luiz Santiago
800 views (a partir de agosto de 2020)

Se você é um interno veterano deste nosso Asilo Arkham e nos acompanha a tempo o bastante para ter lido e entendido as piadas internas de pelo menos um desses Editoriais, então sabe que nós aqui do Plano Crítico sofremos de algo que os cientistas e teóricos das mais diversas áreas ao redor do mundo chamam de Fanikitvs Criativys. Se você é um recém chegado a esta Séria Casa em Um Sério Mundo, está sabendo disso agora. A propósito, entre e… sempre seja educado para ser bem servido sempre.

Acompanhando a nossa produção na base diária, vocês já conseguem perceber que nosso compromisso com as artes não se limita a filmes franceses preto de branco fora de foco, a filminhos de bonequinho, a seriezinhas teen e bombadonas, à enciclopédia de tretas entre quadrinhos da Marvel e DC ou exclusivamente a livros que constam na lista dos mais vendidos no Brasil, seja por qual empresa ou método for. A gente ama o que faz e sim, temos tudo o que eu citei acima, mas não só. Esta, aliás, é uma das muitas coisas de nos diferenciam de criadores de conteúdo crítico na internet brasileira: a real pluralidade de material abordado. E a criação de mais esta coluna reafirma tal posição.
.

Mundo Crítico

O meu impulso para a criação desta coluna veio de duas distintas conversas cinematográficas que tive durante a quarentena, no primeiro semestre de 2020. A primeira delas, ainda na fase inicial de toda esta loucura, foi com o nosso colunista Michel, que me chamou para conversar sobre a possibilidade de um Especial de críticas para obras de países com cinematografias não tão conhecidas do grande público. A segunda foi com meu parceiro no crime, Ritter Fan, que ao me mostrar uma lista pessoal de obras por países que ele organizava para ver com a família, foi como o solo fértil necessário para fazer nascer uma nova grande ideia. E após dias de inquietação, comecei a rascunhar a minha versão de como poderia ser uma coluna no site que tratasse de produções cinematográficas ao redor do mundo.

Troquei alguns e-mails com o Ritter falando sobre as minhas ideias e até pedi motivos para NÃO fazermos isso, mas parece que ele continua sendo mais louco que eu, e a solicitada resposta de desencorajamento, na verdade, veio com toneladas de apoio e ideias, sendo uma delas algo que eu ainda não tinha nem pensado e que ele me deu de bandeja: o nome da coluna. Assim nasceu a Mundo Crítico.
.

Regras & Recortes

Tendo a primeira grande enxurrada de ideias em mãos — e depois de muitas conversas com amigos –, era a hora de pensar as coisas mais chatas na criação de uma coluna: as regras e os recortes. Ao longo dos anos o PC foi a casa de diversas colunas, sendo algumas delas bastante queridas e solicitadas por vocês, como Entenda Melhor e Plano Polêmico; e algumas que mesmo não sendo tão pedidas, acabam tendo uma quantidade absurda de acessos e comentários, às vezes até mais que as queridinhas citadas. Este é o caso de Listomania e principalmente de Veredito Cinéfilo. Cada coluna tem a sua particularidade, e embora existam escolhas que na verdade são o padrão editorial do site (nossa abordagem para tudo o que é lista figura como o exemplo mais conhecido), cada caso é um caso. Por isso que pensar em regras e principalmente recortes para uma nova coluna é um pequeno martírio. E este, na verdade, é o motivo para a existência da presente Mundo Crítico #0: criar um local com todas as regras — que podem mudar com revisões futuras, obviamente — para depois eu não ter que explicar a leitores confusos, chorões, emocionadíssimos ou bobinhos o motivo pelo qual isto ou aquilo foi feito. Lá vamos nós.
.

  • O que é a coluna Mundo Crítico?

A coluna Mundo Crítico é uma proposta do PC que pretende colocar os leitores em contato com os mais diversos cinemas nacionais. Será uma coluna numerada e, em cada edição, um país diferente será abordado. Em relação aos países, é importante deixar algo claro desde o início: o Brasil será o penúltimo país da coluna (se quiser saber o motivo é só clicar aqui) e os Estados Unidos serão o último país da coluna (se você precisa perguntar o motivo eu tenho uma má notícia para te dar…).

  • O que eu vou encontrar na coluna Mundo Crítico?

Indicações de filmes que possam te tirar um pouco dos polos cinematográficos mais comuns OU que te façam alcançar camadas não tão massivas desses polos. E isso será estruturado da seguinte forma:

1) – Introdução objetiva. A função dela será a de um cartão de visita para o seu contato com a cinematografia de um país X. Note, porém, que você não está lendo uma versão da nossa coluna Entenda Melhor, portanto quando eu digo “introdução objetiva” eu quero dizer exatamente isso. Destarte (ai, como sou vintage!), você não terá em mãos um artigo do tipo O Cinema Egípcio: Breve Panorama (1930 – 2005). Tampouco algo como O Cinema Nazista: Breve Panorama. E muito menos uma abordagem como O Cinema Japonês: Breve Panorama (1896 – 1930)O Cinema Japonês: Breve Panorama (1930 – 1960). A introdução seguirá a proposta da coluna, que é introduzir para você um novo cinema nacional, dando algumas informações necessárias para um melhor mergulho nessa realidade.

Nada impede, é claro, que alguns poucos Entenda Melhor sobre determinados países sejam escritos, exatamente como apresentei acima. A grande questão é: vocês não fazem ideia a demora que é escrever um desses. E mais ainda: a maioria dos países que iremos abordar não possui a quantidade de fontes para gerar artigos longos. Enorme e inviável tempo de produção + impossibilidade de se seguir com esse modelo para a maioria dos países é a resposta que dou de antemão aos possíveis engraçadinhos que vierem com “então para quê criar uma coluna objetiva de indicações cinematográficas se você poderia seguir fazendo um Entenda Melhor para cada país?“. Pois é. Se você não sabia, agora você sabe.

2) – Lista módica (de 5 a 10) com recortes específicos para cada país abordado, podendo, claro, haver recorrências de recortes de um país para outro. Após a intro, você terá uma lista de filmes que nós indicaremos para que conheça ou se aprofunde naquele cinema nacional. Quando possível, farei duas listas, uma para iniciantes e outra para os já iniciados. TODOS os filmes indicados terão críticas aqui no site, então o que vocês lerão não será uma jornada enciclopédica vazia e copiada que muito se vê por aí, com indicações de filmes que constam na literatura do cinema, mas sobre os quais você não consegue debater e nem tirar dúvidas com quem os indicou. Aqui, você terá apenas indicações amparadas por críticas. Desta forma, poderá conhecer ainda mais sobre os indicados e, em adição a isso, conversar sobre as obras com os autores dos textos.

  • Periodicidade

Inicialmente, trimestral. Há uma grande possibilidade desse tempo ser reduzido para uma frequência menor, mas começaremos com colunas trimestrais. Se e quando chegar o momento, vocês saberão em alguma observação de rodapé numa das colunas publicadas. E se o tempo apertar em algum ponto dessa escolha, também serão comunicados de que voltaremos para o modelo trimestral. Posso garantir, no entanto, que este será o máximo de tempo entre uma coluna e outra.

  • Frescurinhas

A coluna terá a sua própria cara, então algumas frescurinhas relacionadas a cada país irão aparecer nas publicações, fora uma ou outra surpresa + mudança de conteúdo que devemos fazer à medida que o projeto for crescendo e a gente for pensando, aprimorando, deixando-o ainda melhor.
.

FAQ

  • Não gostei e não concordo com a lista de filmes e diretores indicados. O que devo fazer?

Escolha uma plataforma para a criação de um site. Compre um domínio. Crie seu site. Passe anos publicando textos, criando público, fortalecendo sua marca. Crie uma coluna de indicações de filmes e diretores para um país X. E então indique os filmes que você gosta e os diretores que você acha que deveriam constar numa lista assim.

  • Quem vai escrever essas colunas?

Eu mesmo, Luiz Santiago. Todavia, as críticas dos filmes indicados poderão ser escritas por qualquer membro do site.

  • E os países extintos?

Desde que tenham tido uma mínima cinematografia, para além do Primeiro Cinema, receberão sim uma coluna específica para eles.

  • Poderão repetir países para indicar mais filmes?

De jeito nenhum! Num futuro muito distante, quando já tivermos dado a volta ao mundo e quisermos voltar a indicar mais, pensaremos o que será feito. Mas só cruzaremos essa ponte quando chegarmos lá.

  • Onde encontrar esses filmes?

Eu farei as seguintes marcações em cada filme da lista: disponível em…DVD/Blu-Ray“, “streaming/youtube” ou “não disponível no Brasil“.

  • Posso indicar países para a próxima coluna?

Com certeza! A caixa de comentários está aqui para isso também! Consideraremos com muito carinho casos de países que forem muito solicitados, desde que não sejam Brasil e Estados Unidos, pelos motivos já citados acima.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais