Home Colunas Veredito Cinéfilo #19.1 | Os 100 Melhores Filmes da Década – Parte 1

Veredito Cinéfilo #19.1 | Os 100 Melhores Filmes da Década – Parte 1

por Luiz Santiago
767 views (a partir de agosto de 2020)

Acharam que a gente tinha parado de caçar briga com as listas do final do ano passado? Pois acharam errado! Listas, briga sobre listas, passar mal fazendo lista, passar nervoso comparando lista e gastar energia psíquica com quem não entende o princípio e o caráter pessoal de se fazer listas é praticamente a nossa vida nesse site obscuro e de nicho  😉

Mas antes de entrarmos na lista oficial (composta pelas indicações pessoais de Luiz Santiago, Ritter Fan, Iann JelielMichel Gutwilen, Rodrigo Pereira, Fernando Annunziata e Fernando Campos), vamos comentar sobre uma coisinha numérica, uma coisinha específica sobre datas, sobre início e sobre o fim de um certo período de tempo…

.

TENS O NECESSÁRIO PARA ESMAGARES A MINHA DÉCADA?

Cara Legião dos Beremiz Samir,

É internacionalmente conhecido o esforço que vossas senhorias empregam para tornar o mundo um lugar teoricamente perfeito, onde todos os habitantes usam termos e expressões de diversas áreas corretamente, tendo vocês, ó sábios e científicos, como os grandes corretores e denunciadores daqueles que usam termos errados. Há exatas 666 Luas, presenciamos a belíssima Jornada Internacional Pelo Uso Correto dos Termos “Tóxico” e “Venenoso” que vocês fizeram em Tonga, assim como o Cisma Pela Compreensão do Que São “Lei, Hipótese e Teoria”, o Referendum Sobre a Noção Humana do que é “Meteoro, Meteorito e Asteroide”, as 95 Teses Pelo Uso Correto de “Anos-Luz”, a Missão Planetária Pela Definição Precisa da Palavra “Fascismo” e agora, a Manifestação Internauta Para a Lembrança de Quando Começa e Quando Termina Uma Década, ou, como a gente diz lá em Paulo Afonso, “ai, que bicho chato da gota!“.

Através desta cartinha, afirmamos que nós temos pleno conhecimento de que uma década (e também os séculos e os milênios, com seus respectivos acréscimos de zero) sempre começam no 1 e sempre terminam no 0. Ou seja, nós sabemos que 2020 é o matemático fim da década de 2010 e que a década de 2020 começa apenas em 2021. Gostaríamos porém, de pedir licença a vós, ó preciosos, para que usemos “DÉCADA” aqui no senso comum, no sentido de “ANOS TAL” (nesse caso, anos 2010). Nós temos plena noção do que estamos fazendo. A propósito, o ISO 8601 mandou saudações respeitosas. E aquele vídeo em má qualidade de vocês preocupados com o bug do milênio de 1999 para 2000… também.

.

NOSSO SITE, NOSSAS REGRAS

  1. São elegíveis apenas os filmes que estrearam entre janeiro de 2010 e dezembro de 2019.
  2. Não são elegíveis filmes feitos para a TV.
  3. São elegíveis filmes que estrearam em plataformas de streaming.

.

ADVERTÊNCIA

Se você ficou muito triste porque o seu filme favorito da década não está na lista, considere primeiro se ele se encaixa nas regras expostas acima, mas independente de qualquer coisa, peço que use e abuse do espaço de comentários nessa postagem para você mesmo criar a sua versão dos melhores! Não adianta chorar, espernear, xingar ou dizer que “parei de ler quando…” porque a nossa lista não mostra exatamente o que você queria que ela mostrasse — e na colocação que você sempre sonhou. Entre também na brincadeira, componha seu próprio ranking e aí vamos falar sobre nossas escolhas, sobre concordâncias e discordâncias diante delas, sobre os filmes da década como um todo. Lista é opinião, e como qualquer concordância e discordância de opinião, você precisa apresentar algo em troca. Apenas chorar pitangas, lamentar ausências e sufocar-se por colocações diferentes da sua não vai adiantar em nada. Liste também! E vamos falar de cinema!

.

OS 100 MELHORES FILMES DA DÉCADA (2010 – 2019) – PARTE 1

.

Rodrigo PereiraO cinema, essa arte tão encantadora pela qual somos apaixonados, sempre esteve presente na minha vida em maior ou menor grau. Se despertei interesse pelo meio desde tenra idade, essa década foi a responsável por me conquistar por completo. Como as pessoas próximas à mim já sabem, quando criança, o meu não entendimento do porquê boa parte dos filmes que assistia — lista majoritariamente constituída por exibições da Sessão da Tarde — nunca compunham listas de premiações como Oscar, por exemplo. Da mesma forma que desconhecia boa parte das obras amplamente premiadas. Essa curiosidade foi o que me fez, ali pela metade da década de 10, a querer conhecer a arte mais a fundo. E foi a sessão de A Chegada, que tornou-se meu filme favorito por motivos além da tela, que percebi a grandiosidade do cinema.

A partir de então, com ajuda principalmente do Fernando Campos e do Luiz Santiago, caí de cabeça no incrível mundo da sétima arte. Se hoje vos escrevo nesse maravilhoso espaço, tenho grandes figuras cinematográficas eternizadas em minha pele e com uma paixão que só aumenta pelo cinema, tudo isso contribuiu de alguma maneira. Que venham mais e mais décadas cinéfilas para todos nós.

.

100º Lugar: Pantera Negra

Black Panther — 🇺🇸 2018 / Direção: Ryan Coogler

Pantera Negra, sem dúvida alguma, era um dos filmes mais aguardados do Universo Cinematográfico Marvel desde que sua produção foi anunciada e desde que a primeira aparição em carne e osso (e vibranium) do herói se deu em Capitão América: Guerra Civil, ainda que sua presença, ali, tenha sido de certa forma ofuscada pela talvez ainda mais aguardada ponta do Homem-Aranha. Quando o elenco quase que integralmente composto de atores negros começou a ser anunciado, começou-se a notar que estaríamos diante de um filme focado nas raízes do personagem, evitando aquelas transposições de ação para outros lugares onde T’Challa seria o único personagem africano em meio ao usual mar de caucasianos.

plano critico pantera negra black panther movie filme marvel

.

99º Lugar: Missão: Impossível – Efeito Fallout

Mission: Impossible – Fallout — 🇺🇸🇨🇳🇫🇷🇳🇴🇬🇧 2018 / Direção: Christopher McQuarrie

Como entende o universo da série, McQuarrie configura sobre Hunt uma aura heroica, percebendo os feitos improváveis – para não dizer impossíveis – realizados pelo agente. Durante o filme, veremos as eternas tentativas de Hunt em salvar todos, ajudar todos e, para isso, Christopher McQuarrie entende como crucial o retorno de figuras carimbadas. Aquele revezamento de antes, com personagens esquecíveis substituindo personagens esquecíveis, não mais existe. O controle exímio por parte do cineasta no que quer para a franquia, no segundo filme sob o seu comando, é exatamente o que permite Missão: Impossível – Efeito Fallout ser um ápice do gênero.

.

98º Lugar: A Árvore da Vida

The Tree of Life — 🇺🇸 2011 / Direção: Terrence Malick

Sua filmografia conseguiu a amplitude que tem, graças à perfeição narrativa e a planificação lírica e poética (salientando bem a diferença entre as duas coisas) em um momento do cinema em que tais produções são cada vez mais raras aqui no Ocidente. Não é que não existam obras com esse caráter, mas convenhamos que não há muitos cineastas preocupados em trazer para seus filmes uma linha mais impalpável, panteísta, deixando de lado a montagem televisiva, o roteiro verborrágico e a direção inquietante. O cinema de Malick é um exemplar do cinema que se preocupa com a alma.

.

97º Lugar: Guerreiro

Warrior — 🇺🇸 2011 / Direção: Gavin O’Connor

Seja como for, Guerreiro vale cada centavo e o investimento de talvez longos demais 140 minutos de projeção. Sem recorrer a litros de sangue, a direção de Gavin O’Connor, de O Contador, que também co-escreveu o roteiro, é segura e consegue engajar o espectador sem apelar para a violência explícita a esse ponto, aspecto até curioso para a produção, mas que mostra que o velho adágio de que “menos é mais” sempre está certo.

.

96º Lugar: Como Treinar Seu Dragão

How to Train Your Dragon — 🇺🇸 2010 / Direção: Dean deBlois, Chris Sanders

Como também já disse, a animação é de primeiro nível. Os designs dos personagens humanos, um pouco para o lado cartunesco, foram, também, escolhas certeiras. Foi como se os desenhistas resolvessem ressaltar – e exagerar – as qualidades e defeitos de cada um dos personagens, mas sem criar necessariamente clichês ambulantes. No entanto, o que realmente enche os olhos são mesmo os dragões.

.

95º Lugar: Me Chame Pelo Seu Nome

Call Me By Your Name — 🇮🇹🇺🇸🇫🇷 2017 / Direção: Luca Guadagnino

Evitando qualquer dramalhão, problematizações, sentimentos opressivos (como a maioria dos romances gays costumam ser) e encarando o belo como o agente da mudança, Me Chame Pelo Seu Nome é essa investigação suntuosa, vibrante e pontual sobre o amadurecimento através do não-questionamento sobre a sexualidade (o que garante que o filme abrace sua universalidade), mas da entrega ao desejo, do encantamento para além do que é superficial, e da permanência dos efeitos de uma nova descoberta.

.

94º Lugar: A Forma da Água

The Shape of Water — 🇺🇸🇨🇦 2017 / Direção: Guillermo del Toro

A Forma da Água é, acima de tudo, uma história de amor. Um conto de fadas, como A Bela e a Fera. Uma narrativa que, assim como outras fantásticas, transpira pelo seu contar, entre as facilidades e as dificuldades de se narrar um clássico numa época em que o classicismo é anacrônico, a puerilidade invocada da improvável relação entre dois amantes supostamente inconciliáveis.

.

93º Lugar: Logan

Logan — 🇺🇸 2017 / Direção: James Mangold

É um filme que se difere de outras adaptações de quadrinhos e do selo Marvel de muitas maneiras. Temos um retrato melancólico e debilitado de um universo outrora tão colorido, soando como uma mistura esperta entre Filhos da Esperança (adicione também o fato de que “nenhum mutante é nascido há anos) e Mad Max, com o visual próximo de um western e que concentre boa parte de sua ação na estrada e na fronteira entre os EUA e México.

.

92º Lugar: Sing Street: Música e Sonho

Sing Street — 🇮🇪🇬🇧🇺🇸 2016 / Direção: John Carney

Sing Street finaliza quase como uma fantasia, um filme que oscila entre o território dos sonhos a serem realizados e a realidade, utilizando o rock n’ roll para preencher esse espírito de rebeldia necessário a qualquer um que deseja correr atrás daquilo que realmente quer de sua vida.

.

91º Lugar: A Rainha de Versalhes

The Queen of Versailles — 🇳🇱🇬🇧🇺🇸🇩🇰 2012 / Direção: Lauren Greenfield

E é muito interessante ver a história se repetir, dessa vez em um microcosmo de um bilionário, seus sonhos de grandeza e sua queda repentina. É isso que conta o ótimo e angustiante documentário A Rainha de Versalhes, dirigido por Lauren Greenfield, cujo trabalho arrebatou o prêmio de direção de documentário no festival de Sundance desse ano.

plano crítico a rainha de versalhes plano crítico

.

90º Lugar: Indomável Sonhadora

Beasts of the Southern Wild — 🇺🇸 2012 / Direção: Benh Zeitlin

E ao se apoiar na construção de um universo paralelo feito pela personagem de Wallis, Indomável Sonhadora encontra seu maior trunfo. A garota é a alma do filme, atingindo um nível de atuação incomum e quase surreal para sua idade. Não é apenas seu carisma que é imenso, mas também a naturalidade com que a atriz mirim nos convence e nos envolve no interior de seu universo imaginário.

.

89º Lugar: Precisamos Falar Sobre o Kevin

We Need to Talk About Kevin — 🇺🇸🇬🇧 2011 / Direção: Lynne Ramsay

Precisamos Falar Sobre o Kevin se encerra, então, com uma de suas cenas mais tocantes, quando o menino, assustado com o fato de ter de ser movido para uma prisão de adultos, enfim, se entrega ao abraço de sua mãe, revelando, mais uma vez, que nos momentos de maior fraqueza, ele se entrega a única pessoa de quem, à sua própria maneira, realmente gosta.

.

88º Lugar: De Volta ao Jogo

John Wick — 🇺🇸 2014 / Direção: Chad Stahelski, David Leitch

Há quem diga que é mais fácil lidar com animais do que com pessoas. Em De Volta ao Jogo, Keanu Reeves é convenientemente pintado com uma imagem plenamente oposta à que lhe cabe: de um animal a ser domado e/ou temido desesperadamente.

.

87º Lugar: Corra!

Get Out! — 🇺🇸🇯🇵 2017 / Direção: Jordan Peele

O roteiro ainda guarda, para seus últimos minutos, um pungente desespero, aterrado essencialmente à fuga permanente do cidadão negro das mãos de uma sociedade passivamente e agressivamente preconceituosa. Quem tem as mãos no volante? O horror está no ar. Com uma abordagem original da questão racial dentro dos Estados Unidos, Corra! é, mormente, um filme de terror de excelência.

.

86º Lugar: Kubo e as Cordas Mágicas

Kubo and the Two Strings — 🇺🇸🇯🇵 2017 / Direção: Travis Knight

Kubo e as Cordas Mágicas se diferencia e muito da grande massa das produções do gênero, nos trazendo uma animação que nos fisga de imediato, conseguindo manter nossa atenção em sua beleza do início ao fim da projeção. Além disso, conta com um roteiro que foge do comum e não tem medo de abordar difíceis conceitos como a morte e a aceitação do diferente, fazendo isso tudo de forma orgânica.

.

85º Lugar: Moana: Um Mar de Aventuras

Moana — 🇺🇸 2016 / Direção: Ron Clements, Don Hall, John Musker, Chris Williams

A emancipação da personagem é um momento poderosamente honesto e catártico – um chamado à aventura, não ao amor. Enquanto em A Pequena Sereia, o mágico partia do romance, não do encantamento da cultura do ser humano e apenas, em oposição à cultura marinha, o maravilhamento da personagem, assim como do espectador – coisa que é compartilhada nos dois casos -, em Um Mar de Aventuras, nasce da descoberta pelo desconhecido.

.

84º Lugar: Killer Joe: O Matador de Aluguel

Killer Joe — 🇺🇸 2011 / Direção: William Friedkin

Friedkin mostra que ainda está em forma, apesar de várias obras menos do que memoráveis em tempos recentes, especialmente ao extrair de todo os atores (Haden-Church é quem menos é bem-sucedido aqui) atuações fortes, impressionantes mesmo. Mas fica um aviso: vocês nunca mais encararão uma coxinha de galinha da mesma maneira depois de Killer Joe.

.

83º Lugar: Coringa

Joker — 🇺🇸 2019 / Direção: Todd Phillips

É um filme perturbador, diferente das adaptações de quadrinhos a que estamos acostumados, mas que tem tudo a ver com o que o Coringa é e representa. Um estudo de personagem e de seu ambiente que faz todo o sentido ter nascido em tempos como os nossos. Um retrato medonho sobre a crueldade em seu nível mais básico e sobre como a loucura pode estar em qualquer lugar, especialmente nos risos desesperados, exibidos a qualquer custo. É um lado extremo e aterrador da vida, mas é a vida. Então que entrem os palhaços.

joklerfilm2019 plano critico coringa

.

82º Lugar: Aquarius

Aquarius — 🇧🇷🇫🇷 2016 / Direção: Kleber Mendonça Filho

O velho, o novo e o vir-a-ser de um imóvel e de algumas vidas são dissecados aqui. No todo, a obra trata de pessoas agindo para defender aquilo que acreditam ser certo. E é isso que faz do filme um dos melhores lançamentos brasileiros dos últimos anos: a tese não suplanta as questões humanas e nem faz desejos comuns mergulharem em um drama de A versus B. O edifício e seu impasse são apenas um princípio. Como sempre, há muito mais acontecendo entre quatro paredes.

.

81º Lugar: Antes da Meia-Noite

Before Midnight — 🇺🇸🇬🇷 2013 / Direção: Richard Linklater

Antes da Meia-Noite se encerra como um tapa na cara do público, obrigados a encarar questão tão reais que raramente nos permitimos refletir sobre elas. Apesar da crueza, da falta de glamour e da ausência de concessões, o filme se encerra e ainda assim é capaz de nos deixar com um enorme sorriso no rosto. É a arte não imitando, mas retratando a vida como ela é. E não há nada mais difícil de se encarar do que a verdade nua e crua à nossa frente.

.

80º Lugar: Azul é a Cor Mais Quente

La vie d’Adèle — 🇫🇷🇪🇸🇹🇳🇧🇪 2013 / Direção: Abdellatif Kechiche

Azul é a Cor Mais Quente é muito mais profundo do que “aquele filme com cena de sexo lésbico” ou do que “aquele filme da mulher de cabelo azul”. Ele mergulha em um oceano de descobertas e da vida que poucas vezes vemos de maneira tão eficaz na tela grande, tornando a experiência um grande prazer.

.

79º Lugar: Culpa

Den Skyldige — 🇩🇰 2018 / Direção: Gustav Möller

O filme expõe, investiga e nos faz sentir um problema, a partir de uma posição de quem tem a função de ajudar, mas não nos deixa desesperançados. A amargura do final é realista. É vital para o filme. É o que temos no nosso dia a dia, para casos tão complicados quanto. Em alguma medida, a justiça e o bem conseguem o seu lugar destaque. Mas infelizmente não no tempo e no espaço que devem ou que queremos. O substrato disso, do ponto de vista daqueles que deveriam fazer a justiça e o bem, só pode ser a culpa. E daquelas do pior tipo: a culpa compartilhada.

plano critico culpa 2018 Den skyldige 42 mostra internacional de cinema são paulo sp

.

78º Lugar: Rogue One: Uma História Star Wars

Rogue One: A Star Wars Story  — 🇺🇸 2016 / Direção: Gareth Edwards

Rogue One é Star Wars em seu coração, mas algo completamente novo em sua execução. A obra de Gareth Edwards faz extenso uso de uma biblioteca de clichês cinematográficos e de referências ao universo criado por George Lucas em um pacote de narrativa cirúrgica repleta de personagens interessantíssimos, ação, drama, momentos inesquecíveis e, sim, um profundo – diria inigualável – senso de respeito a tudo o que veio antes, que consegue apenas ampliar a urgência da Trilogia Original, visto que agora o sacrifício de todos que vieram antes de torna mais palpável.

.

77º Lugar: Mãe!

Mother! — 🇺🇸 2017 / Direção: Darren Aronofsky

Darren Aronofsky cria não somente um filme com caráter religioso, como algo que critica o que a nossa sociedade acabou se tornando. Em seus filmes anteriores, o diretor nos tirou da zona de conforto; em Mãe! ele nos faz esquecer o próprio conceito de conforto, criando uma narrativa que deve ser interpretada e que, certamente, gerará inúmeras visões por parte dos espectadores. Não é um filme para nos agradar e sim para nos fazer pensar, que permanece conosco por diás após termos saído da sala do cinema. Intrigante, alegórico e perturbador, Mãe! é uma verdadeira obra-prima.

.

76º Lugar: Amantes Eternos

Only Lovers Left Alive — 🇬🇧🇩🇪🇬🇷🇫🇷 2013 / Direção: Jim Jarmusch

Quando os créditos, enfim, começam a rolar, nos vemos presos em um distinto transe que nos impede de realizar qualquer movimento. Paramos e escutamos aquelas notas da tão pungente trilha, nos recusando a deixar de lado Adam e Eve, duas figuras tão distintas, mas que se tornam um só quando estão próximos. Amantes Eternos é um filme para se sentir, para respirar e ouvir, preferencialmente no escuro. A experiência de assisti-lo sozinho é válida e recomendada, ao passo que permite a ainda maior imersão que a obra provoca, provando, mais uma vez, que os vampiros continuam tão fascinantes quanto nas origens do cinema.

.

Melhores Filmes da Década – Parte 2

Você Também pode curtir

170 comentários

Ferdinando Rios 18 de maio de 2020 - 02:09

Fico imaginando o tanto de chatice em listas anteriores para que esta lista seja precedida por tantas recomendações premonitórias, hahaha.. foi a década em que menos me detive e não sinto falta. Estou sempre preferindo redescobrir as décadas passadas. Não sei nem se vi 100 filmes dessa década. Vou ver os demais filmes da lista para arranhar ao menos o meu top10.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 18 de maio de 2020 - 03:33

@ferdinandorios:disqus, mano do céu, você não tem noção da quantidade de chatice! Se a gente não coloca uma intro detalhada (e como sou eu escrevendo, bem irônica hahahahahahahahaha), fica só os chatos aqui fazendo observações bizarras. Triste, triste…

Dá uma passada de olho por todas e divirta-se pegando dicas e comparando com coisas que você viu dentre os indicados!

Responder
Ferdinando Rios 18 de maio de 2020 - 13:12

Lógico que lista não é lista se não tiver “ainnnnn, como vocês não colocaram A Cinderela Baiana entre os 100” ou “ainnnnn, como pode Lua de Cristal ficar atrás de Pulp Fiction”, hahahaha, sem isso, não tem graça em fazer listas, hahaha

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 18 de maio de 2020 - 16:54

HAUHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAAHUAHUA eu não aguento esse povo. A pessoa não saca que ela pode apresentar as divergências dela, deixar a listinha aqui e levantar um papo a respeito, mas não, fica choramingando, faz caso, dá um monte de tag pra nós e ainda sai catando as pitangas no chão… Agora já imagina eu, ogro do jeito que sou, lidando com uma coisa dessas KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Responder
Ferdinando Rios 18 de maio de 2020 - 21:06

Preciso ver a lista completa, mas tem uns nominhos que de fato, eu deixaria muito mais bem colocado. Há dois filmes que acho que serão cults no futuro e se não forem, será uma tremenda injustiça. Ex-machina corre o risco de figurar entre meu top 10 e achei que na lista de vocês ficou em uma posição muito acima do que merece. O outro não o vi ainda, mas estou no meio da lista 2 ainda. É o Abutre. Filmaço!!

Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 19 de maio de 2020 - 00:26

Vai vendo aí aos poucos e divirta-se!

Ana 21 de janeiro de 2020 - 14:15

Dos que assisti e são citados Culpa é o primeiríssimo e Coringa o primeiro.

Responder
Karina Carvalho 21 de janeiro de 2020 - 12:29

Ótima lista, mas se no top 5 não tiver O Irlandês e A Ghost Story não vale! Hauhuauha

Obs.: Sem querer ser a chata do rolê, mas já sendo, tecnicamente a década começa em 2011 🙈

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 21 de janeiro de 2020 - 12:34

@disqus_wz2OxknRDl:disqus sugiro que leia com bastante atenção o capítulo TENS O NECESSÁRIO PARA ESMAGARES A MINHA DÉCADA? lá no começo da lista. Hehehe

Responder
Raffiinha 20 de janeiro de 2020 - 22:17

Culpa é um filme sensacional. Peguei a dica dele nas reviews aqui e preciso agradecer imensamente. Eu gostei tanto desse filme que colocaria ele lá no top 25

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de janeiro de 2020 - 22:44

Eita, gostou MESMO, hein!

Responder
Everton Melo 20 de janeiro de 2020 - 20:24

Ótima lista! O bom é que sempre tem alguns filmes que passaram desapercebidos, vou dar uma assistida neles.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de janeiro de 2020 - 20:36

Boa sessão!

Responder
H-Alves 20 de janeiro de 2020 - 13:07

Esse lista é tão linda.
Os que ainda não vi, já estão na minha lista.

Ontem mesmo estava recomendado A Culpa pra uma amiga, tive que me segurar pra não contar o spoiler.
Ainda estou revoltada que Hollywood fará um remake.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 20 de janeiro de 2020 - 14:47

Sério que farão remake???
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA QUE ÓDIO!!!

Responder
H-Alves 25 de janeiro de 2020 - 09:50

E pior é que é bem fácil eu assistir, ja que dizem que Jake gyllenhaal estará no filme.

Responder
Pedro Enzo 19 de janeiro de 2020 - 20:28

Killer Joe, Sing Street, Guerreiro, nossa que bom ver esses filmes na lista, muitas vezes eles são esquecidos ou deixados de lado, que bom que vocês lembraram.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 19 de janeiro de 2020 - 21:33

São ótimos filmes!

Responder
JC 19 de janeiro de 2020 - 13:58

Vou comentar como as séries!!!!

100. Pantera Negra: Eu não consigo gostar muito, mas é um filme mega importante fora das telinhas, teria de estar aqui de qualquer jeito sim.
99. FallOut: Não gostei, mé….
98. Não vi
97. Não vi
96. Não vi
95. Não consigo lembrar se vi, sério! Cacete.
94. Forma da Água: Muito bom, mas não achei maravilha das maravilhas.
93. Logan: Filmão! Fica no meu Top10 de Super´s.
92. nÃO VI
91. Não vi.
90. Não vi.
89. Não vi
88. John Wick: Gostei muito, colocaria em 99!
87. Corra: Outro que não entendo tanto o mega burburinho, é foda como crítica, mas não acho fantástico.
86. Kubo: MARAVILHOSO. Lindo de doer, botaria mais perto dos 30 primeiros.
85. Não vi
84. Não vi
83. Coringa: Fodão, botaria entre os 30 primeiros também.
82. Não vi, vergonha!
81. Antes da Meia Noite: MA-RA-VI-LHO-SO. Demorei tempão para tomar coragem e ver. Colocaria entre os 20 primeiros.
80. Azul cor quente: Preciso re-ver pra entender a maravilha desse filme..porque não vi nada de nada demais.
79. Não vi.
78. Rogue One: MA-RA-VI-LHO-SO. Fácil entre top 15.
77. Mãe: Assisti ontem, que filme FODA, cacete. Nada fácil, mas já quero re-ver. Putz!
76. Não vi.

Responder
Josué de Morais 18 de janeiro de 2020 - 19:13

Vamos lá, eu estou triste…
Percebi que não assisti muitos filmes durante essa década durante as últimas férias kk
Desses faltam os seguintes:
1- Amantes Eternos
2- Mãe
3- Culpa
4- Aquarius
5- De volta ao jogo
6- Indomavel Sonhadora
7- Precisamos Falar sobre Kevin
8- A rainha de Versalhes
9- Sing Street
10- A arvore da vida
11- Me chame pelo seu Nome
12- A forma da água
13- Guerreiro
Como não tenho muito tempo kk E ainda faltam 3 listas pela frente, quais vocês recomendam do tipo COMO VOCÊ AINDA NÃO ASSISTIU ISSO? kk

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 18 de janeiro de 2020 - 20:16

Amantes Eternos
Precisamos Falar sobre Kevin
Sing Street

Responder
Matheus Felipe 18 de janeiro de 2020 - 15:31

Dentre esses 75 filmes, meu top seria :
1- Logan
2- Mãe
3- Coringa
4- A Forma Da Água
5- Corra!
6- Rogue One
7- De Volta Ao Jogo
8- Amantes Eternos
9- Killer Joe
10- Sing Street

Sobre a conturbada Posição de Pantera Negra. Concordo com o Ritter, é um filme bastante superficial e é a arte que segura o filme pra cima. Fiquei curioso pra saber se o melhor filme da marvel (Capitão América 2) vai estar na lista. E guardiões da galáxia, qual será a posição?

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 18 de janeiro de 2020 - 16:11

Fique de olho nas próximas partes da lista!

Responder
Fernando Costa 18 de janeiro de 2020 - 13:53

Profetizo que O Irlandês estará no TOP 5.

Vou usar essa lista como referência pros próximos filmes que assistirei, sei que vai ter muita coisa que ainda não vi.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 18 de janeiro de 2020 - 14:06

Banqueteie-se à vontade! Nos próximos dias aparecerão ainda mais dicas.

Sobre O Irlandês, só digo uma coisa: não digo nada!

Responder
Felipe Augusto 18 de janeiro de 2020 - 12:43

Belíssima lista, vi 18 dela, filmes excelentes, só não concordo c a baixa posição de Coringa, mas td bem, listas são assim msm, aprendi q só dos meus filmes favoritos estarem nelas independente de posições já tá valendo (tomando o chazinho q o Luiz indicou, tô suave haha). Anotar aqui p ver dpois Guerreiro, Trilogia do Antes e Sing Street. Ahhh e como é bom ver Amantes Eternos aqui, filme fantástico, infelizmente pouco conhecido, o mundo deveria conhecer mais essa lindeza.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 18 de janeiro de 2020 - 13:02

Amantes Eternos é sensacional mesmo!

Responder
Wies e thal 18 de janeiro de 2020 - 11:12

Ansioso para ver o top 3

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 18 de janeiro de 2020 - 13:02

Logo mais…

Responder
Lucas Rodrigues 18 de janeiro de 2020 - 02:22

call me by your name tá no #1 do meu coração <3

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 18 de janeiro de 2020 - 09:53

Hehehe

Responder
Cesar 17 de janeiro de 2020 - 22:51

Uma pergunta para os senhores Ritter e Luiz, (mas extendida aos amantes dessa arte que quiserem responder:) Vcs que estao fazendo esse apanhado geral da década entre séries e filmes, é real de fato essa sensação de que a TV hoje esta num nivel de excelência bem acima dos filmes? Eu penso nos meus personagens favoritos, nos meus enredos favoritos, nos meus diálogos favoritos, e so me vem a cabeça series de TV.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 23:43

Eu não vejo assim. “Melhores”, não. Mas muito parecidos. O cinema ainda tem uma tradição que lhe permite explorar coisas que a outra mídia (nesse caso, a TV) não veria como algo que “combina”. Mas houve um IMENSO salto de qualidade na TV esta década e vejo o nível de excelência em diversos níveis bem próximo entre a pequena e a grande tela. Mas num cômputo geral, na minha opinião, o cinema ainda está à frente com essa bandeira. Especialmente se você sai de Hollywood.

Responder
Léon 17 de janeiro de 2020 - 20:08

Menino, que é filme que eu ainda não vi!

O meu xodó está nesta lista: “Me Chame Pelo Seu Nome” *_* A primeira vez que assisti a ele fiquei naquilo do gostar, mas não gostar. Algo mediano, porém que havia me deixado com um sabor estranho e vontade de ver novamente. Aí fui ver novamente e acabei gostando, mas ainda querendo ver outra vez, como se tivesse perdido algo do filme. Aí fui assistir e hoje ele é um dos meus xodós. KKKKKKKKKKKKKKK (Foi mais ou menos assim a minha história com “Close – Perto Demais”).

Gostei muito de Kubo e de como ele trabalha certos temas de forma um pouco diferente de muitas obras de animação.

2011… Já faz 9 anos que o Ezra me deixou nervoso e assustado com aquele psicopata que ele fez? Filme muito bom. Uma das cenas que acho mais bonita e assustadoras neste filme é a dele no ginásio da escola após ter atacado os colegas da escola e, como se estivesse diante de uma enorme plateia ovacionando o seu ato hediondo, ele abre os braços e agradece ao “público”…

Desculpem-me pelo meu nível de ignorância e falta de atenção, mas só agora percebi que a X-23 de Logan é a Lyra Belacqua de His Dark Materials. Gente, como estas crianças de hoje em dia crescem rápido. Ou sou eu que estou envelhecendo mais depressa?

Gostei muito mais muito mesmo de Corra! No entanto, quando fui assistir, o hype em cima dele estava enooorme e eu esperava mais da história. Contudo, separando as expectativas geradas pelo hype e o que foi entregue, o filme é muito bom, trazendo uma abordagem interessante sobre o racismo.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 20:25

Adorei teus comentários sobre esses filmes em específico. E olha, eu pensei a mesma coisa quando vi a menina Lyra em Dark Materials. O que estão colocando na água dessas crianças, pelo amor de Deus?

Responder
Léon 17 de janeiro de 2020 - 20:33

Fermento modificado com névoa terrígena e melhorado por anos de Seleção Natural. Só pode.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 20:49

Misericórdia!

Responder
Vinicius Maestá 17 de janeiro de 2020 - 18:38

Vou entrar na brincadeira também hehe
Mas antes quero ressaltar alguns pontos:
1) Tava vendo os filmes da década que eu avaliei no Letterboxd e vi que tinha em torno de 130, ou seja, o começo dessa lista não vai ser tão boa na minha opinião, porque não assisti muita coisa para fazer um bom top 100. Ainda preciso ver muita coisa que eu sei que vou adorar.
2) Minha lista vai ser muito Hollywoodiana, aos poucos eu vou conhecendo outras culturas, mas meu conhecimento sobre cinema não-americano ainda é muito restrito.

Enfim, lá vai:
100 – Perdi Meu Corpo
99 – John Wick
98 – Vice
97 – O Destino de Uma Nação
96 – Klaus
95 – Kick-Ass
94 – Dois Caras Legais
93 – Mulher Maravilha
92 – Homem Aranha: De Volta ao Lar
91 – Interstellar
90 – Thor Ragnarok
89 – O Espetacular Homem Aranha 2 (gosto mesmo, me deixa)
88 – O Homem que Mudou o Jogo
87 – Era de Ultron
86 – Green Book
85 – Zootopia
84 – Brooklyn
83 – Sicario
82 – Aniquilação
81 – Silêncio
80 – Divertidamente
79 – Dois Papas
78 – Pantera Negra
77 – Frances Ha
76 – Steve Jobs

(Tive que atualizar a lista porque assisti Jojo Rabbit, assim Steve Jobs aparece aqui em 76° e Você Nunca Esteve Realmente Aqui saiu da lista, até a última parte do top 100 acho q vou atualizar várias vezes heheheh)

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 18:39

Oba, mais uma!
Interessante ver Mulher-Maravilha, Pantera Negra na lista. Fiquei um pouco espantado com Thor Ragnarok, apesar de eu achar esse filme divertidíssimo. Ah, e Green Book também, embora eu entenda todo o apelo em torno da obra e não a tenha achado ruim. Mas um dos mais fracos vencedores do Oscar em muitos anos!

Responder
Vinicius Maestá 17 de janeiro de 2020 - 18:39

Pois é, tenho certeza que esse filmes vão vazar dessa lista daqui a pouco tempo, quando eu tiver mais bagagem. Gosto mesmo da minha lista a partir do top 50

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 18:53

É onde começam os refrescos… 😀

Responder
Vinicius Maestá 17 de janeiro de 2020 - 19:11

Só o crème de la crème
Esses primeiros 25 filmes q eu coloquei são a maioria nota 7 e alguns nota 8, apenas

Victor Martins 17 de janeiro de 2020 - 20:08

You Were Never Really Here entra no meu top 20.
É um filmaço, eu amo a edição frenética que esse filme tem. É um dos poucos filmes dessa temática (thriller criminal) que eu gosto.

Pena que a Lynne Ramsay não tem feito tantos filmes
(acho que ficou queimada por aquela treta com a Natalie Portman e com o produtor de Jane Got a Gun. Dizem as más linguas que ela chegou bêbada no set, gritou com todo mundo e ainda apontou uma arma pro elenco)

Responder
Vinicius Maestá 17 de janeiro de 2020 - 20:33

Tenho dificuldade em lembrar exatamente o que eu achei do filme, mas teve alguns aspectos q eu não curti tanto. Agora, se fôssemos fazer uma lista de melhores atores da década, o Joaquin é fortíssimo candidato a ser o número 1

Responder
Jadiel 18 de janeiro de 2020 - 16:46

Alguém que gosta de Frances Ha!!!

Sou apaixonado por esse filme.

Responder
Vinicius Maestá 19 de janeiro de 2020 - 09:16

Tive uma experiência bem interessante com esse filme, acho ele bem diferente do que temos no cinema atual. Ele não segue aquela construção típica de personagem, a Frances simplesmente vai vivendo a vida, como se fosse um grande improviso.
Não sou apaixonado por ele, mas acho um ótimo filme, e aprecio muito justamente por ser diferente (de uma maneira boa, é claro).

Responder
Jadiel 19 de janeiro de 2020 - 21:30

Sei lá, a simplicidade desse filme me encanta, sabe. Dá uma sensação boa quando ele acaba. Daí vem minha paixão por Frances.

Responder
Augusto 17 de janeiro de 2020 - 17:58

SING STREET!!!!!!!
Amo esse filme, adorei ver numa lista dessas. Vocês são muito loucos de fazer essa lista, só não precisa dividir em quatro partes, né? Agora quero saber o resto. (E não me venham com Gravidade ou Dunkirk nas primeiras posições, por favor).

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 18:14

Seu remedinho do coração está em dia?

Responder
Mario Curti 17 de janeiro de 2020 - 17:32

De 25….assisti 13…acho que é um bom número…esperando o resto da lista.
Abraço

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 17:58

Um bom número! Vamos ver quantos você tica nas próximas partes.

Responder
Tiago 17 de janeiro de 2020 - 16:19

Estou muito curioso com o resto da lista!
já tou a começar a ver os filmes que ainda não vi para ver se entrariam no meu top, só tenho mesmo uma reclamção, PARTE 2 SÓ DIA 21, imagina o resto 🙁

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 16:28

Paciência, pequeno gafanhoto. 😀

Responder
planocritico 17 de janeiro de 2020 - 16:59

Estamos intercalando com as 100 Melhores Séries. Serão OITO listas no total, 4 para séries, 4 para filmes!

Abs,
Ritter.

Responder
adrianocesar21 17 de janeiro de 2020 - 15:32

fiquei curioso pra ver os primeiros dessa lista. pelo menos nessa primeira parte estou bem.. vi a maioria.. e os que não vi vou tratar de ver!!!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 15:46

Logo mais virão os outros!

Responder
Daniel Barros 17 de janeiro de 2020 - 15:04

Quero saber dos 50 tons de cinza

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 15:25

1º LUGAR, COM CERTEZA!

Responder
Daniel Barros 17 de janeiro de 2020 - 17:24

Nada menos que isso!

Já pensei em fazer uma dassas listas como a dos “100 filmes para assistir antes de morrer”, mas sempre acabo desistindo pois tenho certeza que vou esquecer e ser injusto com algum título…

Por curiosidade, como vocês montaram a lista?
Relacionaram todos os filmes lançados nesse range e então fizeram votação?

Responder
planocritico 17 de janeiro de 2020 - 17:58

@disqus_dcZDZO9Mmq:disqus , simples: eu fiz a minha lista, que é a única certa, e o Luiz Santiago, mais conhecido como minha personalidade recessiva, formatou o artigo.

Abs,
Ritter.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 17:58

Cada membro do site indicou o seu TOP 100. O cômputo dessas listas + as indicações e arranjos meus e do Ritter é que geraram essa coisinha linda aqui. 😀

Responder
planocritico 17 de janeiro de 2020 - 17:58

@luizsantiago:disqus , você esqueceu de dizer que, depois do envio das listas de todos os membros, elas foram devidamente ignoradas e apagadas e só a minha foi levada em consideração, pois é perda de tempo imaginar qualquer outra lista que não a minha.

Abs,
Ritter.

Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 17:58

Ah, sim. Por sorte a gente não teve 100 indicações com o nome STEPHEN AMELL escrito em diversos alfabetos…

Josué de Morais 18 de janeiro de 2020 - 14:45

Foi porque não tivemos uma lista de top 100 de atores da década …
Mas tenho certeza que no top 100 de séries, iremos ter no TOP 1 Arrow, seguido do Arrowverse.

Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 18 de janeiro de 2020 - 15:06

Com certeza!

1º Arrow
2º The Flash
3º Legends of Tomorrow
4º Supergirl
5º Raio Negro
6º Batwoman

planocritico 17 de janeiro de 2020 - 15:54

Cada tom leva um dos primeiros 50 lugares da lista!

Abs,
Ritter.

Responder
O Homem do QI200 17 de janeiro de 2020 - 14:51

Kubo é muito melhor que Moana. De resto, só quero destacar Indomável Sonhadora que graças a Deus nao foi esquecido. Aguardando o desfecho dessa lista.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 14:52

Muitas águas pela frente ainda!

Responder
Hugo Andrade 17 de janeiro de 2020 - 14:51

Ainda não vi Kubo e nem Amores Eternos… mas fico feliz com Rouge One, Mãe e Aquarius!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 15:05

Filmaços! Não poderiam faltar em algum ponto da lista!

Responder
Hugo Andrade 17 de janeiro de 2020 - 15:25

Vou ver se vejo Kubo esses dias. Falam sempre bem dele. Vi Link Perdido recentemente, mas achei que poderia ser melhor. Desse Oscar, achei Klaus o melhor até agora!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 15:25

Kubo é muito bom! Você vai gostar.

Responder
Hugo Andrade 23 de janeiro de 2020 - 13:37

Vi Kubo. É muito bom mesmo. E bem feito!

Victor Martins 17 de janeiro de 2020 - 13:51

Sing Street é maravilhoso, gosto demais desse filme, John Hughes puro!!
Outro filme que se inspira nesse diretor lendário e que TEM que estar no resto da lista é Quase 18. Hailee Steinfield merecia ter sido indicada ao Oscar naquele ano, a atuação dela nesse filme é surreal.

É difícil demais fazer essas listas, boa sorte aí kkkkkkk

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 14:51

Nesse exato momento, as 4 listas já estão prontinhas, já agendadas para os seus respetivos dias. Então nosso sofrimento já passou. Mas foi OSSO, viu.

Responder
planocritico 17 de janeiro de 2020 - 15:05

Eu tive o maior trabalho para formatar tudo e preparar as postagens, mas valeu a pena. Fico só triste por não ter tido a ajuda de ninguém…

HAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Abs,
Ritter.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 15:25

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA QUE ÓDIO!!!!

Responder
Here's Johnny 17 de janeiro de 2020 - 13:38

Finalmente, é isso que eu gosto, ver os críticos da lista queimando neurônios para fazerem listas e eu conhecer filmes novos muahahaha

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 14:51

HAHHAHAHAHAHHAHAAH MALDITO!!!!

Responder
WW3 Cartman 17 de janeiro de 2020 - 13:18

John Wick é top 3 junto de John Wick 2 e John Wick 3!!!!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:30

Etcha lelê.

Responder
Joabe Ferreira 17 de janeiro de 2020 - 13:03

Adoro listas, mesmo que seja para discordar, mas adoro ver outras e outras visões sobre melhores, piores e por ai vai.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:17

Desses 25 últimos colocados, o que tu mudaria na tua lista pessoal?

Responder
Joabe Ferreira 19 de janeiro de 2020 - 13:58

Na minha lista de 100 percebi que ainda falta muita coisa a ser vista (acho que uns 50 filmes dessa década). Então, vou conferir o que falta e na última parte da lista, acrescento a minha lista completa.

Aproveito e dou uma conferida nos filmes que ainda estou enrolando.
Malditas listas! kkkkkkkkkkkkk

Responder
ABC 17 de janeiro de 2020 - 12:28

Tem tanto tempo que eu assisti “Azul…” e “Guerreiro” que eu nem lembrava que eles eram da década de 10. É realmente estou ficando velho.

Espero que Rogue One seja o único Star Wars dessa lista.

E, apesar de achar estar longe dos melhores filmes Vingadores Ultimato (até mesmo dentro do UCM) foi o filme que mais marcou a década que se encerrou.

Saudações.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:18

Ultimato foi, pelo bem ou pelo mal, um verdadeiro marco do cinema.
Mas é bem isso: não chega nem perto de Melhores Filmes, quanto mais da década.

Responder
ABC 18 de janeiro de 2020 - 12:16

Acho ele nem entrou na lista de melhores de 2019 de vocês.

Saudações.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 18 de janeiro de 2020 - 12:31

Exato. Nem na de melhores de 2019.

Responder
Ruqui 17 de janeiro de 2020 - 12:07

Estamos todos ansiosos por BvS no top 10

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:17

vai quebrando senhor toda maldição e feitiçaria em nome de jesus que o sangue de jesus tem poder vai caindo por terra deus de ministério e poder glória aleluia jesus o deus fazendo a obra receba aí

Responder
malkalino 17 de janeiro de 2020 - 14:22

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Responder
facebook-100000054193217 17 de janeiro de 2020 - 11:38

logo na primeira parte já tem vários filmaços! imagina o restante da lista!

O que seria um filme feito para a tv? pode dar um exemplo?

Responder
Hugo Andrade 17 de janeiro de 2020 - 14:51

Eu, infelizmente, vi Fahrenheit 451…

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 15:05

Pois é, meu velho… Infelizmente mesmo…

Responder
facebook-100000054193217 20 de janeiro de 2020 - 14:26

já vi esse do Priosn Break mas queria não ter visto kkk

entendi o conceito de filme pra tv. obrigado!

Responder
Nellio Vinicius 17 de janeiro de 2020 - 11:32

Primeira parte e nenhum filme do Nolan ou do David Fincher(alívio), Origem e Interestellar merecem o top 25 junto com Garota Exemplar, e espero muito, mas muito mesmo, que nenhum filme de Star Wars apareça no resto da lista. Fica difícil discutir as posições da lista sem ver o inteiro teor, mas em relação a filmes de heróis do eixo Marvel-DC, acho que pouca coisa fica na frente de Logan, de memória, os dois últimos vingadores e os dois primeiros de Capitão América.
e curiosidade: vai ter algum hors-concours?

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:17

Não vai ter hors concours não! Serão apenas as 4 partes mesmo.

Responder
Flavio Batista Dos Santos 17 de janeiro de 2020 - 11:32

Kubo, Killer Joe e Sing Street… meu Deus q lista maravilhosa!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:17

E é só a primeira parte, hein!

Responder
Flavio Batista Dos Santos 17 de janeiro de 2020 - 11:19

Desculpa o palavrao mas PQP!!!!!!!!!!!!!! Guerreiro estar nessa lista me da um prazer enorme! Q filmaço da poxa!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:17

Pode falar quantos palavrões quiser, tá liberado! 😀

Responder
Flavio Batista Dos Santos 17 de janeiro de 2020 - 16:28

Só palavroes podem expressar a superlatividade necessaria pra falar desses filmes.

Responder
planocritico 17 de janeiro de 2020 - 14:51

Melhor filme de luta da década na minha lista!

Abs,
Ritter.

Responder
Flavio Batista Dos Santos 17 de janeiro de 2020 - 16:28

Sem nenhuma duvida! So pelas cenas de luta ja valeria, mas a historia e as atuaçoes são surpreendentemente boas!

Responder
Diário de Rorschach 17 de janeiro de 2020 - 11:09

Alguns não vi, mas “Como Treinar Seu Dragão”, “De Volta ao Jogo” e “Rogue One” são apenas filmes ok, eu particularmente não colocaria. Ah, e “Moana”, não consigo gostar desse filme, implicância pessoal minha.
E “Coringa” acredito que poderia estar mais a frente.
Mas gostei muito da ideia e da lista também. Parabéns.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:17

Quais filmes você colocaria nessas exatas posições dos filmes que você disse que “não colocaria”? Hehehehehehe.

Responder
Diário de Rorschach 17 de janeiro de 2020 - 13:18

Não parei para fazer um top 100 meu, mas você esta me desafiando kkk

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:18

Era só curiosidade mesmo 😀

Responder
Diário de Rorschach 17 de janeiro de 2020 - 14:51

Me senti desafiado e fui aqui fazer
Tem uma porrada de filme bom que ainda não vi, então lá vai:
76. Kick Ass – Quebrando Tudo
77. Beasts of no Nation
78. Missão Impossível – Protocolo Fantasma
79. Ponte dos Espiões
80. Os Infratores
81. Millenium – Os Homens que não Amavam as Mulheres
82. Os Oito Odiados
83. Kingsman – Serviço Secreto
84. Gravidade
85. Toy Story 4
86. Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2
87. Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1
88. Histórias Cruzadas
89. Sete Minutos Depois da Meia Noite
90. O Homem que Mudou o Jogo
91. Operação Big Hero
92. A Forma da Água
93. A Invenção de Hugo Cabret
94. Os Vinagdores
95. As Aventuras de Tintim
96. Anomalisa
97. Star Wars – O Despertar da Força
98. Uma Aventura LEGO
99. Feito na América
100. X-Men Dias de um Futuro Esquecido

Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 15:05

EITA DELÍCIA!!! UM ALISTA PRA EU FALAR MAL, É ASSIM QUE EU GOSTO!!! JÁ VAI GANHAR UMA PARTE DA PROPINA DA MARVEL POR TER ENTRADO NO JOGO TAMBÉM! :d

Achei uma lista extremamente curiosa. Com bastante filme que eu não imaginaria que entraria para a lista de alguém como “melhores da década” (Os dois Harryy Potter, Tintim e X-Men). No mais, estou aqui em posição fetal chorando pitangas por ver meu mozão 8 Odiados na lanterna…

Valeu por compartilhar suas escolhas, também, viu, @di_rio_de_rorschach:disqus!

planocritico 17 de janeiro de 2020 - 15:08

Esses Harry Potters aí não entrariam nem no meu top 2500 da década…

Abs,
Ritter.

Vinicius Maestá 17 de janeiro de 2020 - 17:32

E que comece a treta…

Léon 17 de janeiro de 2020 - 18:14

É O QUÊ, RAPAZ?!?!

Mas que audácia!!!

A pessoa vem de um site obscuro e de nicho falar uma afronta destas. Corpos vão rolar com tantos “Avada Kedavra” que serão lançados!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 18:31

Mas León, Ritter tá certo, vai. Pensa direitinho… Um pensamento bem obscuro e nichado, vai… AHUAHUAHAUAHUAHUAAHUAHUAAHUAHA

Léon 17 de janeiro de 2020 - 19:20

Nem obscurecendo e nichando o meu pensamento consigo aceitar tal afronta audaciosa.

E digo mais: Ai de crítico deste site se nas próximas listas, Animais Fantásticos 1 e 2 TAMBÉM não estejam nelas!!! E tenho dito.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

planocritico 17 de janeiro de 2020 - 18:38

Seu Avada Kedavra não consegue quebrar a barreira do meu Nichesco Obscurum!!!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHHA

Abs,
Ritter.

Léon 17 de janeiro de 2020 - 19:20

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Adorei. “Nichesco Obscurum”.

Diário de Rorschach 17 de janeiro de 2020 - 15:09

Valeu meu querido
Mas como eu disse, tem muito filme que não vi
Exemplo do que foi posto até então: “Me Chame Pelo Sue Nome” “Aquarius” e “Precisamos Falar Sobre o Kevin”
São filmes que tenho certeza que entrariam fácil

Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 15:09

O bom de fazer listas é que você sai dela com outra lista de coisas pra ver! HAHAHAHAHHAHAHAHAHA

Léon 17 de janeiro de 2020 - 20:00

Eu amo de paixão “Histórias Cruzadas” (Não curto muito o título original, mas enfim). Já vi muitas vezes e quero ver muitas mais.

Octavia Spencer e Viola Davis espetaculares!

“Come o meu cocô!”

Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 20:00

Eu gosto desse filme também.
Mas não a ponto de colocar numa lista como esta…

Wing 17 de janeiro de 2020 - 10:53

Exijo que sejam vazadas as conversas de elaboração das listas!!! Concordo com alguns, já outros me pergunto como foi que entraram. Tiraria facilmente uns filmecos do estúdio do rato daí.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:17

Poxa, parça, tem que atentar para as mensagens nas entrelinhas! Vou contar o segredo, vai: o fato de sermos CRÍTICOS ARROMBADOS BOSTA LIXO PREPOTENTES DO CARALHO DE UM SITE OBSCURO E DE NICHO nos faz receber várias propinas. Nossa lista é puro lobby para engordar nossas contas HAUHAUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHAUAHUAHAUHAUAHAUHAUAHA

Diz aí, quais os filmecos que tu tiraria dessa primeira parte da lista e quais colocaria no ligar exatamente nas mesmas posições?

Responder
Wing 17 de janeiro de 2020 - 13:30

Eu tiraria Rogue One, Pantera Negra e John Wick 1. Não são ruins, só acho legais e cabou. Eu colocaria Mad Max: Estrada da Fúria, História de Um Casamento, Cisne Negro. Acho que qualquer um da filmografia do Fincher pode entra, como Garota Exemplar ou A Rede Social. Nessa década teve tanto filme bom e acima da média que fica difícil. Tbm penso em tirar Joker e Logan, adoro esses filmes, só não coloco eles no patamar de obras-primas como muitos falam.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:38

Pantera Negra (100º Lugar), John Wick (88º Lugar) e Rogue One (78º Lugar)… você realmente colocaria filmes do peso de Estrada da Fúria, História de um Casamento, Cisne Negro, Garota Exemplar e A Rede Social em posições tão baixas?

Responder
Wing 17 de janeiro de 2020 - 13:51

No meu pensamento, eu estava simplesmente empurrando eles da lista colocando esses filmes lá, pois procurando posições específicas eu não tenho em mente. Pra mim, esses filmes são superados pelas suas continuações e familiares, eu poderia tirar Pantera Negra pra colocar Soldado Invernal, Guerra Infinita, Ultimato, ou John Wick 2 podia estar no lugar do primeiro.

Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 14:51

Saquei!

Wing 17 de janeiro de 2020 - 13:59

Pelo menos eu já sei que esses filmes vão aparecer lá na frente.

Léon 17 de janeiro de 2020 - 18:30

“CRÍTICOS ARROMBADOS BOSTA LIXO PREPOTENTES DO CARALHO DE UM SITE OBSCURO E DE NICHO”

É tão bom ver o amor, carinho e o respeito que vocês recebem dos leitores deste site obscuro e de nicho, que só pode ser acessado através de uma profunda pesquisa na DarkWeb…

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 18:38

O que dizer, não é, meu querido? Só é obscuro e de nicho quem pode! ❤️

Responder
planocritico 17 de janeiro de 2020 - 13:30

Todas as conversas acabam com um: “Sim, senhor e mestre!” que sucede minhas definições.

HAHAHAAHAHAHAHAHHAHAHAHA

Abs,
Ritter.

Responder
Álvaro Costa 17 de janeiro de 2020 - 10:39

“Se você ficou muito triste porque o seu filme favorito da década não está na lista”

Já sei que meu Batman vs Superman não vai aparecer, mas compensaram com Star Wars, pantera, coringa, Logan e MI na primeira parte da lista hahaha

A forma da agua segue sendo um dos mais fracos ganhadores do oscar, já aparecendo nessa parte.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:03

Pra mim, esse é Green Book.

Responder
planocritico 17 de janeiro de 2020 - 14:51

Facilmente.

Abs,
Ritter.

Responder
JGPRIME25 17 de janeiro de 2020 - 13:30

Você também colocou Batman vs Superman nos melhores da década? Feliz em saber que não estou sozinho nessa.

Responder
Bernardo Barroso Neto 17 de janeiro de 2020 - 08:47

Se esses filmes estão bem atrás na lista imagino os outros. Muito boa lista

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 09:09

Pois é! Se a gente teve síncope pra montar a lista de séries, a de filme foi um tormento de outro mundo… Tinha muita coisa fantástica pra considerar.

Responder
Cahê Gündel 🇦🇹 17 de janeiro de 2020 - 08:23

Tem uns filmes aí que deveriam estar mais pra frente, mas vou esperar sair tudo pra cornetar kkkkkk
Falando sério, que coisa maravilhosa (e insana) essa ideia de top 100. Meus parabéns!

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 08:46

É nóis! 😀

Responder
Gabriel Filipe 17 de janeiro de 2020 - 05:32

Amei Kubo na lista, mas atrás de Moana????

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 08:46

Na nossa lista, sim!

Responder
Gabriel Filipe 17 de janeiro de 2020 - 11:10

Sim, opinião de cada um. Gosto dos 2 filmes, mas na minha lista Kubo estaria muito na frente de moana

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:17

Claro, faz parte. Eu amo os dois filmes, pra falar a verdade, então fácil fácil entendo tua predileção!

Responder
planocritico 17 de janeiro de 2020 - 14:51

Moana é o melhor filme da Disney da década para mim.

Abs,
Ritter.

Responder
Gabriel Filipe 18 de janeiro de 2020 - 12:16

Eu prefiro um pouco Zootopia, mas Moana pra mim tá em 2° lugar

Cahê Gündel 🇦🇹 17 de janeiro de 2020 - 08:23

Tem uns filmes aí que deveriam estar mais pra frente, mas vou esperar sair tudo pra cornetar kkkkkk
Falando sério, que coisa maravilhosa (e insana) essa ideia de top 100. Meus parabéns!

Responder
Fernando Annunziata 17 de janeiro de 2020 - 01:17

Ai meu deus que capa linda, quem escolheu a Jennifer Lawrence tem meu respeito

Feliz por ter visto a maioria da lista, triste pela colocação de alguns. Grande parte no lugar certíssimo, mas como foi a discussão para colocar Rogue One aqui? Eu nunca gostei de Star Wars e só vi dois filmes deles – que nem eram “oficiais: Rogue One e Han Solo. Em ambos dormi. Inclusive me zoam até hoje porque em Rogue One eu literalmente babei. Meus amigos que gostam da saga também concordam que RO é uma completa perda de tempo, junto com a parte 3 (que eu nunca vi).

Agora me diz, como Rogue One foi parar na lista; e PIOR DO QUE ISSO NA FRENTE DO >>>>>>>>> EL PICHULA<<<<<<< (que tá em 83 surtei). https://uploads.disquscdn.com/images/346b807e1defbf0851d030b7c08d180bdfd74bf3111e3bbef772e8af674544ef.jpg

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 01:18

Eu que escolhi a jenizinha! Mas eu não gosto dela não! Só escolhi por conta de estética mesmo, porque ela está linda nessa cena.

Rogue One é absolutamente maravilhoso, totalmente aclamado na minha lista HAHAHAHAHAAHAHAH. El Pichula também é foda. Difícil páreo. Mas Rogue One é bem melhor!

Responder
nuwgott 17 de janeiro de 2020 - 08:46

Para mim, foi mais difícil ver Rogue One na frente de A Árvore da Vida. Na realidade, parece até que os três últimos colocados foram propositadamente colocados lá para nos deixar putos da vida! Kkkk Pantera Negra é um dos melhores da Marvel, Missão Impossível foi um dos poucos filmes do gênero que é páreo aos clássicos dos anos 90 e A Árvore da Vida foi quando Mallick conseguiu de fato acertar nas obras introspctivas e imagéticas dele, proporcionando algo ímpar e maravilhoso.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 08:47

Filme de bonequinho praticamente nem entrou na lista. HAUHAUHAUHUAAHUAHUAHAUHAUAUHAU
A Árvore da Vida só está na lista porque um anjo de bondade me deu uma grande prenda no dia e amoleceu meu coração. Filme medíocre, na minha opinião. Depois dá uma passada na minha crítica, opinião completa lá. Missão Impossível tá realmente no lugar dele, seria impossível (inconcebível, na verdade) colocá-lo na frente desses outros. Hehehehehe Vem mais coisa aí nas próximas partes!

Responder
nuwgott 17 de janeiro de 2020 - 10:53

Hauahua

Star Wars para mim que é filme de bonequinho.
Eu prefiro Valerian pq ao menos os Pearls são lindos huaahauahua

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:17

Valérian é um filme mediano. Mas os Pearls são realmente lindos. E a sequência de abertura do filme é uma coisa absurdamente bela, mostrando o desenvolvimento da tecnologia e o contato com diferentes povos e raças. Adoro os quadrinhos, adoro a série e achei o filme mediano. Esse jamais chegaria perto de uma lista minha de “melhores da década”, mas reconheço o valor dele, com certeza.

planocritico 17 de janeiro de 2020 - 10:07

Pantera representa o mega-blockbuster de super-herói sem camadas complexas ulteriores. Está no lugar certo em nossa opinião.

Missão Impossível é justamente isso que você disse. Novamente, lugar certo.

Árvore da Vida foi o que o Luiz explicou abaixo.

Rogue One é um dos três melhores Star Wars já feitos. Lugar certo!

Abs,
Ritter.

Responder
nuwgott 17 de janeiro de 2020 - 10:53

Tudo bem, agora, pelo amor de Deus… Winter Sleep, lembrem ao menos de Winter Sleep. O meu preferido da década. Tem até uma crítica maravilhosa nesse site.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:17

Tem mesmo! Só digo isso! E digo mais: não digo mais nada!

planocritico 17 de janeiro de 2020 - 14:51

É MUITA PRESSÃO!!!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Abs,
Ritter.

Cahê Gündel 🇦🇹 17 de janeiro de 2020 - 14:51

Se Winter Sleep não estiver no top 20 saio quebrando tudo.

Abs,

Cahê, O Incendiário

Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 15:05

NÃO!!! NOSSAS PORCELANAS COMPARADAS COM DINHEIRO DA PROPINA DA MARVEL SÃO MUITO VALIOSAS!!!

Álvaro Costa 17 de janeiro de 2020 - 13:17

Inconcebível, rogue one é o melhor filme de star Wars dessa nova geração. Entendo até que seja desnecessário por sabermos o futuro pós filme há muito tempo, mas cinematograficamente, é excelente.

Já se aparecer Han solo na lista eu paro de ler hehehe

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 13:17

Quanto custa um raminho de camomila na feira? HAUAHUAHUAHAUAHAUHAUAHUAHAUHAUAHUA

Responder
planocritico 17 de janeiro de 2020 - 15:05

O melhor DE LONGE. Fora que mesmo não comparando com os demais, ele é um filmão por seus próprios méritos!

Abs,
Ritter.

Responder
Jadiel 17 de janeiro de 2020 - 00:40

Cara, se só os 25 primeiros já tem essas Obras-Primas, imagina o resto? Tô muito curioso pra o top 10, principalmente.

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 00:42

Você não faz ideia do quanto foi tremendamente difícil fazer os 100 melhores filmes. Maaaanooooooooooooo

Responder
planocritico 17 de janeiro de 2020 - 10:07

Eu mesmo estou mega apreensivo para ver a reação de todo mundo…

Abs,
Ritter.

Responder
AugustoCG 17 de janeiro de 2020 - 00:32

A lista considera a data de lançamento no Brasil?

Podemos considerar que os filmes indicados ao Oscar que só estream por aqui em 2020, como 1917, estão na lista ou fora?

Responder
Luiz Santiago 🌮😈🐂½ 17 de janeiro de 2020 - 00:40

A lista NÃO tem como corte a data de lançamento no Brasil (isso só se dá com a lista de “Melhores do Ano“).

Os elegíveis para Filmes da Década, pela nossa regra, são obras que foram lançadas entre 2010 e 2019 em seus países de origem. Tipo, vai ter filme na nossa lista que sequer estreou no Brasil…

Responder

Escreva um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais