Home Especiais Especial | Western (Faroeste)

Especial | Western (Faroeste)

Analisando o gênero cinematográfico genuinamente americano.

por Luiz Santiago
2,8K views

Western, Far West, Faroeste, Bang Bang, “Cowboy Movies”… Termos soltos que podem soar como uma sinfonia de tiros, relinchar de cavalos, cantos de guerra de indígenas e diligências a toda velocidade aos ouvidos de qualquer pessoa que já tenha visto pelo menos uma meia dúzia de películas desse gênero, “o gênero cinematográfico genuinamente americano”, como diria André Bazin.

Em junho de 2014, numa troca de e-mails com Ritter “The Bad” Fan e Guilherme “The Kid” Coral, eu propus que fizéssemos um semestre de críticas semanais sobre algum gênero cinematográfico e citei o western como possível candidato a dar início a mais um capítulo do nosso livro Por Um Punhado de Megalomania.

“The Bad” foi rápido no gatilho e topou a empreitada. “The Kid” terminou de contar com orgulho de Apache os 2,5 pelinhos que se infiltravam vergonhosamente pelo seu queixo e disse que “agora que já era um homem de barba e tudo” topava ir à caça das Winchesters ’73 perdidas no Oeste Selvagem conosco. E assim nasceu este Especial.

Nossa proposta aqui é fazer uma abordagem ampla dos westerns em diferentes fases de sua história, dos primórdios do cinema aos dias atuais. Mas a cavalgada pelo Mojave não será finalizada em dezembro de 2014, quando as críticas semanais serão abatidas cruelmente pelo covarde Robert “Schedule” Ford.

Os pistoleiros do entardecer, no selvagem Plano Crítico, acompanharão o aniversário de cada diligência importante a partir deste dia e com certeza aumentarão os rastros de crítica do site, trazendo produções inéditas que por algum motivo não constaram entre os escalpos deste semestre de fortes.

***

Abaixo, temos a divisão do Especial feita por eras do western e alguns outros destaques dentre nossas publicações. Para ler as críticas ou artigos, basta clicar nos links.

A Era dos Primeiros Colonos e Vaqueiros

As obras deste bloco fazem parte do Western Clássico e abordam o período que vai de 1895 a 1914.

A 1ª Idade do Ouro

As obras deste bloco fazem parte do Western Clássico e abordam o período que vai de 1915 a 1930.

A 1ª Travessia do Deserto

As obras deste bloco fazem parte do Western Clássico e abordam o período que vai de 1931 a 1939.

A 2ª Idade do Ouro e a

1ª Renovação Clássica

As obras deste bloco fazem parte do Western Clássico e abordam o período que vai de 1940 a 1945. Uma forte influência dos eventos da II Guerra Mundial marcam o impulso para essa primeira renovação do gênero.

A 2ª Idade do Ouro e a

2ª Renovação Clássica

As obras deste bloco fazem parte do Western Clássico e abordam o período que vai de 1946 a 1950. Terminada a II Guerra Mundial, era chegado o tempo de lidar com suas consequências, o início da Guerra Fria e uma forma cada vez mais pessimista de enxergar o mundo, elementos que pontuam o impulso para essa segunda renovação clássica.

A Era dos Finais Sem Glória

As obras deste bloco fazem parte do período Pós Western Clássico e abordam os filmes lançados entre 1971 e 1980.

A 2ª Travessia do Deserto

As obras deste bloco fazem parte do período do Western Letárgico e abordam os filmes lançados entre 1981 e 1990.

A Era dos Retornos Esporádicos

As obras deste bloco fazem parte do período do Western Letárgico e abordam os filmes lançados entre 1991 e 2000.

Western Spaghetti

Visto de forma bem ampla, o western spaghetti (para saber mais, clique aqui) abarca o período que vai de 1959 a 1979, as duas décadas que usaremos para localizar as obras neste bloco de críticas. Caso tenhamos westerns à italiana fora desse período, também traremos para cá, mas com a devida marcação e explicação da exceção à regra. Confira também o nosso Especial Sergio Leone.

Western Feijoada ou Nordestern

São os faroestes brasileiros. O início da produção em escala dessas obras se deu com O Cangaceiro (1953), de Lima Barreto, embora o primeiro registro — isolado — de um western nacional seja Dioguinho (1917). O subgênero se oficializou com Da Terra Nasce o Ódio (1954). Esses filmes tiveram grande apelo popular nos cinemas de rua, das periferias e do interior das cidades brasileiras, diferente do cinema engajado encabeçado por Glauber Rocha, que teria em seu Deus e o Diabo na Terra do Sol e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro, uma espécie de faroeste nacional cult.

Com o passar dos anos, os Faroestes Feijoada mesclaram temas de apelo social, alguma nuance política e até formam abordados nas chanchadas e pornochanchadas. O gênero se enfraqueceu (mas não desapareceu) durante os anos 80 tendo a partir do final dessa década apenas produções esporádicas e documentários, especialmente abordando o cangaço.

Outros Westerns

As obras deste bloco trarão os westerns nacionalistas que possuem subgêneros próprios, como por exemplo, Osterns Red WesternsEuro WesternsFeijoada WesternsChucrute Westerns, etc. O leitor pode conferir todos os detalhes para essas classificações clicando aqui. O objetivo desse bloco é adequar melhor os filmes que dificilmente poderiam ser classificados dentro das subdivisões comuns do gênero ou de seu subgênero mais famoso, o Western Spaghetti. Como é de se esperar, não haverá aqui nenhum limite de ano de produção para as obras.

Western na TV

As obras deste bloco são produções de western feitas para a televisão. Não colocaremos nenhum período de demarcação para elas. O critério para constar nesta lista é simples: qualquer obra (série, minissérie, animação, telefilme) produzida para a TV e que seja do gênero western ou de qualquer um de seus subgêneros.

Você Também pode curtir

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumimos que esteja de acordo com a prática, mas você poderá eleger não permitir esse uso. Aceito Leia Mais