Home Colunas Lista | Patrulha do Destino – 3ª Temporada: Os Episódios Ranqueados

Lista | Patrulha do Destino – 3ª Temporada: Os Episódios Ranqueados

Uma temporada cheia de excelentes momentos.

por Luiz Santiago
2.515 views (a partir de agosto de 2020)

Nota da Temporada

Agir verdadeiramente como heróis, a despeito de suas imperfeições e loucuras, acaba sendo a grande marca da Patrulha nessa temporada, assim como como nos quadrinhos. Valeu muito a pena toda essa caminhada de transformação, de problemas internos e encontros que fizeram dos Patrulheiros um time de salvação de acidentes… muitas vezes acidentes que eles mesmos causavam. Nesta temporada, a Irmandade do Dadá — que acabou se revelando algo completamente diferente, subvertendo as nossas expectativas, o que foi ótimo — trouxe o tempero artístico que empurrou esses personagens para o caminho da ação. E é muito bom ver tudo isso acontecendo.

Abaixo, segue a minha classificação para os episódios dessa temporada. Comente também com a sua lista!

.

10º Lugar: Possibilities Patrol

3X01

Terceira Temporada de Patrulha do Destino começa com um tom mais ambicioso que as anteriores, com três episódios que apresentam novos personagens e aventuras que saem um pouco do espaço mais centrado, quase claustrofóbico a que estamos acostumados. Esta nova fase começa exatamente onde paramos em Dad Patrol e Wax Patrol, mostrando a alteração daqueles acontecimentos e a grande consequência do “despertar” de Dorothy: a morte de Niles. Esse evento cria uma espécie de arco na tríade de episódios onde vemos o luto e mais alguns problemas envolvendo a Patrulha e servirem de base para as novas histórias.

.

9º Lugar: Undead Patrol

3X04

Me pergunto se a certa rejeição que tive ao uso dos zumbis nesse episódio veio pela minha saturação em relação ao gênero ou pela forma nada convencional — e propositalmente boba e cômica — com que o roteiro nos apresenta essa versão morta-viva da Patrulha do Destino. Seguindo-se a uma tríade de episódios que trouxeram a morte de Niles e colocaram Madame Rouge + os Garotos Detetives Mortos em cena, Undead Patrol é um fillerzinho engraçado que retoma o plot das bundas carnívoras, coloca Willoughby Kipling em uma estranha, mas interessante missão e nos faz descobrir A Irmandade do Dadá, este sim o evento de real destaque.

.

8º Lugar: Vacay Patrol

3X02

Nesse momento, é lícito fazer uma observação a respeito do tratamento dramático dado à série e seus personagens. Passamos duas temporadas com cada um dos membros da Patrulha do Destino tentando lidar com seus fantasmas internos, aprender a usar seus poderes e tornarem-se heróis… ou algo mais ou menos próximo disso. É verdade que houve espaço para uma representação detalhada de histórias particulares, de histórias com eles tentando interagir entre si e com o Chefe. Ou seja, já passamos por diferentes estágios dessa exploração individual, mesmo que entrecortada por excelentes momentos de avacalhação e plots adicionais a esses dramas. Torna-se frustrante, portanto, ver os mesmos temas voltarem, em estado bruto, pela 3ª Temporada consecutiva.

.

7º Lugar: Dead Patrol

3X03

Também é possível entender a proposta do showrunner, de não necessariamente oficializar a equipe. Mas não há muita escapatória quanto à repetição de tramas para a Patrulha. Ver Rita com o mesmo problema de não conseguir controlar seus poderes já perde o seu peso, inclusive a sua parcela cômica, já bastante esvaziada. O mesmo acontece com o drama de Larry, mas no caso dele, a partir do segundo episódio, houve um bom avanço: o Espírito Negativo foi embora. Isso abre possibilidades ainda não exploradas em seu núcleo. Cliff e Jane quase escapam do problema. Eles também estão envoltos num elemento repetitivo, mas são personagens cuja história, postura e variação de problemas é tão ampla, que ainda não deu para esgotar ou enjoar. Mas pode acontecer.

.

6º Lugar: Dada Patrol

3X05

Chega um momento em que a série precisa crescer, e muitas vezes isso significa redirecionar a forma como os roteiros são escritos e como as tramas são geralmente arquitetadas no show. Isso é o que estamos vendo aqui na 3ª Temporada da Patrulha do Destino, especialmente após o sublimador evento em que a Patrulha zumbi comeu o cérebro do Chefe e “se viu livre” de uma intensa influência. Ocorre que, no caso da equipe, sempre aparecerá alguém representando ou portando a loucura para tornar os dias desses indivíduos mais interessantes. E é justamente esse tipo de situação que a chegada de Madame Rouge traz para eles.

.

5º Lugar: Amends Patrol

3X10

Amends Patrol é o Finale com mais cara de “série de super-heróis” que já tivemos aqui em Patrulha do Destino. E pelo que tudo indica, é um capítulo que verdadeiramente dá início ao grupo formal nas telinhas. Nesse sentido, é um dos episódios mais importantes para a série, porque se alimenta completamente da jornada individual e coletiva de personagens ao longo de duas outras temporadas, concluindo um novo caminho de maturidade para cada um. Esse caminho de maturidade (veja bem, trata-se apenas do início de uma mudança; não a mudança em si, dada como fato) é o bastante para que consigam unir forças e partir para a ação.

.

4º Lugar: 1917 Patrol

3X06

Episódios mais sérios de Patrulha do Destino são geralmente episódios que pretendem criar coisas novas a partir de um ponto de vista não abordado de forma corriqueira na série. E mesmo nesses casos, os roteiros logram a criação de uma excelente costura dramática ligada ao humor, não permitindo que a essência do show se dissipe. 1917 Patrol é um desses casos, acrescentando mais uma camada à vida de Rita, em sua viagem no tempo e seu aprendizado a partir do encontro com o Departamento da Normalidade e com a Irmandade do Dadá.

.

3º Lugar: Bird Patrol

3X07

Uma das grandes belezas de Patrulha do Destino é valorizar toda a sua estranheza e não se acovardar diante das mais loucas possibilidades e improbabilidades que um show de “super heróis” poderia nos trazer. E claro, isso não é novo. Desde o episódio piloto a gente tem essa cara desprendida da série que, ainda bem, manteve-a ativa até o presente momento. Em Bird Patrol temos, ao lado de grandes revelações a respeito de Madame Rouge e a respeito da Irmandade do Dadá, todo um novo cenário que certamente marcará essa metade final da temporada, fazendo-nos circular em torno da Grande Flagelação.

.

2º Lugar: Evil Patrol

3X09

E eis que D. Rebecca Rodriguez ataca novamente! A diretora parece ter adquirido o toque de Midas e a gente só tem a agradecer por sua escalação para dirigir esses capítulos de Doom Patrol, que por três semanas consecutivas (sendo duas delas assinadas por Rodriguez) tem apresentado algo absolutamente fascinante para os espectadores. Para quem, como eu, não estava botando muita fé no plot da Irmandade do Dadá e estava com maior dificuldade para ver algum tipo de vilão para a temporada, foi recompensado com gosto, tanto na estrutura desses elementos quanto na qualidade geral da jornada, que deu um gigantesco salto para cima.

.

1º Lugar: Subconscious Patrol

3X08

É normal a gente esperar que, depois de um episódio primoroso de uma série, venha algum (ou alguns) um tantinho menos interessante. Afinal de contas, é difícil manter qualidade tão alta e em igual medida por semanas seguidas. Nessa 3ª Temporada de Patrulha do Destino, começamos com uma proposta interessante, uma vilã impagável e cheia de dubiedade, mas uma certa falta de rumo, mesmo a série mantendo, no geral, a sua boa forma. Quando chegamos na metade da temporada, porém, as coisas começaram a entrar nos eixos e fomos recompensados pela construção um tantinho torta do grande conflito que marcaria esse ano do show. Em Bird Patrol, imaginamos o ápice da temporada. Mas estávamos enganados. Subconscious Patrol veio para provar que tudo poderia ser ainda melhor.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais