Home TVTemporadas Crítica | Justified – 4ª Temporada

Crítica | Justified – 4ª Temporada

O dinheiro que caiu do céu.

por Ritter Fan
987 views

  • Há spoilers. Leiam, aqui, as críticas das demais temporadas da série e, aqui, de todo o material envolvendo o personagem Raylan Givens.

O quarto ano de Justified é muito peculiar em sua premissa e, por isso, pode exigir mais tempo de acomodação por parte do espectador. A estranheza da temporada reside na escolha narrativa de Graham Yost de fazer com que toda a estrutura da história gire ao redor e parta de um mistério à la Agatha Christie que podemos classificar, pelo menos inicialmente, de externo ao Kentucky, onde a ação tradicionalmente se passa.

Esse mistério torna-se objeto de uma investigação iniciada pelo delegado federal Raylan Givens (Timothy Olyphant) quando ele, sem querer, descobre uma mala diplomática com uma carteira de motorista de alguém chamado Waldo Truth dentro da parede da casa de seu pai e que tem relação com outro alguém chamado Drew Thompson que, há 30 anos, morreu ao literalmente cair do céu no meio da rua em Corbin com diversos sacos de cocaína. O primeiro passo da investigação é justamente quando Art Mullen (Nick Searcy), chefe de Givens, conclui que quem efetivamente morreu foi Waldo Truth e que Drew Thompson provavelmente ainda está vivo, começando, então, uma longa caçada ao homem que ninguém sequer conhece a aparência.

Com algumas exceções aqui e ali, como é o caso do relacionamento estranho de Givens com Lindsey Salazar (Jenn Lyon), dona do bar em cujo apartamento no segundo andar ele mora, tudo tem relação com o mistério sobre quem é Drew Thompson, pois ele, fugitivo da lei, testemunhara Theo Tonin, o chefe da máfia de Detroit, assassinando uma pessoa e pode ser a chave para sua prisão. Com isso, as peças vão caindo e sendo encaixadas em seus devidos lugares, com o envolvimento de todo o departamento dos delegados federais de um lado e, de outro, a presença cada vez mais proeminente de Wynn Duffy (Jere Burns) que, por seu turno, recruta Boyd Crowder (Walton Goggins) e sua gangue, da qual Ava (Joelle Carter) agora faz parte, prometendo participação no tráfico de heroína.

Boyd, por seu turno, tem seus próprios e peculiares problemas quando Billy St. Cyr (Joseph Mazzrello), um reverendo que promete milagres ao deixar que cobras venenosas o mordam e que é acompanhado por sua esperta irmã Cassie (Lindsay Pulsipher), começa a amealhar seguidores que passam a abandonar o vício, substituindo-o pela fé. Essa linha narrativa perpassa boa parte da temporada e, de certa forma, comenta o próprio mergulho religioso de Boyd que vimos na temporada inaugural da série, o que leva a ótimos momentos de conflito tanto físico entre os rivais como psicológico na mente de Boyd.

Como é regra em Justified, as histórias macro existem para impulsionar o coração da história que, claro, gira ao redor de Raylan e Boyd, o primeiro alguém que poderia ter facilmente se tornado o segundo e o segundo que vê no primeiro uma espécie de traidor de sua própria gente. A caça a Drew Thompson pode até começar estranha, mas ela se torna muito interessante na medida em que o mistério fica mais profundo, fazendo o protagonista e o antagonista colidirem diversas vezes.

A temporada introduz, também, o agente do FBI Jeremy Barkley (Stephen Tobolowsky), em razão de sua jurisdição sob o caso principal, mas com o objetivo maior de colocar Raylan contra a parede. Não diria que a desconfiança de Barkley sobre a honestidade de Raylan ganha o melhor dos desenvolvimentos, mas é sem dúvida interessante estremecer as bases de sustentação do lacônico caubói e fazê-lo preocupar-se com seu futuro e com o de Winona (Natalie Zea), agora grávida dele.

A quarta temporada de Justified é, inegavelmente, a mais estranha da série, mas, ao mesmo tempo, uma das mais interessantes, ainda que com algumas falhas de desenvolvimento. Ela exige perseverança do espectador que não comprar de imediato a premissa de mistério e de caçada a alguém que pode ou não ainda estar vivo, mas, no final das contas, ela acaba pagando dividendos.

Justified – 4ª Temporada (EUA, de 08 de janeiro a 02 de abril de 2013)
Criação e desenvolvimento: Graham Yost (baseado em obras de Elmore Leonard)
Direção: Michael Dinner, Bill Johnson, Jon Avnet, Peter Werner, Don Kurt, John Dahl, Lesli Linka Glatter, Billy Gierhart, Michael Watkins, Gwyneth Horder-Payton
Roteiro: Graham Yost, Dave Andron, Benjamin Cavell, Taylor Elmore, Fred Golan, VJ Boyd, Ingrid Escajeda, Chris Provenzano, Keith Schreier, Leonard Chang
Elenco: Timothy Olyphant, Nick Searcy, Joelle Carter, Jacob Pitts, Erica Tazel, Walton Goggins, Ron Eldard, David Meunier, Jim Beaver, Abby Miller, Jere Burns, Jonathan Kowalsky, Lindsay Pulsipher, Jesse Luken, Mike O’Malley, Brian Howe, Sam Anderson, Raymond J. Barry, William Gregory Lee, Jenn Lyon, Patton Oswalt, Robert Baker, Rick Gomez, John Kapelos, Joseph Mazzello, Natalie Zea, Julia Campbell, Chris Chalk, Gerald McRaney, Brent Sexton, Mykelti Williamson, David Andrews, Max Perlich, Stephen Tobolowsky
Duração: 568 min. (13 episódios)

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais