Entenda Melhor | Vingadores 2: Quem são Feiticeira Escarlate e Mercúrio?

Leia mais material do Especial Vingadores 2 para se preparar para o novo filme da Marvel, aqui: Especial Vingadores 2.

######

Os mutantes (chama-los-ei assim pelo momento) Feiticeira Escarlate (Scarlet Witch) e Mercúrio (Quicksilver) são irmãos gêmeos no Universo Marvel dos quadrinhos e têm sua primeira aparição em The X-Men #4, de março de 1964. Seus criadores foram a dupla mais fértil que a Marvel já teve em todos os tempos: Stan Lee e Jack Kirby. Os dois surgiram como parte do grupo vilanesco Irmandade de Mutantes (o mesmo número em que Feiticeira e Mercúrio apareceram pela primeira também trouxeram Groxo e Mestre Mental), mas, logo em 1965, passaram a fazer parte dos Vingadores (The Avengers #16, de maio de 1965) como heróis.

mosaico witch 3

Os heróis com seus uniformes mais tradicionais.

Ao longo desses mais de 50 anos de histórias, os irmãos participaram de inúmeras aventuras e dezenas de mudanças aconteceram em sua história, a mais recente delas em 2014. Assim, por razões óbvias, é basicamente impossível detalhar a biografia dos dois nesse artigo. Por essa razão, pincei os elementos mais importantes, notadamente da Feiticeira Escarlate, pois ela é uma personagem bem mais complexa que seu irmão Mercúrio. Afinal, os dois apareceram, rapidamente, na cena de meio de crédito de Capitão América: O Soldado Invernal e terão destaque no vindouro Vingadores: Era de Ultron (e Mercúrio, apenas chamado Peter, ainda apareceu em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido).

Primeira Aparição:

Como dito, Feiticeira Escarlate e Mercúrio apareceram simultaneamente em The X-Men #4, de março de 1964, como membros da Irmandade de Mutantes comandada por Magneto (que aparecera, pela primeira vez, em The X-Men #1, de setembro de 1963). Junto com os dois, debutaram, também os vilões Groxo e Mestre Mental.

mosaico witch 2

(1) Capa de The X-Men #4, com a primeira aparição dos irmãos (repare nas cores dos uniformes: verde para a Feiticeira e Azul para Mercúrio); (2) Primeira aparição dos dois internamente, já com os uniformes nas cores corretas, verde para Mercúrio (que depois mudaria para seu azul mais famoso) e vermelho para a Feiticeira.

Nesse número inaugural, aprendemos que seus nomes são Wanda e Pietro (nenhum outro vilão ganha nomes, só os dois) e que eles são irmãos. Além disso, fica nítido no texto de Stan Lee que ambos são vilões relutantes. A Feiticeira está lá por uma dívida com Magneto e Mercúrio por sempre querer ficar ao lado da irmã. Por diversas vezes os dois demonstram dúvidas sobre as ações de Magneto e permanecem em claro conflito interno e também com Groxo e Mestre Mental.

Os irmãos continuariam a aparecer em The X-Men por mais alguns números e, depois, passariam a fazer parte dos Vingadores.

Biografia nos quadrinhos:

Os acontecimentos narrados abaixo são cronológicos em relação aos personagens, mas não em termos de publicação, pois eles sofreram muitos retcons ao longo das décadas, inclusive o mais recente.

– Wanda e Pietro nascem na base do Monte Wundagore (na Transia, país fictício do Universo Marvel, na região dos Bálcãs) do Alto Evolucionário, por intermédio de experiências genéticas a partir das energias colhidas do deus Chthon. Magda, a verdadeira mãe dos dois, foge da base logo após o nascimento dos filhos e o Alto Evolucionário mantém os dois em estase por várias décadas. [Esse parágrafo é o retcon mais recente sobre os dois, que retira deles o legado de mutante e também a paternidade de Magneto.]

– Depois, eles são entregues para os ciganos Django e  Marya Maximoff, para serem criados. Seus poderes se manifestaram na adolescência e, depois que Django passa a roubar comida para alimentar sua família, os habitantes atacam seu acampamento, matando Marya. Na confusão, Pietro usou sua super-velocidade para salvar sua irmã e os dois passam, então, a vagar pela Europa Central.

– Quando Wanda sem querer perde o controle de seus poderes e põe fogo em um vilarejo, os habitantes se voltam contra os dois e Magneto os salva, trazendo-os para a Irmandade dos Mutantes (eventos vistos rapidamente em The X-Men #4). Lá, eles relutantemente permanecem lutando contra os X-Men.

– Não demora e os vilões passam a ver as ações terroristas de Magneto como erradas e afiliam-se aos Vingadores, na primeira grande reformulação do grupo, sob a liderança do Capitão América (The Avengers #16, de maio de 1965) e sem Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem-Formiga e Vespa.

mosaico witch 1

(1) Capa de The Avengers #16, anunciando a primeira grande reformulação do grupo e (2) a oficialização da Feiticeira Escarlate, Mercúrio e também do Gavião Arqueiro (três ex-vilões), sob a liderança do Capitão América, como a nova formação dos Vingadores.

– Wanda começa um namoro com o sintozóide Visão (criado por Ultron), apesar da reprovação de Pietro. Ao mesmo tempo, ela começa a estudar com a “bruxa” Agatha Harkness de maneira a aprender a melhor seus poderes, que ganham, ao longo dos anos, mais abrangência e passam de meros “feitiços” (hex, em inglês) para a capacidade de “alterar as probabilidades”. Pietro, por sua vez, também ganha, artificialmente, mais velocidade, ainda que seja difícil medir realmente qual é a extensão de seu poder.

– O romance entre Wanda e Visão se desenvolve e eles acabam casando.

mosaico witch 4

Marvel inovando: casamento de uma humana com um ser sintético!

– Depois de uma batalha, Pietro é mortalmente ferido é ele acaba sendo curado por Crystal, uma Inumana, na cidade de Attilan. Os dois acabam se envolvendo romanticamente e se casam.

mosaico witch 5

Gostaria muito de entender porque super-heróis casam de uniforme…

– Django Maximoff, que criou os gêmeos, volta à vida dos dois e aprisiona suas almas com um amuleto. Os Vingadores os salvam, mas ambos ficam com pena do pai adotivo e ficam com ele em Transia. No entanto, a feiticeira é capturada pelo vilão Mordred que atua sob as ordens do deus Chthon. Chthon chega a possuir a alma de Wanda. Depois de seu resgate, a Feiticeira e Visão se aposentam. Durante esses eventos é que Bova (a vaca humanoide da Marvel) revela que os gêmeos são filhos de Magneto com Magda Maximoff (o que, depois, também é desmentido – vide primeiro parágrafo). Durante décadas, literalmente até 2014, porém, o parentesco com Magneto é profundamente sedimentado na mitologia Marvel.

– Não demora e Visão e Feiticeira voltam à ativa e uma cadeia de eventos levam os dois a fundarem os Vingadores da Costa Oeste e voltam à aposentadoria dos grupos de super-heróis.

– Pietro e Crystal tem uma filha, Luna e Wanda e Visão tem gêmeos, por intermédio de um acúmulo de “energia mágica”. Seus nomes são Thomas e William.

mosaico witch 6

Se você acha estranho um androide e uma humana terem filhos, é porque não faz ideia o que acontece depois…

– Pietro transita, depois, entre heroísmo e vilania. Sua conhecida arrogância o leva a abandonar Crystal que, depois tem um caso que Mercúrio descobre e o leva a uma espiral de maldade, chegando a se juntar ao grupo  Zodíaco e a governos variados com o objetivo inclusive de derrotar os Vingadores.

– A felicidade de Wanda também dura pouco, pois seus filhos são revelados como sendo fragmentos da alma de Mefisto e desaparecem como se nunca tivessem existido. O Visão havia sido desmantelado logo antes e esse dois fatores juntos levam a Feiticeira à loucura e ela passa a tentar dominar o mundo. Agatha Harkness, que havia morrido, mas volta à vida, apaga essa memória de Wanda de maneira a mantê-la estável psicologicamente.

– No entanto, sua “mágica do caos” (uma evolução – ou não – de seu poder de alteração de probabilidade) acaba corroendo a barreria mental de Harkness e ela passa a se lembrar dos filhos e culpa os Vingadores pelo seus desaparecimento.

– Na saga Os Vingadores: A Queda, Wanda tem um ataque de nervos e literalmente destrói o grupo. Uma tragédia maior só é evitada com a interferência do Doutor Estranho, que a coloca em estado catatônico.

mosaico witch 7

Os poderes quase sem limites da Feiticeira destroem os Vingadores.

– O Professor X e Magneto tentam curar Wanda, mas, graças à interferência de Pietro, tentando evitar que a irmã seja assassinada pelos Vingadores que se desesperam com a situação, acaba deflagrando a saga Dinastia M. Nela, a Feiticeira altera a realidade do mundo, efetivamente colocando Magneto e Pietro no poder da tal Dinastia M. Uma utopia é criada e ela vive escondida em uma torre com seus filhos (também recriados magicamente como todo o resto). Aos poucos, heróis como Wolverine vão desconfiando que há algo errado com essa realidade e eles acabam derrotando a Feiticeira, somente para ela usar sua poderosíssima mágica mais uma vez e sussurrar a famosa frase “No more mutants.” que efetivamente retirar o poder de 90% de todos os mutantes do Universo Marvel.

mosaico witch 8

“No More Mutants.” Talvez a frase mais conhecida e chocante dos quadrinhos mainstream modernos.

– Nesse processo, Mercúrio perde seus poderes e novamente vai para Attilan, lar dos Inumanos e acaba sendo convencido a se banhar nas Névoas Terrígenas, recobrando seus poderes em níveis muito mais ampliados, com velocidade que o permite até viajar no tempo. Além disso, Pietro usa as Névoas para reativar poderes de diversos outros mutantes que perderam seus poderes graças à sua irmã (e à ele, claro, por instigado o evento destruidor), chegando ao ponto de ter cristais terrígenos acoplados às suas mãos, que, mais tarde, são retirados por Rictor.

– A Feiticeira Escarlate, por outro, lado, se auto-exila por um bom tempo e só volta aos Vingadores durante o evento Vingadores vs X-Men. Aparentemente com controle total sobre sua mente, ela continua ao lado dos heróis, apesar de ainda sofrer preconceito pelos seus atos do passado.

Poderes:

Feiticeira Escarlate: No início, ela só tinha poderes simples de fazer pequenos “feitiços”. Depois, seus poderes passaram a permitir que ela alterasse as “probabilidades”. Mais tarde, sua mágica se desenvolveu, permitindo que ela controlasse – ou não – a chamada “mágica do caos”. Wanda, na verdade, é um dos personagens mais poderosos do Universo Marvel e já provou isso ao criar, sozinha, uma realidade paralela em Dinastia M e ao retirar, aparentemente para sempre, os poderes de 90% dos mutantes.

Mercúrio: É o mais importante velocista do Universo Marvel. Inicialmente, seus poderes era limitados e não permitiam que ele corresse em velocidade mais alta do que a do som. Ao longo das décadas e por diversas razões, seu nível de poder oscilou, permitindo, por vezes, que ele ultrapassasse a barreira do som. Apenas mais recentemente, ao perder seus poderes iniciais com base no feitiço de Wanda e de se banhar nas névoas terrígenas é que ele adquiriu poderes que o permitem até mesmo viajar no tempo (semelhante ao Flash, da DC Comics).

Aparições no cinema e na televisão:

Animações

Ambos heróis apareceram como em diversas animações Marvel ao longo dos anos. Seguem as listas completas:

(1) Feiticeira Escarlate: The Marvel Super Heroes (1966), Iron Man (1994), X-Men (1992-97), The Avengers: United They Stand (1999-2000), X-Men: Evolution (2000-2003), Wolverine and the X-Men (2009-2010), The Super Hero Squad Show (2009-2011).

mosaico witch animated

Todas as sete encarnações animadas da Feiticeira, na ordem acima.

(2) Mercúrio: The Marvel Super Heroes (1966), X-Men (1992-97)X-Men: Evolution (2000-2003), Wolverine and the X-Men (2009-2010), The Super Hero Squad Show (2009-2011).

mosaico quick animated

Todas as encarnações animadas de Mercúrio, na ordem acima.

– Cinema

Aqui cabe uma breve (ou não tão breve assim) explicação. Como todos sabem, os X-Men e todo o conceito de “mutantes” foi licenciado pela Marvel à Fox no começo dos anos 90, gerando a franquia cinematográfica dos X-Men. Quando a Marvel se organizou como um estúdio de cinema, portanto, ela já não tinha mais direitos cinematográficos desses personagens.

No entanto, tanto Feiticeira Escarlate e Mercúrio caíam em uma espécie de “limbo” jurídico, pois, apesar de eles (à época) serem mutantes nos quadrinhos e filhos de Magneto, eles sempre foram fundamentalmente membros dos Vingadores. Isso resultou na possibilidade de uso dos personagens tanto pela Fox quanto pela Marvel.

Essa situação curiosa gerou o lançamento de dois filmes no mesmo ano – separados por um mês! – em que os personagens aparecem. O primeiro deles foi Capitão América: O Soldado Invernal, lançado em abril de 2014, em que, na cena de meio de crédito, os gêmeos são mostrados presos em jaulas de vidro observados pelo Barão Strucker. Eles são vividos por Elizabeth Olsen e Aaron Taylor-Johnson e são apenas referenciados como “gêmeos” e “milagres”, sem maiores explicações sobre suas origens, ainda que seus poderes pareçam refletir em grande parte os dos quadrinhos (vejam abaixo).

Depois, em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, lançado em maio de 2014, Mercúrio tem papel de destaque, ao ser recrutado pelos X-Men para libertar Magneto. Ele é referenciado apenas como Peter e é vivido por Evan Peters. Seu poder parece ser exatamente igual à de sua contrapartida nos quadrinhos, com direito até ao cabelo prateado.

quicksilver days of future past

Peter (ou Mercúrio) na melhor sequência de X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.

Em uma sequência cortada, Wanda, sua irmã, também apareceria, mas, pela aparente diferença de idades, os personagens não seriam gêmeos:

quicksilver days of future past 2

Olha a “Feiticeirinha” aí!

Agora, os gêmeos terão papéis de destaque em Os Vingadores: Era de Ultron, conforme se pode ver no trailer analisado aqui. Serão vividos novamente por Elizabeth Olsen e Aaron Taylor-Johnson e seus uniformes lembrarão, ainda que de longe, os clássicos dos quadrinhos:

Celebrity Sightings

Os irmãos em Vingadores 2.

RITTER FAN. . . . Aprendi a fazer cara feia com Marion Cobretti, a dar cano nas pessoas com John Matrix e me apaixonei por Stephanie Zinone, ainda que Emmeline Lestrange e Lisa tenham sido fortes concorrentes. Comecei a lutar inspirado em Daniel-San e a pilotar aviões de cabeça para baixo com Maverick. Vim pelado do futuro para matar Sarah Connor, alimento Gizmo religiosamente antes da meia-noite e volta e meia tenho que ir ao Bairro Proibido para livrá-lo de demônios. Sou ex-tira, ex-blade-runner, ex-assassino, mas, às vezes, volto às minhas antigas atividades, mando um "yippe ki-yay m@th&rf%ck&r" e pego a Ferrari do pai do Cameron ou o V8 Interceptor do louco do Max para dar uma volta por Ridgemont High com Jessica Rabbit.