Home TVEpisódio Crítica | Star Wars: The Bad Batch – 2X14: Momento Decisivo

Crítica | Star Wars: The Bad Batch – 2X14: Momento Decisivo

Episódio preparação para o final da temporada. Apenas.

por Davi Lima
574 views

Decisivo

Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas dos demais episódios da série. Momento Decisivo

Era esperado que os Clones em Pabu iriam sair da ilha em algum momento por alguma missão. O inesperado é a motivação: Crosshair. Lembrando da maneira como o Império opera, o atirador de elite poderia ser transformado com lavagem cerebral. Mas há tanta negação ao uso dos Clones nesse novo momento ideológico da Galáxia, que Crosshair não é importante pelas suas habilidades. Realmente só Omega é importante. E o tal do Momento Decisivo, como o episódio é entitulado, é menos por uma ação da Força Clone 99, e mais um grande gancho para que eles vão fazer para se encontrar.

Crosshair se tornou um militante contra o Império, e Tech, Hunter, Wrecker e Omega se tornaram a alternativa dos Clones Rebeldes para habilidades especiais. Então, esse episódio da semana é a ponte para o grupo original se reunir, pois tanto Crosshair é torturado para dizer onde está a Força 99, quanto Hunter e companhia provavelmente vão resgatar o amigo torturado – ao verem ele em fotos e videos. A escrita do roteiro apenas liga o ponto A ao B, para que o C sejam os últimos 2 episódios da temporada. Mesmo que simples, a ação dos Clones Rebeldes e de Crosshair para essa conexão garante a qualidade da história.

A batalha de naves para resgatar Clones, a fuga de Crosshair, é o suficiente para criar a expectativa de alguma mudança no status dos personagens principais. Talvez seja frustante que tudo termina praticamente do mesmo jeito, porém, tanto vemos a ação dos novos cadetes do Império, como vemos o plano de extinção do Clones com um certo gás. Se durante toda a temporada observamos que querem aposentar os Clones, o “aposentar” se torna cada vez mais extermínio, do que qualquer prisão ou esquecimento social.

Se Ponto Decisivo é um episódio de transição, é possível observar mais transições da era clônica para a era imperial. Tanto a tortura quanto os capacetes dos novos recrutas – os futuros Stormtroopers – parecem mais concretos. O cientista do mal, que tanto quer fazer a clonagem, e por isso necessita de Omega e a presença de Tarkin são outros pontos característicos que The Bad Batch consegue entregar como mudança de período galáctico. Assim como The Mandalorian em O Convertido evidencia a transição do Império para a Nova República mais enfaticamente, ver os extremos das posições dos Clones no pós guerra é assertivo em nos dar parâmetro no pós Ordem 66.

Essas ideias podem parecer repetitivas, mas na animação o design e o visual importam muito, assim como as ações elaboradas que o CGI permite. Transitar entre Pabu e Coruscant, ou o ambiente de tortura, garante a Ponto Decisivo algo menos morno que foi quase toda a temporada. Provavelmente os dois últimos episódios serão lançados juntos, porque assim, depois de tantos episódios, a Força 99 vai se reunir de novo e finalmente encontrar uma mesma missão juntos. Seja na morte, seja na vida. O Império não está para brincadeira com os Clones.

Star Wars: The Bad Batch – 2X14: Momento Decisivo (Star Wars: The Bad Batch – 2X14: Tipping Point – EUA, 22 de março de 2023)
Criação: Dave Filoni
Direção: Saul Ruiz
Roteiro: Jennifer Corbett, Matt Michnovetz
Elenco: Dee Bradley Baker, Michelle Ang, Ben Diskin, Jimmi Simpson, Helen Sadler, Keisha Castle-Hughes, Stephen Stanton, Andy Allo, Jennifer Hale, Imari Williams, Noshir Dalal
Duração: 30 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais