Home Audiodramas Crítica | Crônicas dos Companions – 5X03: Find and Replace

Crítica | Crônicas dos Companions – 5X03: Find and Replace

por Luiz Santiago
40 views

Equipe: 3º Doutor, Jo + Brigadeiro Lethbridge-Stewart e Iris Wildthyme
Espaço: Londres
Tempo: 24 de Dezembro de 2010 / Anos 1970

Iris Wildthyme! Essa mulher é maravilhosa! Desde o conto Old Flames, onde a personagem apareceu pela primeira vez — e este também foi o meu primeiro contato com ela –, sempre fico feliz em ver suas aparições no Universo de Doctor Who, especialmente em uma situação como estas, onde ela é interpretada por sua atriz original, Katy Manning, que um dia também foi Jo Grant, ao lado do 3º Doutor. Nessa história, Manning está soberba interpretando as duas personagens, e devo dizer que sua construção para Iris já deveria ter chamado a atenção da TV há muito tempo. Essa personagem precisa ganhar a luz no Universo principal de Doctor Who.

Presa em um elevador com Huxley, um escritor do planeta Verbatim Six, que já havia aparecido escrevendo a história de Turlough em Ringpullworld, Jo é bombardeada com perguntas e narrações do chateante personagem, que insiste que as lembranças que ela tem de estar ao lado do Doutor, vivendo todas aquelas aventuras é na verdade uma grande mentira, uma memória implantada nos anos 70 para esconder o fato de que ela esteve aliada à MIAOW (Ministry for Alien Incursions and Ontological Wonders), organização para a qual Iris trabalhou em várias de suas encarnações.

Quando as duas notam que existe algo errado e o ônibus de Iris enfim viaja no tempo e cai perto da UNIT, estamos em um território de medo, por parte de Jo, mas grande excitação. O encontro entre a versão mais velha da companion do Time Lord, na época, é doce, com memórias bonitas da parte dela e uma grande compreensão da parte do Doutor.

O que não dá para aceitar muito é o fato de que o Senhor do Tempo realmente considerou apagar as lembranças que ela e Iris têm dele. Em uma história tão boa, tão divertida e com tanta coisa legal acontecendo, é realmente lamentável que tudo tenha sido um plano do Doutor para isto. Poderia ser um plano para qualquer coisa… mas apagar a lembrança de companheiras anteriores não me parece uma atitude do Doutor, especialmente em sua 3ª encarnação.

Find and Replace (Reino Unido, setembro de 2010)
Direção: Lisa Bowerman
Roteiro: Paul Magrs
Elenco: Katy Manning, Alex Lowe
Duração: 50 min.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais